O que é educação financeira?

A educação financeira é o conhecimento que se tem sobre dinheiro e como utilizá-lo. Uma pessoa tem uma boa educação financeira quando teve acesso a conhecimento sobre o dinheiro e consegue utilizá-lo de maneira saudável, ou seja, consegue com sua renda pagar suas contas e até mesmo poupar dinheiro para diversos fins.
Ter esse conhecimento sobre finanças também pode ir mais longe, como entender como funcionam os juros em empréstimos, taxa de juros em aplicações financeiras, ações, inflação, poupança, entre outros assuntos que podem te ajudar a tomar melhores decisões sobre o que fazer com o seu dinheiro.
Pode parecer difícil a princípio, mas a educação financeira é (ou deveria ser) para todos! Com ela, fica mais fácil ter controle sobre os gastos pessoais e do seu negócio, caso você seja um (a) empreendedor (a). Confira a seguir como incluir a educação financeira no seu dia a dia.
Como ter uma boa educação financeira
Ninguém nasce sabendo educação financeira, nem tem “dom para as finanças”. Uma pessoa pode ser mais metódica com as contas, ou ter problemas em gastar dinheiro, mas isso não quer dizer que a ela tenha uma boa educação financeira. Parte de saber lidar bem com o dinheiro, está também em reconhecer oportunidades boas para usá-lo com sabedoria. E para alcançar isso, é preciso estudar!
Confira a seguir alguns passos para ter uma relação mais saudável com o dinheiro na sua vida pessoal e também no seu negócio:
#01 Anotes seus gastos diariamente
É clichê, eu sei. Mas existe uma razão para isso estar em absolutamente todas as listas de educação financeira: essa dica funciona! Seja para ter mais controle dos seus gastos, entender onde você está gastando mais ou identificar como você pode economizar em algo, algum proveito você vai tirar de anotar seus gastos. E quanto mais fiel você for nessas anotações, melhor!
O ato de escrever algo ou de digitar, caso você pense em fazer a anotação em uma planilha digital, faz com que você pense novamente sobre esse gasto. Ele vai ficar mais fixado na sua mente. Você vai ter uma noção melhor de quais são seus gastos fixos (aqueles que você tem todo mês) e quanto você pode gastar além deles, evitando ficar no vermelho.
Se você é um (a) empreendedor (a), faça essas anotações também do seu negócio. Anote quanto dinheiro sai, ou seja, os custos da empresa, e quanto dinheiro entra (a receita).
#02 Educação financeira é para todos os bolsos
Sabemos que a maior parte da população brasileira vive com um salário-mínimo e, às vezes, até menos. Por isso, fica um pouco difícil ter controle do dinheiro quando se tem pouco, não é mesmo? Em partes, sim, mas tem muita gente querendo ajudar a melhorar essa situação!
Aqui no Tamo Junto, tanto no nosso blog, como no canal, você encontra cursos e conteúdos gratuitos sobre gestão de microempresas focado em empreendedores de baixa renda. Tem curso sobre Marketing Digital, sobre Educação Financeira, Linha de Crédito e muito mais!
Além disso, existem alguns canais no Youtube que mandam muito bem em ensinar como poupar com pouco dinheiro e como ter mais conhecimento sobre suas finanças. Você pode saber mais sobre acessando: Nath Finanças, Favelado Investidor, NoFront – Empoderamento Financeiro e Guetonomia – Canal “Por Quê?”.
#03 O dia de amanhã vem, e vem com boletos!
Quem nunca disse aquela clássica frase “Vou comprar sim, ninguém sabe o dia de amanhã”, antes de gastar com algo que não precisava? Pois saiba que o amanhã sempre vem, e com ele, a fatura do cartão ou o boleto para pagar! Portanto, cuidado com essa frase.
Realmente, aproveitar o momento é bem gostoso, mas essa sensação tem curto prazo. Quando você economiza no que pode e consegue se manter bem financeiramente o mês todo, a sensação boa dura bem mais.
#04 Estabeleça objetivos para você e seu negócio
Quando você tem um objetivo claro, acaba tendo mais energia pra enfrentar as barreiras do caminho. Aqui foi poético, mas a ideia em geral é: trace um objetivo para que suas economias diárias tenham sentido!
Seja na sua vida pessoal ou na sua empresa, você precisa estabelecer algo pelo qual irá buscar. Terminar uma faculdade, iniciar um negócio próprio, comprar um equipamento novo, fazer uma reforma etc.
E quando chegar o momento de usar o seu dinheiro em algo que você buscou por tanto tempo, não tenha dó de fazer esse gasto! Ainda mais se ele for te trazer algo em troca.
#05 Comece a poupar e investir seu dinheiro
Se você ainda é novo nesse lance de educação financeira, talvez ainda não saiba muito sobre investimentos, ações e outras movimentações do mercado financeiro. E está tudo bem! O importante é você conhecer seus gastos, organizá-los, fazer economias onde pode e estabelecer seus objetivos. Se depois de tudo isso, você quer partir para algo maior, chegou a hora de poupar!
Poupar é simples: guardar dinheiro. Você pode colocar esse dinheiro em uma conta poupança no banco ou começar pequeno e guardar num bom e velho cofrinho em casa. Tente manter o compromisso de mensalmente ir guardando seu dinheiro para que depois possa usá-lo em uma emergência ou para cumprir um dos objetivos que traçou.
Agora, se você é mais ambicioso e quer investir seu dinheiro, ou seja, colocá-lo em algum lugar que renda mais do que uma poupança, é preciso muita calma e estudo. Nos canais que indicamos acima, você encontra diversas dicas e tutoriais para investir dinheiro da maneira certa. Lembre-se de nunca arriscar e aplicar seu suado dinheiro em um lugar que você não tenha certeza do retorno.
Onde posso aprender mais sobre educação financeira
Se você chegou até aqui, parabéns! Agora, você já sabe mais sobre educação financeira do que sabia ontem, e tá no caminho certo! Está cheio de dicas de canais no youtube e de passos para seguir no seu dia a dia.
Se sua vontade é ir mais a fundo, indicamos o curso Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras. Nele, você aprenderá a definir metas pessoais e do negócio, cuidar da saúde financeira, entender a importância dos registros financeiros e como organizar seus custos e despesas. Clique no link e se inscreva! É gratuito e possui certificado no final do curso.
Deixe seu comentário: