Você já olhou a sua volta e percebeu quantas mulheres empreendem e trabalham por conta própria? Esse é um exercício de análise que podemos aplicar também em outros ambientes: mulheres que atuam na área da tecnologia, mulheres na política, mulheres nas artes. Quanto a empreender um estudo de Empreendedorismo Feminino de 2019 do Sebrae apontou que 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil, o que significa quase que 50% dos negócios formalizados no território nacional. 

Mesmo com essa presença é muito comum priorizarmos serviços prestados por homens do que por mulheres. Em áreas como mecânica e construção civil isso é ainda mais frequente. Essa ação acontece em muitos de nós de maneira inconsciente - não nos damos conta dessa priorização. Mas nada mais é que um reflexo do machismo. Durante anos vimos nos meios de comunicação homens como empreendedores, ou donos de seus negócios, além de estarem a frente em outras áreas. A ideia de mulheres empreendedoras na mídia passou a ser uma visão bem recente, e com isso nossas decisões de consumo e referência foram “minadas” por muito anos.

Quando nasce uma mãe, em 68% dos casos nasce também uma empreendedora. É isso o que mostra o estudo “Empreendedoras e seus Negócios”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME): aproximadamente 53% das empreendedoras hoje são também mães — uma em quatro delas possui filhos de cinco anos de idade ou menos. Para as mulheres, flexibilidade de horário e tempo para a família são as principais motivações para empreender, já para os homens, renda extra e vocação natural, como mostra o estudo “Empreendedorismo no Brasil - um recorte de gênero”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) 

Dentro desse contexto tomar a decisão de apoiar e impulsionar essa rede de mulheres que está perto de você é um ato transformador! Já pensou o quanto essa diversidade nos negócios traz também pluralidade e qualidade em serviços? E o quanto você também pode estar apoiando uma mãe a dar qualidade de vida para seus filhos e sua família?

Além disso o desenvolvimento do empreendedorismo local impacta em uma série de questões dentro da comunidade que estão inseridos: emprego, geração de renda, infraestrutura, qualidade de vida. Por exemplo, ao comprar pão na padaria de seu bairro ao invés de um grande rede de supermercados, o valor desse pão permanece localmente, estimulando esse economia.

#Como eu posso apoiar mulheres?

#1 Valorize a rede perto de você

Uma atitude simples pode mudar o dia de alguém e que tal fazer isso hoje? Valorize o trabalho de mulheres que você admira, você pode fazer isso curtindo fotos e vídeos ou fazendo comentários positivos nas redes sociais. Elogiar é um jeito carinhoso de tornar essas empreendedoras mais confiantes sobre si mesmas e seu negócios.

#2 Comemore as conquistas das que estão próximas a você 

Cada pequena conquista importa, comemorar é uma maneira de reforçar o sucesso delas. Seja a conquista de um novo cliente, uma venda, um convite. 

Por exemplo, você já parou para pensar como uma mulher que trabalha com atividades consideradas masculinas pela sociedade, como mecânica ou elétrica, precisa de apoio? Elas estão dentro de ambientes que valorizam o trabalho de homens e cada serviço é um espaço conquistado, ou seja, é uma grande conquista!

#3 Indique trabalhos de mulheres

Quando falamos sobre indicar alguém, é difícil que a gente leve em consideração o gênero, mas essa é uma questão importante para se pensar, uma vez segundo o IBGE a quantidade de mulheres empregadas ainda é bem menor que de homens. Sabe aquela amiga que te pergunta onde comprar certo produto? Ou quem pode fazer aquele serviço? Sua amiga empreendedora está contratando um funcionário para ajudá-la?
Esse é o momento de entrar em ação, indique mulheres que você conhece,
indicações passam credibilidade e podem ajudar muito. Pensando nisso, ainda pode ser muito mais simples, se você gostou do trampo de uma empreendedora, que tal indicar em suas redes sociais e compartilhar com seus amigos? Leve outras mulheres com você independente do espaço, seja um evento, palestra, feira ou até mesmo nas redes sociais.

#4 Consuma de mulheres

Quando falamos sobre mulheres empreendedoras, são várias as artesãs ou coletivos de mulheres que lembramos e oferecem produtos ou serviços, então não existe motivo ou desculpa para não apoiar essa galera! Precisamos deixar claro aqui que ninguém empreende sozinha, afinal não existe negócio sem clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, investidores, assim como também é importante o apoio da família, amigos e toda sua rede.
Se você quer ver cada vez mais mulheres com
negócios crescendo ou chegando a espaços de poder e voz com a mesma frequência que homens, essa é uma ótima maneira de apoiá-las. E aqui aproveitamos para falar muito além dessa relação com negócios, procure também filmes dirigidos por mulheres, livros escritos por  mulheres, vá em feiras ou museus com exposições de mulheres. E se não tem tanta mulher quando você esperava realizando essas ações, que tal entrar pra essa lista?

#5 Crie uma rede de apoio

Empreender pode parecer uma jornada solitária, mas não deixa de ser um grande exercício de construção de redes. Já existem várias organizações que fazem esse trabalho, como por exemplo Consulado da Mulher, Instituto Rede Mulher Empreendedora, além de serviços básicos como o CRAs. 

Você já pensou em formar em sua cidade ou bairro um grupo de mulheres empreendedoras? Inclusive, o Empreender 360 tem um conteúdo bem legal para quem quer apoiar microempreendedores em sua comunidade. É fácil e acessível, onde você só precisa de um espaço e um computador.
Que tal começar? É só clicar aqui para conhecer essa metodologia!