Hoje, quando você quer planejar algo ou aparece alguma dúvida, tenho certeza que vai direto pro Google, né? E do mesmo jeito é muito comum que quando alguém está pensando em começar um negócio pesquise sobre empreendedorismo, dicas, guias, etc. É claro que nem sempre vai encontrar o que deseja, mas o que não pode acontecer é deixar os processos cada vez mais complicados e é por isso que preparamos esse conteúdo pra você tirar sua ideia do papel de um jeitinho mais fácil!

Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre o que é “Mindset”?

Essa palavra da língua inglesa significa mentalidade ou modelos mentais, ou seja, representa a maneira com a qual nós nos organizamos e damos sentido às nossas experiências. Dessa forma, você pode criar uma forma de enxergar o mundo e estabelecer uma linha de pensamento para seguir.

Sabendo o que é mindset e como isso pode apoiar seu negócio, quer algumas dicas de como organizar seus pensamentos e começar o seu empreendimento de uma vez por todas?

#1 Visão do produto ou serviço

Aposto que imaginou que já ia começar fazendo o Canvas, né? Pois é, não é bem assim! Antes de tudo, é preciso separar um tempinho e criar a visão do seu produto ou serviço, ou seja, o que você busca atingir com esse produto ou serviço no futuro. Aqui, o objetivo é botar a cabeça pra funcionar pensando na estratégia para sua venda e principalmente, para seu empreendimento.

É isso que vai orientar você na hora de fazer as primeiras validações do seu negócio e também será uma ótima base para criar seu Canvas. Para facilitar pensar em cada detalhe, você pode dividir a visão em 5 categorias e refletir sobre cada uma delas. Pegue um papel e uma caneta e pense, crie hipóteses iniciais sobre o seu negócio com base em cada um desses itens:

 

Visão do seu produto ou serviço

Esse primeiro passo é essencial para as próximas etapas! Então, pare e pense sobre o que você deseja oferecer aos seus consumidores, faça um resumo da intenção e motivação que tem com seu empreendimento, qual problema está buscando solucionar e o que te motivou a ter um negócio sobre isso.

Público-Alvo

Com base no que você você anotou no passo anterior, é hora de escolher seu público-alvo! Defina o segmento de mercado em que você está trabalhando, por exemplo, é de roupas, alimentos, um tipo de serviço específico na casa de pessoas? Em seguida, procure saber quem você pode ajudar com essa venda, em outras palavras, soluciona o problema de algum grupo de pessoas? E por último, saiba quem são os clientes!

Necessidades

A proposta de valor é responsável por explicar como o seu produto vai resolver os problemas dos clientes ou melhorar sua situação. Então, para descobrir as necessidades do seu público é interessante pensar na sua proposta de valor, quais problemas e dores dos clientes seu produto vai eliminar e que benefícios vai trazer.

Produto ou serviço

Já parou pra pensar se o que você oferece é realmente funcional? Aproveite esse momento para descrever quais são as 3 ou 5 maiores funções que você pode destacar e que caso, tivesse algum problema no processo poderia prejudicar a finalização de um produto ou serviço. Você pode comparar com as necessidades que listou na etapa anterior e perceber se o seu produto faz sentido e é capaz de satisfazer seus clientes.

Valor

Por último, chegou o momento de calcular o valor interno do seu negócio, porque se uma pessoa tem interesse em investir no que você faz, você precisa saber o que ela pode esperar de retorno. Especifique quais são os ganhos que você espera para o negócio: por exemplo, sua expectativa é aumentar receita? Entrar em um novo mercado? Reduzir custos? Desenvolver a marca ou adquirir conhecimentos? Você precisa ter essa informação na ponta da língua!

#2 Validação

Depois de definida a visão do produto, vamos realizar as primeiras validações do negócio. Ou seja, você que empreende e está lendo esse conteúdo, essa é a hora de ir para a rua e validar as hipóteses de problema levantadas. Bora? Mas antes de sair, prepare-se! Fazer uma lista das perguntas para lembrar seu cliente da experiência que ele viveu pode ser uma carta na manga!

 

#3 Definição do Modelo de Negócios

Enfim, chegamos na hora mais esperada: montar o seu modelo de negócio! O Canvas é uma ferramenta que te ajuda a fazer isso de um jeito mais simples e fácil, em que em apenas uma folha você consegue estruturar seu negócio o dividindo em 9 blocos. Quer saber mais? Assista nosso vídeo sobre o Canvas abaixo e saiba mais!

Bom, agora você já tem ideia do que fazer para tirar sua ideia do papel, só precisa colocar a mão na massa e fazer seu negócio crescer! E tem um Canvas para você baixar abaixo, fica de olho! Vamos lá?

 

E depois não esquece de contar pra gente aqui nos comentários se ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência!