Uma persona é a representação de seu cliente ideal, com nome, idade, rosto, comportamentos e rotina. A criação de uma persona para pequenos negócios é feita com base nos clientes que você quer atingir, para melhorar seu atendimento e inovar no seu negócio.

Siga a leitura para aprender a criar a sua persona para pequenos negócios!

Qual a diferença da persona para o público-alvo?

Tanto a persona, como o público-alvo têm a função de entender quem é seu cliente, para saber como falar com ele e vender mais. Mas há uma diferença entre esses dois conceitos. O público-alvo é uma definição mais ampla de seus possíveis clientes, em que podem existir dezenas de perfis desse consumidor. O público-alvo recolhe informações como:

  • Classe social;
  • Profissão;
  • Poder aquisitivo;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Faixa de idade;
  • Gênero;
  • Hábitos de consumo;
  • Localização.

Exemplo: Mulheres, entre 30 e 55 anos, moradoras do Rio de Janeiro, com ensino médio completo, da classe B, com renda entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, que fazem compras presenciais e gostam de cozinhar.

Já a persona abrange mais características de seu cliente ideal, segmentando por meio de um personagem semifictício, construído com base em uma pessoa real, além de levar em conta pontos comportamentais e psicológicos.

Para tornar mais fácil de compreender essa ideia, te ensinamos a seguir como criar uma persona para pequenos negócios!

Como criar uma persona para pequenos negócios?

A persona se traduz geralmente em uma ficha de identidade de uma pessoa fictícia (ou seja, que não existe) que represente um tipo de perfil dos seus clientes. Ou seja, você terá uma persona diferente para cada perfil de cliente.

Dê um nome, uma idade, uma ocupação profissional para ela que seja representativa desse perfil. Você pode até desenhar ou colar alguma foto de pessoa que será a “cara” da persona.

Também crie uma história de vida para ela, com suas principais conquistas e dificuldades. Por fim, liste os principais atributos que vão influenciar as suas personas em relação à experiência com o seu negócio.

Por exemplo, se você dá aulas de inglês, provavelmente “Nível de inglês”, “Motivação para aprender” e “Compromisso” serão atributos relevantes e em níveis diferentes para os seus diversos tipos de clientes.

Na imagem uma ficha de persona para preencher. Estão nela os seguintes campos: um campo para colocar foto da persona, um campo de nome, gênero, idade, profissão e escolaridade. Abaixo tem um campo para resumo da história da persona; principais problemas, dores e desafios; e principais atributos e valores.

Para criar uma persona para pequenos negócios você precisa pesquisar quem é seu público, através de entrevistas e conversas com ele, sendo o objetivo delas enxergar o seu trabalho pelos olhos dos seus clientes. Com base nas respostas, você poderá construir essa ficha de identidade.

MAS ATENÇÃO: não crie suas personas baseadas nos seus achismos!

Tente identificar quais são os diferentes perfis que se destacam e em que ponto eles são diferentes.

Por que criar uma persona para seu negócio?

Ao criar uma persona, você entenderá melhor quem é seu cliente em potencial. Quais são os problemas que ele tem e como você pode ajudar a resolvê-los.

Vamos pensar no exemplo de um empreendedor que dá aulas particulares de inglês. Através de uma pesquisa entre seus alunos, ele consegue colher informações para montar sua persona:

Na imagem temos um exemplo da ficha de persona preenchida. No primeiro campo de informações da persona, temos preenchido: Nome - Isabela Santos; Gênero: Mulher Cis; Idade: 28 anos; Profissão: Vendedora; Escolaridade: Superior Cursando. Em resumo da história da persona, está "Isabela trabalha desde os 18 anos com vendas, passando por diferentes ramos. Hoje ela está bem estabelecida financeiramente, mas já passou por dificuldades. Por isso dá muito valor ao seu dinheiro, gastando só com o que realmente tem qualidade". Em Principais problemas, dores e desafios da persona, está "Isabela quer tentar um cargo mais alto na empresa em que trabalha, mas para isso precisa ter um segundo idioma para ter mais chances de conseguir a vaga. Porém ela não tem muito tempo para se dedicar a um curso que demore muitos anos, quer aprender logo o inglês". Em principais atributos e valores, está "Isabela procura sempre valorizar profissionais mulheres como ela, pois se considera feminista. Também gosta de estudar e de cozinhar".

A partir dessas informações, o empreendedor pode pensar em conteúdos que atinjam essas pessoas. Ele pode por exemplo, fazer um post nas redes sociais falando sobre aprender inglês com apenas uma aula por semana, para quem tem pouco tempo para se dedicar. Também pode fazer um vídeo no reels ensinando uma receita em inglês.

Quando você conhece seus clientes e o que é importante para eles, porque eles escolheram sua marca e seu produto/serviço, fica mais fácil se comunicar para fazer a venda.

Como recolher informações para criar uma persona para pequenos negócios

Para reunir essas informações citadas acima, você pode se basear nas suas observações do dia-a-dia ou até com pesquisas de mercado existentes. Porém, o mais recomendado ainda é a boa e velha conversa individual com seus clientes.

Essa conversa pode ser quase como uma entrevista, se preocupando com a história de cada um, suas motivações, metas de vida, obstáculos que possam ter enfrentado e preocupações futuras. A troca de ideias traz para o(a) empreendedor(a) muitas informações relevantes para entender como pensam e funcionam seus clientes.

Mas lembre-se: seus clientes são tanto os que gostaram do seu produto/serviço quanto aqueles que saíram insatisfeitos! Você precisa aprender sobre como lidar com a opinião de ambos e aceitar que pode ter pontos a melhorar no seu negócio e que não está vendo, mas que esses clientes podem te ajudar a entender.

Capture a essência do seu cliente

Durante essas conversas, é bem importante se preocupar em ser transparente e claro sobre os seus objetivos e se colocar no lugar do outro sem concordar ou discordar com o que está falando.

Além disso, torne a conversa mais natural, fazendo perguntas simples e abertas para que o entrevistado se sinta mais a vontade de responder. Abra sua mente e seu coração para se conectar melhor com ele e também entenda que o silêncio faz parte da conversa (deixe um tempo para o seu cliente pensar, sem pressão).

Antes de entrar em contato, pense bem nas perguntas que vai fazer para não correr o risco de se perder na conversa. Pode programar um pequeno roteiro de perguntas a serem feitas, mas lembre-se que não precisa ficar preso a elas.

E depois, como usar a persona para pequenos negócios?

Assim que a persona está pronta, é hora de colocar a mão na massa! Afinal, é através dela que você irá ter uma base para criar estratégias e adaptá-las ao que seu público necessita.

Use as informações que juntou para simular as etapas de venda e atendimento pelas quais suas personas passam e imaginar como se sentem em cada momento, além de ver o que pode ser melhorado. Busque avaliar pontos como:

  • Existem etapas onde uma ou várias personas estão frustadas, confusas, perdidas e entediadas?
  • Quando elas estão mais felizes e satisfeitas?
  • Elas conseguem chegar ao objetivo delas rapidamente ou existem muitas etapas?
  • A linguagem usada nos momentos de comunicação e atendimento está adequada para todas as personas? Precisa ser diferente?

Você pode perceber, por exemplo, que sua persona consome muito mais redes sociais do que materiais impressos ou televisão, então é mais provável que focar nesse meio traga mais resultados.

Conseguiu captar a essência da criação de personas para pequenos negócios?

Então agora basta colocar a mão na massa para criar sua persona e fidelizar esses clientes para seu negócio crescer cada vez mais!