WhatsApp para pequenos negócios: como usá-lo para vender mais
Atualizado em 27/12/2021

O WhatsApp é hoje o aplicativo mais usado no Brasil, segundo pesquisa. Para além de bater papo com os amigos, ele também pode ser usado para melhorar suas vendas e seu relacionamento com seus clientes. Confira aqui como usar o WhatsApp para pequenos negócios!
Benefícios do WhatsApp para pequenos negócios
Como dito acima, o WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, seja por ser gratuito ou pela praticidade ao trocar mensagens. De qualquer modo, isso faz dele uma ótima plataforma para manter contato com seus clientes.
Com essa rede social, é possível tirar dúvidas de consumidores, fechar uma venda, receber sugestões e feedbacks, mostrar seus produtos, fazer ligações, fazer um pós-venda e muito mais! Seu uso agiliza a relação com seus clientes.
Outra boa notícia é que uma recente pesquisa informou que usuários que foram atendidos por micro e pequenos empreendedores via WhatsApp tiveram uma experiência positiva, diferente do cenário de grandes empresas, que tiveram avaliação negativa. Ponto para nós!
Então, ao invés de enviar e-mails que as pessoas podem esquecer de olhar, que tal usar o Whatsapp Business? É uma ferramenta rápida e que está mais próxima de você e do público, deixando o usuário mais confortável para conversar em tempo real.
Ainda não sabe o que é WhatsApp Business? A gente te explica!
WhatsApp Business para pequenos negócios
O primeiro passo para usar o WhatsApp para pequenos negócios é baixar a versão Business do aplicativo, que irá te permitir seguir todas as próximas dicas.
O WhatsApp Business surgiu em meados de 2017, para auxiliar empresas de todo porte a se comunicarem com seus clientes por lá, de forma mais profissional e com recursos que a versão comum do aplicativo não tem, mas ainda sim mantendo a mesma interface.
Para ficar de olho: uma pesquisa revelou os interesses de consumidores ao entrarem em contato com uma marca pelo WhatsApp. Os resultados dão uma boa direção de como usar o WhatsApp para pequenos negócios:
- 77% o fazem para tirar dúvidas/pedir informações;
- 65% usam o app para receber suporte técnico;
- 61% para receber promoções;
- 54% para comprar produtos e serviços.
Interessante, não é mesmo?! Para mantermos essa boa imagem, atente-se às boas práticas de atendimento online!
WhatsApp para pequenos negócios na prática
Agora que você já está por dentro dos benefícios de usar o WhatsApp para pequenos negócios e do que é o WhatsApp Business, é hora de o instalar e fazer uma conta para seu empreendimento.
Para baixar o WhatsApp Business, clique aqui
Abaixo separamos alguns recursos que são valiosos para sua conta ficar completa!
Informações do negócio
Ao usar o WhatsApp Business, você deve inserir informações pessoais sobre negócio, como:
- Nome do negócio;
- Endereço (se tiver);
- Horário de funcionamento;
- E-mail;
- Site;
- Links de outras redes sociais.
Respostas automáticas
Um dos recursos mais valiosos do WhatsApp Business é a função de respostas automáticas. Através do botão “enviar mensagem de ausência”, você cria um recado automático caso um cliente entre em contato fora do horário de atendimento de sua empresa.
O próprio WhatsApp Business fornece alguns modelos de mensagens automáticas para perguntas frequentes, como horário de funcionamento, horários especiais, boas-vindas a novos contatos e afins.
Essa funcionalidade é ideal em um mundo em que todos pedem por respostas rápidas.
Catálogo de mercadorias
O WhatsApp para pequenos negócios te dá a chance de criar um catálogo de seus produtos, como se fosse uma vitrine do que você vende, mas na tela do celular.
Para compor o catálogo de seu negócio, suba boas fotos, adicione especificações dos produtos, informe o preço e a quantidade que há disponível no estoque.
Para criar seu catálogo por lá, basta clicar em Configurações da empresa > Catálogo > Adicionar produto ou serviço.
E se você quiser enviar o catálogo a seus clientes, assim como aparece a opção de enviar foto, vídeo, localização, irá aparecer uma opção de catálogo.
Lista de transmissão
A lista de transmissão permite que você envie uma mensagem para vários contatos de uma só vez. Assim, você não perde tempo selecionando cada contato um por um e pode enviar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudio para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Facilita muito, né?
Para criar sua lista de transmissão:
- Abra o WhatsApp e clique no botão com 3 pontos no canto superior direito da tela;
- Quando abrir o menu, toque em “Nova transmissão”;
- Digite o nome de quem deseja adicionar a lista ou clique no botão “+” para abrir a agenda e selecionar os amigos;
- Após adicionar pelo menos dois contatos, toque em “Criar”;
- Por fim, a tela de bate-papo será aberta e poderá enviar mensagens.
Transferências
A opção de transferência de dinheiro é outra grande vantagem de uso do WhatsApp para pequenos negócios. Para ativar essa função, primeiro você precisa cadastrar seus dados bancários e aguardar a aprovação da plataforma.
Entretanto, há algumas limitações para essa funcionalidade. Apenas cartões de débito, pré pago ou combo podem ser cadastrados. Os cartões de crédito não foram liberados.
Outro ponto importante é que as transferências só podem ser feitas dentro do Brasil e na moeda real, portanto, a transação não é possível para contas que têm o números fora do país.
Agora que você já sabe do potencial do WhatsApp para pequenos negócios, basta criar sua conta e gerenciá-la.
E para ampliar ainda mais seus negócios por meio da tecnologia, confira nosso artigo “Como usar a tecnologia a favor de pequenos negócios”, basta clicar aqui.
Aproveite e bons negócios!
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