Existem várias formas de você divulgar o seu negócio. Alguns empreendedores acreditam que só é possível fazer uma boa divulgação gastando muito dinheiro. E isso definitivamente não é verdade. Existem muitas maneiras de você divulgar o seu negócio, gastando pouco ou nada de dinheiro.

Por isso, o objetivo deste artigo é dar dicas de como planejar e fazer a divulgação constante do seu negócio. Preparamos um segundo artigo sobre promoções (divulgações que envolvem ações específicas), não deixe de conferir: Quando e como devo fazer promoção no meu negócio?

#Afinal, o que é divulgação constante?

Se comunicação e marketing fosse um esporte, a divulgação constante seria uma maratona: é aquela que você precisa garantir o tempo todo para manter sua visibilidade.

“Quem vê cara, não vê coração”, pois é, mais um ditado que se aplica quando o assunto é divulgação: o visual do seu negócio (e não somente na internet) precisa refletir a sua essência e seus valores. Se o seu negócio não tiver uma aparência que agrade a clientela, dificilmente eles irão até você. Você pode até ter uma loja linda e bem organizada por dentro, mas se a sua fachada não for agradável e não chamar a atenção do cliente, ele não irá conhecer o potencial do seu negócio.

Outro exemplo: se você presta serviços e faz um ótimo trabalho, que é inclusive indicado por seus clientes pelo famoso “boca a boca”, porém não possui um cartão de visitas bonito, ou até mesmo possui um site, mas desatualizado e desorganizado, pode fazer com que quem busque o seu trabalho pense duas vezes antes de te contratar.

Algumas perguntas são saudáveis de se fazer para saber se está tudo em ordem para arrasar na divulgação. Vamo lá?

#Os principais dados do seu negócio são fáceis de acesso?

O nome do seu negócio, o tipo de serviço ou produto que vende, e o telefone e e-mail de contato – quando necessário, estão visíveis? Isto é nas redes sociais, no seu website, no seu cartão, em cartazes, folders, etc. É essencial que o seu potencial cliente saiba o que você faz e como entrar em contato para poder comprar!

Para quem não tem um ponto de vendas, trabalha de casa, ou com delivery, você é o seu ponto de vendas, então primeiro passo é ter um cartão de visitas legal. Também um uniforme com as informações básicas permite ser reconhecido em público e ganhar a atenção de muita gente!

#Dica criativa e econômica: Se não puder investir em cartão de visitas agora, tudo bem. Existem outras opções que você mesmo pode fazer como por exemplo usando folhas coloridas, um carimbo com os dados do negócio e tinta. Assim poderá produzir cartões à medida que precisar! 😉

#E dentro da sua loja (física ou virtual)?

Divulgação acontece para fora, mas também para dentro do seu negócio: o preço dos seus produtos está indicado de maneira clara, sem confusão possível? Os descontos e promoções estão sendo comunicados de forma efetiva?

Já pensou em estar presente (não você pessoalmente e sim seu negócio) na loja de outros empreendedores parceiros? Use e abuse da sua rede de contatos, dos empreendimentos do bairro, dos negócios que estão relacionados de alguma forma com os seus produtos ou serviços para deixar panfletos e cartões seus. Aproveite também quando for possível de parcerias de troca de serviços com eles. Por exemplo, imagine que você tem um restaurante e precisa de um website mas não tem como pagar: ofereça almoços de graça para o desenvolvedor! Que tal?

A divulgação constante permite estar presente o tempo todo para atrair novos clientes. Ela se fortalece a partir do momento que o negócio dispõe de uma identidade visual própria, ou seja, de logomarca, cores e fontes que o identifiquem. Caso não saiba como criar uma marca para seu empreendimento, não se preocupe, temos uma aula só sobre isso, confira aqui!