Vale a pena usar maquininha de cartão no meu negócio?
Atualizado em 26/08/2021

Hoje em dia são poucas as pessoas que andam com dinheiro vivo no bolso. Seja por medo de ser assaltado ou por praticidade, o cartão de crédito e débito virou a principal forma de pagamento dos brasileiros. Sendo assim, como saber quando é válido aceitar esse tipo de pagamento e ter uma maquininha de cartão no seu estabelecimento? É isso que vamos responder aqui!
Aderir ou não ao uso da maquineta de cartão dependerá do tamanho do seu negócio, valor do seu produto ou serviço e do fluxo de vendas. Se você vende, por exemplo, produtos ou serviços de valor elevado, talvez seja uma boa ideia aceitar cartão de crédito para oferecer melhores formas de pagamento para seus clientes. Se você acabou de montar um negócio, talvez possa aderir às outras formas de pagamento existentes antes de apostar na maquininha de vez.
Para que você possa decidir melhor, vamos deixar a seguir as principais vantagens que você obtém ao aceitar cartão de crédito e débito no seu negócio. Além disso, indicamos outros métodos de pagamento que podem te ajudar a variar nas opções para seus clientes te pagarem.
Vantagens da maquininha de cartão
Além de ser mais prático e seguro, o uso do cartão já é consolidado entre os brasileiros. Muitos andam sem dinheiro vivo, pois até para pagar um transporte público, há o uso do cartão do transporte ou a possibilidade de pagar com cartão de crédito/débito.
Veja quais são as principais vantagens de usar a maquininha de cartão no seu negócio:
- Diminui a quantidade de dinheiro físico em caixa: isso torna seu negócio mais seguro e diminui as possibilidades de ter uma grande perda de dinheiro em um assalto, por exemplo;
- Aumento de vendas: aceitar cartões ajuda a facilitar a venda dos seus produtos e serviços, afinal quase todo mundo utiliza esse meio de pagamento;
- Diminui calotes e fiados: aceitando cartão, você acaba com os cheques, cadernetas e outras formas de crédito que alguns clientes insistem em solicitar, pois você aumenta o leque de possibilidades de pagamento;
- Controle maior dos seus resultados: tudo é automatizado, então você recebe relatórios do que foi vendido, qual modalidade de pagamento (crédito ou débito) e histórico do que saiu do seu estoque. Isso é uma ajuda e tanto para manter o controle financeiro do fluxo de caixa;
- É um diferencial para o seu negócio: será que todos os seus concorrentes trabalham com cartão? Se eles ainda não entraram na onda, aproveite para tornar isso um diferencial no seu negócio, em que os clientes irão preferir seu produto/serviço do que o do concorrente, justamente pela forma de pagamento;
- Variedade de opções de maquinetas: com o aumento dos microempreendedores, hoje em dia você não precisa ter um faturamento altíssimo para dispor de uma máquina de cartão. São diversas empresas no ramo, com planos e taxas específicas para quem tem pequenos negócios.
Se depois de todas essas vantagens você decidiu trabalhar com a maquininha, lembre-se de se organizar para tê-la no seu negócio. Faça comparações entre as empresas que oferecem esse serviço, verifique bem quais são as taxas e escolha aquela que melhor se encaixa no seu bolso, mas que também aceite a bandeira de cartão que a maioria dos seus clientes usam. Vale perguntar para eles qual a bandeira do cartão que eles utilizam para que você tome uma decisão assertiva.
Ao receber sua maquininha, aprenda a utilizá-la. Normalmente as empresas oferecem treinamentos ou guias completos para isso, mas não tema em perguntar se ficar com dúvidas, afinal, é um investimento que você está fazendo e precisa saber usar o equipamento da forma correta. Lembre-se de anunciar aos seus clientes, seja via redes sociais, por placas indicativas, ou no boca a boca mesmo, que agora você aceita pagamento no cartão.
Outros métodos de pagamento para o seu negócio
Se você ainda não está convencido a adquirir uma maquininha de cartão, mas gostaria de aumentar as formas de pagamento do seu negócio, confira a seguir algumas opções disponíveis no mercado:
- Pix;
- Transferência Bancária;
- Picpay;
- WhatsApp Pay.
Você usa algumas dessas opções de pagamento no seu negócio? Conta para a gente como tem sido sua experiência com elas! E já sabe: bateu dúvida, coloca aqui nos comentários.
Deixe seu comentário: