WhatsApp Business é uma ferramenta do Facebook (empresa responsável pelo WhatsApp, Instagram e Facebook) que permite a criação de uma conta comercial de WhatsApp para o seu negócio. Assim, ao invés de usar seu Whats pessoal, você usa um exclusivo para a sua empresa, com diversas funcionalidades que podem ajudar no seu dia a dia de empreendedor.  

Muito similar ao WhatsApp que já conhecemos, a versão business é simples de usar e pode ser utilizada tanto para fazer o contato com os seus clientes, como para ser o ponto de início da comunicação com novos clientes. Além disso, também pode ser uma plataforma para você mostrar seus produtos e vendê-los.  

Como baixar e usar o WhatsApp para Empresas 

Confira a seguir um passo a passo de como instalar o WhatsApp Business no celular:  

  1. Baixe o WhatsApp Business (disponível para Android e iOS) e abra o aplicativo;   
  2. Digite o número de celular do negócio e clique em “Avançar” 
  3. Em seguida, digite o código de confirmação de seis dígitos que foi enviado por SMS ou ligação;  
  4. Permita que o app acesse seus contatos e suas fotos;  
  5. Agora insira seu nome comercial (nome do negócio), selecione uma categoria para sua empresa e adicione uma foto de perfil, que pode ser a logo;  
  6. Você também pode adicionar outras informações importantes sobre a empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e muito mais. Quanto mais completo, melhor! Assim, o cliente saberá quando te encontrar (se for um local físico) e quais horários você está disponível para atendê-lo; 
  7. Pronto! Agora é só seguir as dicas que preparamos e arrebentar no seu negócio.

Vantagens de utilizar o WhatsApp para Empresas no seu negócio

Confira a seguir as vantagens de utilizar o WhatsApp Business no seu negócio: 

  • Demonstra profissionalismo: quando o seu cliente entra em contato com uma conta Bussiness, ele sabe que aquele contato é exclusivo de uma empresa; 
  • Auxilia na gestão do tempo: ele pode te ajudar a separar seu tempo de lazer, do tempo de trabalho. Não é porque você é empreendedor, que não merece jornada justa de trabalho; 
  • Duas contas, um aparelho: mesmo utilizando o mesmo celular para sua vida pessoal e do trabalho, você pode utilizar o WhatsApp Business e ter um número só para o negócio. Basta ter um celular dual chip, aquele que aceita dois chips, sendo um chip para você e um para a empresa. Ah, e os chips podem ser de operadoras diferentes, se você quiser. 

Além desses benefícios, o WhatsApp Business conta com recursos que podem ajudar muito sua empresa. Conheça alguns deles a seguir:  

Catálogo de Produtos no WhatsApp Business

O catálogo do WhatsApp Business é uma função para que você exiba seus produtos e serviços diretamente no seu WhatsApp. Sabe quando você clica no nome da pessoa/empresa e lá aparecem informações sobre a conversa? Quando a conta é Business, também pode aparecer um catálogo com os produtos. 

Neste catálogo você pode preencher informações como o título do produto, o preço, a descrição, link e código. Você pode adicionar até 500 produtos ou serviços no catálogo. Assim, seus clientes podem conferir o que sua empresa oferece e interagir com você caso haja dúvida ou interesse. 

Além disso, você tem acesso a um link do catálogo que pode ser compartilhado em qualquer lugar. 

Confira o passo a passo de como criar um catálogo usando o WhatsApp Business 

  1. Abra o app WhatsApp Business e toque nos três pontinhos ou em “Mais opções”; 
  2. Em seguida, clique em “Ferramentas comerciais” e selecione a opção “Catálogo”;  
  3. Para criar um novo catálogo, toque em “Adicionar Item”; 
  4. Toque no ícone verde de + e em “Adicionar imagens”. Selecione até 10 imagens para cada item; 
  5. Em seguida, adicione o nome do produto ou serviço. Se quiser, insira mais detalhes nos campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto ou serviço; 
  6. Para finalizar clique em “Salvar”. Prontinho! Produto catalogado. 

Mensagens Automáticas

Usando o WhatsApp Business, você pode criar uma mensagem que será enviada automaticamente para novos clientes, chamada de mensagem de saudação 

Também pode configurar uma mensagem de ausência, para manter seus clientes informados sobre sua disponibilidade para responder dúvidas. Além disso, você também pode criar respostas rápidas para as perguntas que você recebe com frequência. Confira como fazer: 

  • Para criar uma mensagem automática de saudação: acesse as opções, clique em “Ferramentas comerciais” e selecione “Mensagem de saudação”. Ative a opção “Enviar mensagem de saudação”. Depois é só editar a mensagem da forma que desejar. Quando finalizar, clique em “Destinatários” e toque em “Todos”, para enviar a mensagem a todas as pessoas que entrarem em contato com você. 
  • Para criar uma mensagem automática de ausência: realize o mesmo procedimento acima, mas selecionando “Mensagem de Ausência” desta vez.  
  • Para criar e enviar uma resposta rápida: cadastre a mensagem rápida, seguindo o mesmo procedimento acima. Depois, acesse a conversa com o cliente que deseja responder, digite a a barra inclinada (/) e selecione a mensagem que deseja enviar. 

Criar Link para Contato 

Sabe quando você clica em um link, e ele te direciona diretamente para a conversa no WhatsApp da empresa? Esse link facilita muito o contato dos seus clientes e futuros clientes com a sua empresa, pois você pode colocá-lo, por exemplo, na bio do seu Instagram. E com o WhatsApp Business é bem fácil de criá-lo. Veja só:  

  1. Abra o app WhatsApp Business, clique nos três pontinhos, depois em “Configurações” e selecione a opção “Ferramentas comerciais”; 
  2. Clique em “Link curto” para visualizar o link criado automaticamente; 
  3. Em seguida, você pode copiar o link curto e colá-lo em seu site ou em suas redes sociais. Ao clicar nele, a pessoa será redirecionada para uma conversa com sua marca. 

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