Ter um negócio próprio é como se aventurar em uma trilha: é desafiador, pode parecer assustador e dar medo, vai exigir muito fôlego e capacidade para encarar riscos.

Um sentimento muito comum entre empreendedores, é a impressão de andar sozinho nessa trilha que é o empreendedorismo: nem sempre a família apoia sua escolha, você acaba trabalhando tanto que não consegue manter contato e curtir momentos com os amigos, e acaba tendo que dar conta de tudo sozinho (a), sem equipe para dividir as tarefas.

Mas será que você está sozinho (a) mesmo? Será que não existe uma forma de se aventurar e enfrentar os desafios junto com outras pessoas, quem sabe, outros empreendedores?

Bom, a gente não se chama “Tamo Junto” à toa! Acreditamos, e muito, no poder da rede de contatos e das parcerias. E por mais que possa parecer difícil e solitário no começo, com certeza você vai encontrar muitas pessoas na sua trajetória.

Como buscar parcerias para o negócio?

Na trajetória empreendedora, você encontrará muitas pessoas. Algumas delas podem ter algo que você não tem, mas precisa. Por outro lado, você pode ter algo que os outros precisam ou querem. Que tal realizar uma troca, estabelecendo uma parceria para o negócio?

Em uma relação de parceria, a ideia é fazer algo em conjunto, que beneficie as duas partes envolvidas. É sobre construir uma relação ganha-ganha, que agrega para todo mundo envolvido: parceria é andar juntos! Assim, vocês podem somar forças para chegar mais rápido ao destino, ou até quem sabe, chegar mais longe do que imaginavam.

Agora você deve estar se perguntando: para quem propor uma parceria? Como encontrar essas pessoas? O que posso oferecer? Veja nas dicas a seguir:

#01 Pense nas necessidades do seu negócio

Procure saber o que seu negócio está precisando: é um problema de conhecimento, de equipamento ou de tempo? Você quer inovar, gostaria de vender novos produtos?

Comece já a listar possíveis soluções e ideias que te ajudariam a responder às suas necessidades.

#02 Liste quem pode te ajudar

Faça uma lista das pessoas e organizações que podem fechar uma parceria com você para suprir essas necessidades. Coloque, ao lado de cada necessidade, um ou mais possíveis parceiros.

#03 Faça pesquisas

Pesquise pessoas e organizações pela internet, compartilhe sua necessidade com as pessoas que te cercam, participe de eventos e troque cartões, essa interação é muito importante!

Além disso, você pode utilizar a estratégia do pé de galinha: para cada pessoa com quem você conversar, peça pelo menos três contatos ou indicações de pessoas para conhecer. E não pare nunca de fazer contatos! Construir essa rede é essencial para avançar nos negócios.

4# Saiba o que motiva essa parceria

Não podemos esquecer que a parceria precisa ser vantajosa para os dois lados, por isso, escreva, ao lado do nome do possível parceiro, qual seria a motivação dele em fechar uma parceria com você — ou seja, pense naquilo que você pode oferecer.

Por exemplo, vamos supor que você tem uma empresa de artesanatos e está gastando muito com embalagens. Em um evento de pequenos empreendedores, você conhece alguém que também trabalha com artesanatos e tem um fornecedor de embalagens para te indicar. Esse fornecedor faz parcerias, ou seja, ele está aberto a negociar o valor ou te dar um desconto, se você puder indicá-lo para outros empreendedores.

Um outro exemplo seria de um empreendedor que faz sorvetes artesanais para vender e, para isso, usa frutas frescas frequentemente no preparo. Ele pode tentar fechar uma parceria com uma frutaria ou sacolão, oferecendo o seu produto para venda no local por um valor mais baixo, em troca de desconto na venda das frutas.

5# Onde encontrar parceiros

O último passo desse processo é listar como e onde você pode encontrar esses parceiros. Feito isso, construa um plano de ações, ou seja, um planejamento simples de como irá contatar e conversar com esses possíveis parceiros.

Você pode mandar uma mensagem pelo WhatsApp, ir pessoalmente ao parceiro, ou apostar em uma ponte com algum amigo em comum.

Com o planejamento pronto, está na hora de partir para a prática! Ah, não desanime se receber uma resposta negativa! Isso é comum. O importante é ser perseverante.

Dicas para uma parceria de sucesso para o negócio

  • Comunique-se de forma clara, consistente, motivada e inspiradora! Tenha brilho no olhar;
  • Mostre mais os sucessos e objetivos do que as necessidades na hora da apresentação;
  • As pessoas não fazem nada, a não ser que sejam solicitadas. Você tem que propor e ver qual será a contraproposta, e então tentar chegar a um consenso de parceria;
  • Não pare de buscar parcerias nunca!

Uma empresa puxa a outra, se os resultados forem bons. Além disso, como em toda atividade, a cada tentativa de abordagem, ficamos melhores e mais preparados.

E para facilitar seu processo de fechamento de parcerias, prepare alguns documentos padrões que podem ajudá-lo a diminuir seu trabalho: um documento de apresentação do negócio, modelos de contrato e termos de parceria.

Inclusive preparamos um modelo de contrato de parceria que você pode baixar no botão “Baixe aqui” que está no fim do artigo.

Então, mochila nas costas, e partiu trilhar! Com novos parceiros, você conseguirá ir mais longe e ter mais fôlego!