6 dicas para planejar metas para um pequeno negócio
Atualizado em 15/08/2022

Planejar metas para um pequeno negócio envolve administração do tempo, das finanças e estar aberto a mudanças. Seja para vender mais, fazer parcerias e até mesmo mudar de nicho, é preciso um planejamento estratégico.
E para te ajudar nesse processo, preparamos esse artigo completo, com um passo a passo de como planejar metas para um pequeno negócio.
Vem com a gente!
Por que planejar metas para um pequeno negócio?
O planejamento de metas é importante para empresas de todos os portes, desde você, microempreendedor, até as multinacionais de qualquer segmento. Essa prática é importante para manter o negócio em busca da melhoria contínua de seus processos, tornando-o mais duradouro e com excelência na gestão financeira e administrativa.
Ao planejar metas para um pequeno negócio anualmente, você consegue ver o histórico de avanço do seu empreendimento e reorganizar objetivos de acordo com o novo momento em que ele está.
É importante que suas metas sejam financeiras, comerciais e operacionais, pois assim você desenvolve todos os processos de sua empresa e vê o crescimento acontecendo de todos os lados.
Como planejar metas para um pequeno negócio
Agora que você já sabe a importância de planejar metas para um pequeno negócio, vamos aprender como fazer isso na prática:
#1 Analise o último ano do seu negócio
Antes de definir o que você quer para esse ano em seu negócio, considere primeiro olhar para como foi seu desenvolvimento no último ano. Relembre quais foram as metas estabelecidas há um ano e quais conseguiram ser alcançadas.
Analise quais foram os aprendizados gerados para atingir essas metas, e também o que você aprendeu ao não alcançar alguns objetivos e cometendo algumas falhas. Identifique também como tudo isso teve impacto nos resultados atuais do seu negócio.
E caso tenha alguma meta que ainda precise ser batida, não tenha medo de a inserir novamente na lista para este ano.
#2 O que você quer para sua empresa neste novo ano?
Agora sim comece a registrar quais são os seus desejos para este novo ano. Essa parte é apenas um esboço que você irá aprimorar nas próximas etapas, então não precisa se limitar ou colocar filtros.
Pense em todos os seus sonhos e ideais, mesmo que sejam uns 50! Depois, enumere-os na ordem do mais importante para o menos importante, para saber qual realmente é seu foco neste ano.
O próximo passo é fazer uma seleção de pelo menos dez, considerando se você terá recursos e tempo para os realizar.
#3 Estude os pontos fortes e fracos do seu negócio
Para ajudar a tornar suas metas ainda mais específicas e alcançáveis, eleja todos os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Para isso, pegue uma folha, a separe em quatro partes e anote as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de seu empreendimento. Ao elencar cada item, considere tanto pontos internos, como pontos externos.
Com essa simples prática, conhecida como análise SWOT, você conseguirá abrir sua mente para traçar estratégias que reduzam possíveis riscos e aproveitará todos os seus pontos fortes.
#4 Selecione uma metodologia que ajude a criar metas
Se você realizou nosso curso de Educação Financeira, provavelmente já conhece a metodologia SMART para traçar metas. Mas se você ainda não conhece, pode deixar que a gente te explica aqui!
Ao começar a traçar metas, essa metodologia explica que as metas precisam atender 5 critérios, sendo eles:
- Specific = Específica
- Measurable = Mensurável
- Attainable = Atingível
- Relevant = Relevante
- Time based = Temporal
Então, vamos supor que você venda coxinhas e neste ano quer expandir suas vendas de salgados para ter mais lucro, então você decide que sua meta é começar a vender quibe também.
De acordo com a metodologia SMART, sua meta fica assim:
- Específica = aprender a fazer quibe;
- Mensurável = reunir amigos e familiares para provarem a evolução das receitas;
- Atingível = dedicar um dia da semana para fazer uma nova receita de quibe;
- Relevante = fazer um curso;
- Temporal = começar a venda em pelo menos seis meses.
#5 Determine um plano de ação ao planejar metas para um pequeno negócio
Depois de planejar metas para um pequeno negócio, você irá desenhar todo o processo em um plano de ação. Esse plano é responsável por desdobrar todas as metas estabelecidas com estratégias.
Então, inclua em seu plano ação:
- Tudo que será feito;
- Métodos que serão usados;
- Cronograma com datas de prazo de cada etapa;
- Responsáveis por cada etapa.
Seu plano de ação pode ser repassado para um planner, agenda ou caderno, para que tudo fique mais organizado em passos a serem dados.
#6 Revise suas metas de tempos em tempos
Para avaliar se seu planejamento está funcionando conforme o esperado e se você está cumprindo todas as etapas que definiu para alcançar seus objetivos, verifique de tempos em tempos seu plano de ação e sua lista de metas.
Não tenha medo de fazer essa checagem. Lembre-se que você pode alterar prioridades conforme imprevistos acontecerem.
Planejamento pessoal X planejamento profissional
É comum que micro e pequenos empreendedores tenham dificuldade em separar a vida pessoal da vida profissional. Então, enquanto você organiza suas metas do negócio para o novo ano, tenha em mente suas metas pessoais também.
Lembre-se que seu negócio próprio é sua fonte de renda e uma forma de realizar outros sonhos além dos profissionais.
Portanto, a criação de metas para um pequeno negócio também deve considerar sua vida pessoal, que envolve pontos como:
- Suas férias;
- Tempo com a família;
- Cuidados com a saúde física e mental;
- Tempo de descanso;
- Momentos de lazer;
- Valores da sua própria remuneração;
- Espaço na agenda para estudos.
Conclusão
Ao longo desse artigo, nós trouxemos um passo a passo com dicas de como planejar metas para um pequeno negócio.
Como você viu, analisar o histórico do último ano do seu negócio é o primeiro passo, pois com isso você consegue avaliar aprendizados, falhas e conquistas.
Além do mais, esclarecemos também que você não deve criar metas e deixá-las engavetadas. Tenha o hábito de revisitá-las de tempos em tempos para avaliar sua evolução.
Agora que você já sabe como organizar seus objetivos, que tal colocá-los no papel e depois em prática?
E se você quer elaborar metas específicas para suas finanças, não deixe de conferir nosso vídeo sobre o assunto!
Deixe seu comentário: