Tabatha Moraes, de 40 anos, é a empreendedora que fundou a “Rede mulheres que decidem”, uma rede de empreendedorismo feminino e empoderamento econômico que atua em todo o Brasil.

 

#Tabatha Empreendedora

Em 2014, Tabatha desenvolveu um projeto chamado “Coaching para mulheres que decidem”, em que reunia mulheres para que pudessem desenvolver elas mesmas e seus negócios. Começou sendo coach de um grupo de seis mulheres. Na época, o que chamou sua atenção foi que além das participantes desenvolverem seus empreendimentos, também começaram a fazer parcerias entre elas. Pensou que isso poderia ser uma característica daquele grupo em específico por se tratarem de empreendedoras, até que ocorreu o próximo grupo e a situação se repetiu.

Dessa forma, Tabatha percebeu que uma rede de apoio, que fomentasse essas trocas, poderia fazer diferença para o negócio das mulheres e decidiu criar a “Rede Mulheres que Decidem”, que busca facilitar o acesso à informações, incentivar o networking e a geração de negócios entre as empreendedoras da Rede através de treinamentos.

Hoje, ela pretende crescer com seu negócio, expandindo pelo Brasil inteiro e criando até mesmo algumas ações internacionais. Tabatha acredita que essa rede é uma porta para que as mulheres possam se sentir mais confiantes e empreender com mais segurança!

 

#Inspirando mulheres empreendedoras

Tabatha se vê como uma mulher que precisa provar todos os dias que consegue fazer aquilo com que se comprometeu e que é boa naquilo que faz. Independente desse sentimento, ela tem uma certeza: não quer crescer sozinha. Ela quer trazer outras mulheres para crescer com a construção dessa rede!

“Eu entendo que trazer outras mulheres para crescerem com a gente é uma responsabilidade de todas nós” reconhece Tabatha. Ela busca incentivar o crescimento da rede das mulheres e dá o exemplo de que se é uma empreendedora e seu negócio está dando certo, é preciso que você consuma de outra microempreendedora que está começando como uma forma de procurar empodera-las economicamente esses negócios.

Tabatha também convida as mulheres que alcançaram um cargo de liderança em grandes empresas para que sejam mentoras de outras mulheres e participem de ações que viabilizem que outras mulheres também alcancem cargos de liderança.

Ela acredita que, independente do contexto em que se encontra, tanto em corporações quanto no empreendedorismo, sempre é possível que a gente acredite e incentive aquelas que estão começando a empreender ou iniciando sua carreira a se desenvolver. “Eu acredito que seja uma responsabilidade de todas nós. Cada vez que a gente sobe um degrau a gente tem que puxar essa mulher que está no degrau de baixo para que ela suba com a gente!” completa a Tabatha.

 

#Dica da Tabatha: Invista, acredite e arrisque!

Para ela, a mulher deve entender que precisa investir e acreditar mais no seu negócio e no potencial que tem para arriscar mais. Quando falamos de estar a frente de pequenos negócios, as mulheres são a maioria, mas devemos lembrar que também podemos comandar grandes negócios.

É preciso que cada vez mais exista o envolvimento da família na rede de trabalho. Além disso, de acordo com ela é preciso desequilibrar um pouco a gestão do tempo para se sentir bem e conseguir realizar o que precisa ser feito, às vezes ficar um pouco mais com a família e em outras vezes passar mais tempo em suas atividades do trabalho.