Você já olhou a sua volta e percebeu quantas mulheres empreendem e trabalham por conta própria? Esse é um exercício de análise que podemos aplicar também em outros ambientes: mulheres que atuam na área da tecnologia, mulheres na política, mulheres nas artes. Quanto a empreender um estudo de Empreendedorismo Feminino de 2019 do Sebrae apontou que 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil, o que significa quase que 50% dos negócios formalizados no território nacional.
Mesmo com essa presença é muito comum priorizarmos serviços prestados por homens do que por mulheres. Em áreas como mecânica e construção civil isso é ainda mais frequente. Essa ação acontece em muitos de nós de maneira inconsciente - não nos damos conta dessa priorização. Mas nada mais é que um reflexo do machismo. Durante anos vimos nos meios de comunicação homens como empreendedores, ou donos de seus negócios, além de estarem a frente em outras áreas. A ideia de mulheres empreendedoras na mídia passou a ser uma visão bem recente, e com isso nossas decisões de consumo e referência foram “minadas” por muito anos.
Quando nasce uma mãe, em 68% dos casos nasce também uma empreendedora. É isso o que mostra o estudo “Empreendedoras e seus Negócios”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME): aproximadamente 53% das empreendedoras hoje são também mães — uma em quatro delas possui filhos de cinco anos de idade ou menos. Para as mulheres, flexibilidade de horário e tempo para a família são as principais motivações para empreender, já para os homens, renda extra e vocação natural, como mostra o estudo “Empreendedorismo no Brasil - um recorte de gênero”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME)
Dentro desse contexto tomar a decisão de apoiar e impulsionar essa rede de mulheres que está perto de você é um ato transformador! Já pensou o quanto essa diversidade nos negócios traz também pluralidade e qualidade em serviços? E o quanto você também pode estar apoiando uma mãe a dar qualidade de vida para seus filhos e sua família?
Além disso o desenvolvimento do empreendedorismo local impacta em uma série de questões dentro da comunidade que estão inseridos: emprego, geração de renda, infraestrutura, qualidade de vida. Por exemplo, ao comprar pão na padaria de seu bairro ao invés de um grande rede de supermercados, o valor desse pão permanece localmente, estimulando esse economia.
#Como eu posso apoiar mulheres?
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