Para quem trabalha por conta própria, organizar a rotina é um desafio e cada minuto deve ser muito bem utilizado, por isso aprender algumas técnicas para otimizar tempo como MEI pode ajudar.

Se essa é a sua dificuldade, separamos dicas neste artigo completo com mais de dez formas de melhorar sua gestão de tempo.

Nós já adiantamos que nem todas as técnicas funcionam para todos, sendo assim, você pode testar todas e analisar qual funciona melhor para você!

Pronto para aprender como otimizar tempo como microempreendedor?

12 dicas para otimizar tempo como MEI

Abaixo, confira nossas doze sugestões de como organizar o seu dia a dia:

1. Estabeleça metas para alcançar

O primeiro passo para otimizar tempo como MEI é estabelecer metas para o seu negócio.

Nós já demos um passo a passo de como você deve organizar metas, principalmente no começo do ano. Para ficar por dentro de como fazer isso, basta clicar aqui.

Essa prática irá te ajudar a dividir suas atividades ao longo dos doze meses, depois em semanas e por fim em dias.  Sua rotina ficará mais organizada, para que você não tente alcançar várias coisas ao mesmo tempo e se sobrecarregue.

2. Faça uma lista de tarefas para otimizar tempo como MEI

Essa é uma técnica para otimizar tempo como MEI que é fundamental! A lista de tarefas permite que você saiba tudo que deve fazer ao longo dia, sem esquecer de nenhuma atividade.

Neste ponto, nossa dica é organizar sua lista de tarefas sempre no final de cada dia, estabelecendo as funções que você precisa fazer no dia seguinte.

Outra sugestão é manter um espaço na sua organização das atividades para algum imprevisto e também para pausas de descanso. Lembre-se que sua saúde física e mental precisam de momentos para relaxar até mesmo durante o trabalho.

3. Considere imprevistos que podem surgir

Acima, nós já adiantamos que sua lista de tarefas deve ter um espaço para os imprevistos que podem surgir.

Aqui, nós reforçamos essa ideia para que você não se frustre caso alguns dias sua lista de atividades seja prejudicada por algo urgente que surgiu para ser feito.

Esses imprevistos podem ser tanto do seu negócio, como pessoais. E como ambos são importantes, permita que eles estejam em sua organização diária.

4. Repare quanto tempo você leva para cada atividade

Com suas metas definidas e as tarefas diárias anotadas, vamos ao próximo passo para organizar a sua rotina e otimizar tempo como MEI.

Aqui, para ter o tempo ao seu favor, é fundamental entender a duração média de cada atividade que você faz.

Por exemplo, se você tem um restaurante, alguns levantamentos de duração das atividades que você pode fazer são:

  • quanto tempo você leva fazendo mercado;
  • quanto tempo leva para preparar cada item do cardápio;
  • quanto tempo leva para organizar sua cozinha antes e depois do trabalho;
  • quanto tempo leva para servir todos os clientes;
  • quanto tempo leva para fechar o caixa do dia.

Desta forma, você consegue se organizar melhor no dia a dia e cumprir todas as atividades que deve fazer.

Além dessa prática ajudar a otimizar tempo como MEI, ela também ajuda a saber como precificar melhor o seu trabalho de acordo com o tempo que você gasta.

E para te ajudar nesta parte, o Tamo Junto preparou uma aula completa, gratuita e via WhatsApp para você sobre o tema. Para fazê-la, basta clicar aqui.

5. Defina suas prioridades

A definição de prioridades de cada atividade é um passo mais fácil e natural de ser feito após ter as metas estabelecidas, a lista de tarefas pronta e saber quanto tempo você leva para realizar cada uma delas.

Nessa etapa de como otimizar tempo como MEI, você pode separar suas funções como urgentes, flexíveis e inadiáveis.

As urgentes e inadiáveis ficam como prioridade e as flexíveis podem ir para o final da lista e serem encaixadas em outros dias, caso imprevistos ocorram.

6. Decrete prazos em suas atividades para otimizar tempo como MEI

Para que você não fique adiando tarefas e fazendo do relógio o seu inimigo, coloque um prazo para realizar suas metas e tarefas.

O prazo é uma forma de você “se pressionar” para não procrastinar e te ajuda a aumentar a eficiência no trabalho.

7. Revise diariamente sua lista de tarefas

Tudo bem terminar alguns dias sem cumprir todas as tarefas que você estabeleceu.

Mas para que algumas funções não sejam perdidas no meio do caminho, revise diariamente sua lista de tarefas e realoque o que ficou para trás.

8. Permita-se dizer alguns “nãos”

Uma das coisas que pode estar atrapalhando sua otimização de tempo é a quantidade de “sim” que você diz a todos que te pedem ajuda.

Seja para um amigo que quer uma mãozinha com algo, para atividades da casa que precisam ser feitas ou até mesmo pedidos inesperados de clientes por telefone ou WhatsApp.

Para que o seu tempo seja valorizado, alguns “nãos” precisam ser ditos, assim você tem mais controle de sua agenda e seu planejamento flui melhor.

9. Use a tecnologia para otimizar tempo como MEI

Atualmente há vários aplicativos de gestão de tempo que podem ser usados ao seu favor como MEI!

Com eles, você pode definir um tempo para cada atividade que tem para fazer, criar sua lista de atividades diárias, receber alertas de compromissos importantes e muito mais!

Alguns que nós indicamos são:

Trello: para organizar demandas de trabalho;

Toggl: para acompanhar quanto tempo você leva em cada tarefa;

Rabbit: também para acompanhar quanto tempo você leva em cada tarefa.

Google Agenda: para registrar compromissos importantes.

Além dos aplicativos para otimizar tempo, você também pode usar a tecnologia a seu favor para vender mais. Quer saber como? Vem ler nosso artigo sobre o tema clicando aqui!

10. Coloque intervalos em sua rotina

Esse é outro ponto que também citamos brevemente acima, mas reforçamos aqui.

Otimizar tempo como MEI não significa ser uma máquina de trabalho que não pára em nenhum segundo.

Os intervalos são fundamentais para a sua produtividade, pois você flui muito mais quando dá pausas ao seu cérebro e corpo.

Tire pelo menos uns 10 minutos de pausa a cada atividade concluída e aproveite para tomar um café, se alongar ou até mesmo se distrair nas redes sociais.

11. Cuide de sua saúde

Mais importante do que otimizar tempo como MEI, é cuidar da sua saúde enquanto micro e pequeno empreendedor.

Sendo assim, não crie uma rotina de trabalho estressante e de ritmo intenso.

Isso irá atrapalhar os seus níveis de entrega e a sua saúde, causando mais malefícios do que benefícios.

Como MEI, você tem a vantagem de ser seu próprio chefe, sendo assim, pegue leve consigo mesmo e insira no seu dia a dia um ritmo tranquilo de trabalho, uma alimentação saudável, pausas para relaxar e acompanhamentos médicos.

 

12. Se observe

Para que você consiga colocar em prática todas essas técnicas para otimizar tempo como MEI, repare em seus hábitos e produtividade para entender o que realmente funciona para você.

Esse autoconhecimento irá te permitir entender, por exemplo, em que horário do dia realizar cada atividade, qual o momento ideal para uma pausa, quando você deve finalizar sua rotina de trabalho e muito mais.

Conclusão sobre otimizar tempo como MEI

Como você viu ao longo deste artigo, para otimizar tempo como MEI é preciso disciplina e organização.

Para te ajudar nessa missão, apresentamos algumas técnicas que podem melhorar seu dia a dia, como observar quanto tempo você leva para cada atividade, fazer uma lista de tarefas e usar alguns aplicativos que ajudam na gestão de tempo.

Gostou das dicas? Então é hora de colocar a mão na massa e praticá-las.  Bora lá?