#1 Visão do produto ou serviço
Aposto que imaginou que já ia começar fazendo o Canvas, né? Pois é, não é bem assim! Antes de tudo, é preciso separar um tempinho e criar a visão do seu produto ou serviço, ou seja, o que você busca atingir com esse produto ou serviço no futuro. Aqui, o objetivo é botar a cabeça pra funcionar pensando na estratégia para sua venda e principalmente, para seu empreendimento.
É isso que vai orientar você na hora de fazer as primeiras validações do seu negócio e também será uma ótima base para criar seu Canvas. Para facilitar pensar em cada detalhe, você pode dividir a visão em 5 categorias e refletir sobre cada uma delas. Pegue um papel e uma caneta e pense, crie hipóteses iniciais sobre o seu negócio com base em cada um desses itens:
Visão do seu produto ou serviço
Esse primeiro passo é essencial para as próximas etapas! Então, pare e pense sobre o que você deseja oferecer aos seus consumidores, faça um resumo da intenção e motivação que tem com seu empreendimento, qual problema está buscando solucionar e o que te motivou a ter um negócio sobre isso.
Público-Alvo
Com base no que você você anotou no passo anterior, é hora de escolher seu público-alvo! Defina o segmento de mercado em que você está trabalhando, por exemplo, é de roupas, alimentos, um tipo de serviço específico na casa de pessoas? Em seguida, procure saber quem você pode ajudar com essa venda, em outras palavras, soluciona o problema de algum grupo de pessoas? E por último, saiba quem são os clientes!
Necessidades
A proposta de valor é responsável por explicar como o seu produto vai resolver os problemas dos clientes ou melhorar sua situação. Então, para descobrir as necessidades do seu público é interessante pensar na sua proposta de valor, quais problemas e dores dos clientes seu produto vai eliminar e que benefícios vai trazer.
Produto ou serviço
Já parou pra pensar se o que você oferece é realmente funcional? Aproveite esse momento para descrever quais são as 3 ou 5 maiores funções que você pode destacar e que caso, tivesse algum problema no processo poderia prejudicar a finalização de um produto ou serviço. Você pode comparar com as necessidades que listou na etapa anterior e perceber se o seu produto faz sentido e é capaz de satisfazer seus clientes.
Valor
Por último, chegou o momento de calcular o valor interno do seu negócio, porque se uma pessoa tem interesse em investir no que você faz, você precisa saber o que ela pode esperar de retorno. Especifique quais são os ganhos que você espera para o negócio: por exemplo, sua expectativa é aumentar receita? Entrar em um novo mercado? Reduzir custos? Desenvolver a marca ou adquirir conhecimentos? Você precisa ter essa informação na ponta da língua!
Deixe seu comentário: