Se você está em busca de entender melhor o que é afroempreendedorismo, hoje nos dedicamos a te explicar esse termo.

O significado de afroempreendedorismo nada mais é do que o movimento empreendedor realizado por pessoas negras. E quando falamos de afroempreendedorismo no Brasil, é impossível não falar sobre mulheres negras e os seus negócios. Isso porque o afroempreendedorismo feminino é o que mais cresce em nosso país, porém isso ainda não é motivo para comemorarmos.

O afroempreendedorismo feminino surge da falta de espaço para mulheres negras no mercado de trabalho tradicional, logo, ele é visto como a única saída que elas têm de conseguir trabalhar e melhorar suas realidades financeiras.

Alguns dados sobre afroempreendedorismo, de uma pesquisa do Movimento Black Money em parceria com a RD Station, esclarecem ainda mais a realidade desses empreendedores, como:

• 61,5% dos afroempreendedores são do sexo feminino;
• 61,9% do empreendedores pretos e pardos possuem ensino superior;
• 15,8% dos afroempreendedores tem renda familiar superior a seis salários mínimos;
• 35,8% dos afroempreendedores tem entre 25 e 34 anos;

Com base nessas informações, podemos concluir que o ato de pessoas negras empreenderem, o que chamamos de afroempreendedorismo, é mais do que uma alternativa para elas ganharem dinheiro, mas também uma forma deles transcendem, irem atrás de sua liberdade e conquistarem espaços.

Mas é importante ressaltarmos aqui que o afroempreendedor ou a afroempreendedora não se restringe a apenas o mercado afro e clientes negros.

Eles estão em vários ramos e nichos e focam em todos os públicos, ou seja, eles não trabalham somente com a questão racial para os seus iguais.
Para entender melhor a realidade desse movimento, basta dar o play em nosso vídeo e ficar por dentro de o que é afroempreendedorismo, exemplos de afroempreendedorismo e muito mais!