Quadro de Medalhas
minhas recompensas
Não é a primeira crise que o país enfrenta, isso é verdade. Mas, é verdade também que muitos empreendedores que tem um pequeno ou médio negócio não se preparam para tempos difíceis. Se esse é o seu caso então esse tema é para você.
Quando a gente pensa em gestão pensamos em um olhar cuidadoso para diferentes áreas de um negócio.
Essas áreas precisam estar ajustadas e funcionando de uma forma sistêmica e conectada. Se uma parte não estiver bem vai afetar todo o resto.
Uma vez não organizados antes da crise o impacto agora é bem visível e aqui seguem algumas ações fundamentais para aplicar no seu negócio nesse momento.
Empreender tem sempre um toque de criatividade, não é mesmo? E é agora que você precisa usar e abusar dela.
Converse com seus clientes, teste ideias diferentes, quem sabe até novos produtos ou serviços, apresente soluções que atendam a necessidade dos clientes que nesse momento também estão passando pela crise.
Faça eles lembrarem de você. Use e abuse das parcerias e dos recursos digitais para continuar vendendo.
Clique aqui para aprender algumas dicas práticas de como estimular sua criatividade empreendedora.
Faça um levantamento de quanto você tem investido em mercadorias. Lembrando que estoque é dinheiro parado então é importante saber quanto de dinheiro parado você tem.
Identifique as mercadorias que tem maior giro, que vendem mais, e que é possível vender nesse momento de crise. Quais estão ‘encalhadas’? É possível fazer uma promoção ou dar um desconto que seja atrativo para o cliente?
Faça isso, para você saber exatamente qual será o impacto da diminuição de suas vendas. Para esse mapeamento da situação financeira atual do seu negócio, você pode seguir os seguintes passos:
Aproveite o momento para organizar as contas a receber. Se vende fiado, que não é recomendado, faça uma lista de vencimentos e para os que estão atrasados converse com eles e faça um planejamento para receber esse dinheiro. A gente sabe que alguns dos seus clientes estão passando por um período difícil, mas talvez alguns outros não, e continuam honrando com seus compromissos. Informe ao cliente os procedimentos de segurança para que eles continuem pagando a você sem correr risco de contaminação. Deixando o dinheiro na portaria ou fazendo uma transferência online.
Se já recebe pagamentos via cartão, parcelado, é hora de deixar tudo bem organizado. Analise as datas que as operadoras dos cartões farão transferências para sua conta e os valores principalmente nos próximos três meses, quando se estima que a epidemia começa a entrar numa fase de declínio. Isso ajudará você a ter um panorama de quanto já tem a receber e quanto precisa correr atrás para conseguir se manter nesse período.
Infelizmente as contas não vão parar de chegar. Se perceber o dinheiro curto é necessário identificar quais contas não pode deixar de pagar e até quais podem reduzir ou até mesmo cortar nesse momento de crise. Se você tem despesas em cartão de crédito ou financiamento com o banco ou cooperativa de crédito, é importante tentar renegociar e quem sabe conseguir mais prazo sem aumentar a dívida. Se não conseguir, essas despesas são priorit
Curitiba - Matriz
Alameda Júlia Costa, 362
Casa 2 - Mercês - Curitiba - PR
CEP: 80410-070
São Paulo - Filial
Rua Capitão Cavalcanti, 38
Vila Mariana, São Paulo/SP
CEP: 04017-000