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Saber como montar plano de negócio pode ser o segredo para transformar uma ideia em um empreendimento de sucesso.
Eu aposto que você já imaginou como seria ter todas as informações do seu negócio organizadas em um só lugar, prontos para guiar suas decisões e atrair investidores!
Então, deixa eu te contar que é exatamente isso que esse documento proporciona!
Ou seja, um bom plano é mais que um documento, é o mapa que conecta sua visão ao mercado.
Então, vamos desvendar juntos o que é um plano de negócios e como fazer um plano de negócios na prática?
Um plano de negócio é um documento estratégico que reúne informações essenciais sobre um empreendimento, com detalhes sobre os objetivos, mercado, público-alvo, concorrência, finanças e estratégias operacionais.
Mais do que um guia, é uma ferramenta para planejar, organizar e direcionar ações, tudo para transformar ideias em resultados, justamente por isso é importante saber como montar plano de negócio.
O plano de negócio serve para você conseguir olhar para o seu negócio como um todo e dar um rumo para alcançar sua sustentabilidade e permanecer mais tempo no mercado sem quebrar.
Além disso, é um documento essencial para quem deseja acessar um investimento ou linha de crédito.
O que significa que como empreendedor é muito importante que você participe ativamente da construção do plano.
Isso porque você é o idealizador do negócio e deve estar a par da organização das informações, motivações, ideias e atividades necessárias para criar, manter ou ampliar sua empresa.
O plano de negócios é um documento completo e organizado, e nele você irá preencher as seguintes informações:
Para tirar do papel a ideia de como montar plano de negócio é preciso:
Criar um plano de negócios não é nenhum bicho de sete cabeças.
Com organização e clareza, é possível estruturar todas as etapas de forma prática.
Para provar isso a você, daqui em diante apresentamos a você todas as etapas de como realizar plano de negócios eficiente.
O primeiro passo de como montar plano de negócio é analisar o mercado de forma abrangente, o que inclui clientes, concorrentes e fornecedores.
O segundo passo de como montar plano de negócio é definir o público-alvo, ou seja, o grupo específico de pessoas que você deseja alcançar com seus produtos ou serviços.
Esse é o momento de realizar pesquisas e coletar dados sobre comportamentos de compra, como preferências de produtos, canais e afins.
Por exemplo, uma loja de cosméticos pode usar questionários, entrevistas e enquetes online para coletar dados sobre fragrâncias favoritas, materiais desejados e padrões de consumo.
Além do mais, é possível fazer uma análise do histórico de compras, comentários em redes sociais e interações em canais digitais.
Assim, será possível criar produtos alinhados às expectativas do consumidor.
Para uma loja virtual de velas artesanais, por exemplo, após pesquisa, pode ser que o empreendedor descubra nessa etapa de como montar plano de negócio que o seu público é composto por pessoas interessadas em decoração, aromaterapia e presentes diferenciados.
A concorrência é uma ótima oportunidade para entender o mercado e é uma etapa fundamental de como montar plano de negócio.
Para facilitar esse procedimento de como montar plano de negócio, você pode pedir ajuda do Chat GPT, pois ele é capaz de levantar quais são seus principais concorrentes.
Para isso, vá até a IA e copie e cole esse texto:
"Chat, identifique os 10 principais perfis no Instagram relacionados ao nicho de [INSIRA O SEU NICHO], incluindo marcas e influenciadores. Informe quais são os maiores em termos de seguidores e engajamento, além das hashtags mais utilizadas e estratégias de crescimento."
Um plano de marketing é o planejamento das ações que uma empresa tomará para alcançar seus objetivos de negócios, com base no mercado e suas possibilidades de sucesso.
Para criar um plano eficaz, é necessário definir:
O plano também deve incluir os “4Ps” (Produto, Preço, Praça e Promoção) e a estrutura de comercialização, com destaque para os canais de distribuição e estratégias específicas.
