Os primeiros passos para empreender – Atividades práticas
Atualizado em 24/07/2020

Quando se pensa em abrir um negócio, geralmente o que aparece na mente já é o cenário ideal com tudo funcionando, tudo bonito e grande, muitos clientes e financiadores, e até talvez algumas franquias, quem sabe.
É importante refletir e sonhar com o cenário ideal, porém, pensar como empreendedor significa olhar para os recursos que você já possui e analisar com quais deles na prática já é possível de iniciar o seu negócio. Começar algo significa fazer acontecer, levando sempre em conta o que possui e pode realizar neste momento. Pés no chão sempre! Isso evitará investir com muitos recursos e arriscar não satisfazer o cliente no final ou não dar conta de tudo no início.
Tenha em mente que é possível começar pequeno, com os recursos que já dispõe, e crescer de forma orgânica e natural para poder sustentar o seu negócio.
A teoria do “Effectuation”
Saras Sarasvathy, acadêmica americana, passou anos estudando empreendedores norte-americanos bem-sucedidos. Nessa análise, ela percebeu e documentou que todos eles tinham algo em comum, começaram um negócio com base em três itens fundamentais:
- Quem você é;
- O que você sabe;
- Quem você conhece.
#Quem você é
Para começar um negócio, você precisa se conhecer, quais são seus pontos fortes e pontos fracos, o que gosta de fazer, com que você tem experiência.
É importante você ter bem claro quais são seus pontos fortes e também os fracos. Isso é essencial para saber que coisas pode iniciar sozinho no seu negócio e em quais vai precisar de ajuda. Coloque no papel, faça uma lista simples.
#O que você sabe
O segundo ponto é identificar o que você sabe: quais são os conhecimentos que você já possui, cursos que você fez e tudo o que já aprendeu em sua trajetória de vida?
Além de listar o que já sabe, pode refletir sobre o que ainda não conhece e sente falta. Com isso é possível identificar com o que você precisa de ajuda, e, principalmente, compreender que é necessário se desenvolver e aprender mais. É interessante e importante buscar todo o conhecimento que está ao seu alcance: livros, revistas, jornais, cursos grátis na internet etc.
#Quem você conhece
O terceiro ponto é você entender e começar a explorar mais quem você conhece. Quem são as pessoas relevantes para seu negócio que estão a sua volta? Que recursos e conhecimentos elas possuem que podem te ajudar a construir o teu negócio? Que parcerias você pode formar?
Não estamos falando de pessoas inacessíveis ou muito distantes de você. O mais importante é estar atento e perceber como a sua rede de contatos pode trazer várias oportunidades. Para aprimorar sua rede, é interessante estar presente em eventos com temas pertinentes a sua ideia de negócio, tendo em mãos um cartão de visita para se apresentar e realizar conexões.
O seu diferencial
Além dos pilares do Effectuation, é preciso ter algum diferencial para se destacar da concorrência. E uma boa forma de encontrar o seu diferencial ou sua inovação, é buscando oportunidades de negócio!
Então, como identificar uma boa oportunidade?
1º Aprenda sempre sobre o negócio e ramo em que você que entrar
Reserve um tempo para conhecer e conversar com concorrentes, potenciais clientes e também aperfeiçoar a sua técnica.
2º Descubra a demanda
A sua ideia é algo que apenas você gosta ou existe um público que realmente precisa? Fale com as pessoas sobre sua ideia, não esconda. Ouça os comentários e revise as suas decisões.
3º Se adapte ao seu cliente
Ter um diferencial não significa fazer algo totalmente inovador ou 100% diferente dos outros, mas sim ter consciência do que o SEU cliente busca e o que fará ele voltar.
Pode-se pensar como exemplo, uma padaria. A maioria dos bairros possuem muitas padarias, e cada um escolhe a sua favorita por uma razão especial. Por ter pão sempre quentinho, ou por ter algum doce específico, ou ainda por ser a mais perto, ou então por abrir em um horário conveniente.
Com essas informações, a última dica é: sonhe grande, sonhe bastante sobre o seu negócio e o lugar que você quer chegar. Mas comece pequeno, vá para a prática, faça a sua ideia de negócio acontecer com os recursos que você possui!
E aí, curtiu as dicas do artigo?
Pensando em como desenvolver o seu negócio, essa videoaula vai te apresentar uma forma de desenhar o seu modelo de negócio, o CANVAS! Essa ferramenta é importante para você desenhar estratégias para o seu negócio se desenvolver, além de ser simples e flexível. Vamos lá? 😉
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