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Como evitar que seu post fique com a “cara” de ter sido feito pelo ChatGPT

Criado em: 24/05/2025
Atualizado em: 25/05/2025
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O ChatGPT é um ótimo aliado na hora de criar conteúdos. Ele facilita o fluxo de trabalho, ajuda na organização de ideias e até inspira na hora do bloqueio criativo. 

Porém, o uso dessa ferramenta está cada vez mais evidente e, muitas vezes, os leitores percebem rapidamente quando um conteúdo foi produzido com a ajuda dela.

Neste artigo, vamos mostrar os sinais que entregam que seu post foi feito pelo ChatGPT e como você pode driblar esses padrões para criar conteúdos mais naturais, autênticos e alinhados com a sua marca.

Qual o problema de parecer que o conteúdo foi feito pelo ChatGPT?

Antes de mais nada, qual seria o problema de alguém perceber que você usou o ChatGPT?

Na prática, isso pode gerar uma percepção negativa sobre o conteúdo. Muitas pessoas, ao identificar que um texto foi produzido diretamente pela ferramenta, sem adaptações, acabam associando a falta de cuidado e atenção na criação.

Além disso, quando o conteúdo não reflete a linguagem e o tom de voz da sua marca ou da sua personalidade, ele perde autenticidade e credibilidade. 

Neste cenário, o leitor pode ter a sensação de que o conteúdo foi feito "no automático", sem aquele toque humano que faz toda a diferença.

Os padrões que entregam que um post foi feito pelo ChatGPT

A seguir, listamos os principais padrões que deixam na cara que o conteúdo foi gerado pelo ChatGPT. 

Fique atento a eles para ajustar sua produção e criar textos mais naturais e envolventes.

1. Uso do travessão no lugar da vírgula

O ChatGPT frequentemente utiliza o travessão (—) para separar ideias, quando muitas vezes o mais natural seria o uso da vírgula ou de outro recurso de pontuação. 

Esse é um dos sinais mais comuns.

2. Excesso de emojis em uma única frase

Embora o uso de emojis possa deixar o conteúdo mais descontraído, o ChatGPT tende a inseri-los em excesso e, muitas vezes, de maneira mecânica. 

Isso pode tirar a naturalidade do texto.

3. Uso excessivo de verbos no gerúndio

Frases com muitos verbos terminados em “-ndo” (fazendo, escrevendo, andando, colocando) tornam o texto repetitivo e pesado. 

Esse é outro traço característico da escrita automática.

4. Palavras “viciadas” da ferramenta

Existem certos termos que aparecem com frequência em conteúdos gerados pelo ChatGPT, como:

  • eficaz;
  • essencial;
  • elevar;
  • próximo nível;
  • jornada;
  • significativo;
  • impacto.

Embora não sejam palavras proibidas, o uso repetitivo sem necessidade pode tornar o conteúdo genérico.

5. Falta de naturalidade na escrita

Quando o texto parece formal demais ou estruturado de maneira muito padronizada, ele perde aquela espontaneidade típica da comunicação humana.

6. Ausência de referências e dados

Um bom conteúdo geralmente se apoia em fontes, dados ou exemplos reais. 

O ChatGPT, por padrão, tende a criar textos mais genéricos, sem a inclusão de referências específicas.

7. Falta de expressões típicas da fala cotidiana

Expressões regionais, gírias ou adaptações que fazem parte do jeito que você ou a sua marca se comunicam são importantes para dar personalidade ao conteúdo, e isso quase sempre falta em textos gerados automaticamente.

8. Títulos com todas as iniciais em maiúsculas

Por exemplo: “Como Melhorar Sua Escrita Com ChatGPT”.

Esse tipo de capitalização não é um erro, mas pode soar padronizado demais. 

Dependendo do estilo do seu conteúdo, pode ser interessante flexibilizar e adotar uma escrita mais natural.

Como melhorar sua experiência com o ChatGPT na criação de conteúdos

Agora que você já sabe identificar os padrões que entregam a presença do ChatGPT, é hora de aprender a utilizá-lo de forma mais estratégica.

A nossa principal dica é: personalize o conteúdo, ou seja:

  • ajuste a linguagem e o tom de voz conforme sua marca ou persona;
  • revise e edite o texto, eliminando os vícios e padrões mencionados;
  • insira exemplos, dados, referências e expressões típicas do seu público.

Dessa forma, você transforma o ChatGPT em um verdadeiro aliado, que potencializa sua produção sem prejudicar a autenticidade do conteúdo.

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