Aqui, trazemos como exemplo de plano de negócio um petshop local. Veja abaixo como ficaria o preenchimento de seu plano de marketing.
O petshop oferece serviços e produtos para pets, como banho e tosa, ração premium, acessórios (brinquedos, coleiras, camas) e atendimento veterinário básico. O diferencial é o foco em produtos naturais e serviços personalizados, como estética animal.
Os preços variam de acordo com a segmentação de público. Por exemplo, serviços de banho e tosa custam entre R$ 50 e R$ 120, dependendo do porte do animal. Produtos como rações premium têm margens ajustadas para equilibrar acessibilidade e lucro.
O petshop está localizado em um bairro residencial com alta concentração de famílias com animais. Além da loja física, há entrega por delivery no raio de 10 km e uma loja virtual integrada às redes sociais.
Promoções sazonais, como descontos em pacotes de banho e tosa ou em rações durante o mês de aniversário do pet. Realização de campanhas em redes sociais com ofertas semanais e parcerias com veterinários locais para indicação mútua.
Estratégias de venda
Divulgação
Exposição dos produtos
Valor agregado
Canais de distribuição e estrutura de comercialização
Objetivos de venda
Aumentar as vendas mensais em 20% no primeiro semestre e fidelizar clientes com pacotes de serviços.
O plano operacional detalha a forma de produção dos produtos e serviços da empresa, o que inclui infraestrutura, pessoal, capacidade produtiva e processos.
Este plano é essencial no passo a passo de como montar plano de negócio, pois garante que as operações ocorram de maneira eficiente e organizada.
Para fazê-lo, considere os seguintes pontos listados abaixo.
Aqui, confira um exemplo de como montar um plano de negócio operacional de um brechó de bairro em São Paulo.
Uma das etapas mais importantes de como montar plano de negócio é o plano financeiro, que assegura a saúde financeira de qualquer empreendimento.
Para desenvolvê-lo adequadamente, é preciso ser realista e detalhado. Veja na sequência seus pontos principais.
O FOFA (também conhecido como análise SWOT) é uma ferramenta estratégica usada para analisar a situação atual de uma empresa, com base em fatores internos e externos.
Essa ferramenta, que é fundamental no processo de como montar plano de negócio, é dividida em quatro quadrantes que avaliam:
Neste quesito, trazemos um exemplo de plano de negócio F.O.F.A de uma loja de cosméticos naturais. Veja abaixo.
Forças | Oportunidades |
Ingredientes de alta qualidade | Crescimento do mercado sustentável |
Produção artesanal | Tendência de cuidados naturais |
Fraquezas | Ameaças |
Custo de produção elevado | Concorrência com grandes marcas |
Falta de marketing estruturado | Produtos sintéticos mais baratos |
Por fim, a última etapa de como montar plano de negócio é ter um sumário executivo, que nada mais é do que uma síntese do plano de negócios.
Na prática, ele oferece uma visão geral do empreendimento e dos seus principais pontos. Confira abaixo o que um bom sumário executivo deve conter.
Já imaginou aprender a como fazer um plano de negócios em um curso totalmente gratuito, com um mentor explicando cada detalhe? Não precisa mais imaginar!
Isso porque nós temos a sua disposição o curso online e gratuito Desvendando o Crédito.
Nele, contamos com 5 aulas práticas focadas nesse assunto. E você ainda ganha um certificado no final!
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Hoje nos dedicamos a mostrar a você o que é plano de negócio no empreendedorismo e, principalmente, como montar um plano de negócio do zero.
Afinal, este plano é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso de qualquer empreendimento, pois proporciona organização e clareza nas decisões.
Então, ao seguir cada etapa citada aqui, como análise de mercado, definição de público e estratégias financeiras, você estará mais preparado para enfrentar os desafios e atingir seus objetivos empresariais!
E lembre-se: no curso gratuito Desvendando o Crédito, temos 5 aulas especiais concentradas em como montar plano de negócio!
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