Com certeza você já ouviu falar de responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas. Certamente já viu propagandas de grandes empresas mostrando orgulhosamente o quanto elas investem em ações de impacto social e ambiental, ou talvez você mesmo já tenha sido beneficiado pela ação de alguma empresa em sua comunidade ou bairro.

Mas será que ações de impacto social e ambiental só existem em grandes empresas? Será que um microempreendedor pode também ser uma pessoa a levar transformação para a sociedade?

Só pelo fato de existir, um microempreendimento já é muito benéfico para uma comunidade. Isso porque ele leva o acesso à produtos e serviços que antes não existiam naquele local. Além disso, podem gerar empregos e parcerias com fornecedores locais, sendo uma nova fonte de renda, e assim, por si só, já gerando impactos. Mas será que o microempreendedor (a) pode fazer mais pela comunidade? A resposta é sim!

Quando falamos de empreendedorismo consciente, estamos falando de empreendedores que entendem que sua atividade gera impactos, sejam eles positivos ou negativos. Se você tem uma pequena lanchonete, por exemplo, deve ter consciência que todo o lixo que é gerado deve ser corretamente descartado (separando o orgânico do reciclável, pelo menos). Além disso, reduzir o uso de plástico também pode ser uma ótima opção, optando por embalagens de papel.

Ainda no exemplo acima, há outras atitudes que são conscientes para com o meio ambiente a comunidade em que seu negócio está inserido, como: fazer uma campanha de doação de alimentos, introduzir alimentos mais saudáveis no cardápio e incentivar que as crianças que frequentarem sua lanchonete tenham acesso a frutas e sucos naturais.

Esses exemplos são pequenas ações do dia a dia que fazem com que seu negócio se torne uma forma de melhorar a vida das pessoas da sua comunidade ou bairro. Por mais que nem sempre seja possível adotar todas essas atitudes, ir aos poucos inserindo no seu negócio é essencial para deixar o mundo um pouco melhor para se viver.

Empreendedores conscientes e responsáveis são mais bem vistos. Ou seja, se você deixa claro que seu negócio está tomando iniciativas para melhorar a situação do local em que ele está inserido, com certeza você atrairá mais clientes que irão ver a consciência do negócio como um diferencial.

Empreendedorismo consciente na prática

A empreendedora Ana Angélica de Fortaleza-CE, abriu, há 3 anos, um pequeno salão de beleza chamado Depilangel. Ela se encantou pelo método da micropigmentação, um tratamento de beleza que permite fazer maquiagem definitiva, sobrancelha definitiva, cobrir imperfeições no rosto, entre outros.

Mas o que realmente despertou a paixão da Ana, foi quando ela descobriu que a técnica também poderia ser utilizada para reconstituir o bico do seio de mulheres que passaram por cirurgias de remoção das mamas devido a um câncer. Desde então, Ana divide seu tempo entre o salão e as campanhas de resgate da autoestima das mulheres, realizando serviços gratuitos de reconstituição do desenho da aréola dos seios.

Além disso, a Ana também auxilia na formação de jovens da comunidade em que vive, para se tornarem profissionais desta técnica. Graças a sua consciência empreendedora e à vontade de unir seu negócio a uma causa importante, Ana já recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos dentro e fora do Brasil, e seu negócio continua crescendo, gerando emprego, renda e esperança para muitas mulheres.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) conta com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de metas de melhoria para construir o mundo que queremos até 2030. Nessa plataforma, cada pessoa, empresa, organização e governo pode se comprometer a atuar.

Quer se inspirar? Conheça os 17 Objetivos e veja como você e seu negócio podem fazer parte deste movimento.