Você decidiu que está na hora de ter um espaço físico para o seu negócio. Mas como essa decisão, logo vem a dúvida: como escolher um ponto comercial?
Como você viu, existem inúmeros critérios que precisam ser levados em conta na hora de como escolher um ponto comercial, como o fluxo de clientes, visibilidade e, claro, o valor do aluguel ou da compra do lugar.
Por exemplo, em nossa primeira dica, falamos sobre a importância de saber o máximo que você puder sobre o seu público, principalmente se ele está pelas redondezas desse lugar no momento de como escolher um ponto comercial.
Esse estudo é extremamente importante para pequenos empreendedores que estão iniciando o seu negócio.
Isso porque, nesse começo, é mais assertivo você procurar pelo seu cliente do que fazer com que ele venha até você.
Outro ponto que destacamos ao longo deste vídeo sobre como escolher ponto comercial é que ele precisa ser visível para todos, o que significa que você deve evitar, por exemplo, um lugar que fica em frente a um ponto de ônibus, pois nessa situação a aglomeração das pessoas irá prejudicar a vista do seu negócio.
Aqui, a sugestão é que você prefira por pontos que estejam no mesmo nível da rua e que sejam sem recursos.
Outra dica é que você procure uma esquina, pois é comum que lojas em esquinas consigam ser visualizadas por duas vias diferentes.
Ao longo do vídeo, também destacamos a importância de avaliar a acessibilidade do lugar na hora de como escolher um ponto comercial.
Afinal, a acessibilidade do seu ponto comercial é fundamental para que seus clientes consigam chegar até ele com facilidade.
E quando falamos de acessibilidade, falamos das condições das calçadas, se é fácil de estacionar, se é prático de entrar no local e de encontrá-lo.
Neste sentido, uma dica de ouro que damos aqui é que você visite pontos comerciais pessoalmente enquanto estiver levantando um lugar para abrir o seu negócio físico.
E para isso a gente sugere que você incorpore o seu cliente, ou seja, vá de ônibus, analise se é prático chegar até a região e observe o fluxo de pessoas.
Isso ajuda a entender se esse ponto comercial é acessível, fácil de visualizar, entre outros fatores que citamos acima.
E é claro que nessa soma toda não podemos deixar de fora as dicas para você atrair mais clientes, logo, mais vendas, na hora de como escolher um ponto comercial.
Neste sentido, a sugestão mais valiosa que podemos te dar é que você veja se ao redor há negócios complementares ao seu.
Isso porque se você está perto de negócios que são complementares ao seu, você tem mais chances de ter novos clientes e aumentar as vendas.
Por exemplo, se você vai abrir uma loja de produtos de beleza, como maquiagens e shampoos, ter um salão de beleza por perto é ideal, afinal, vocês têm o mesmo público-alvo, embora sejam negócios diferentes, concorda?
Então, na hora de analisar como escolher um ponto comercial, tente ficar o mais perto possível de negócios complementares ao seu!
Bom, como você viu, estamos cheios de dicas de como escolher um ponto comercial e acertar na hora de ter um espaço para o seu negócio.
Então, bora dar play neste vídeo e conferir todas essas dicas?
Fique a vontade para interagir com os seus colegas de curso.