Marketplace para MEI: tudo o que você precisa saber
Atualizado em 30/11/2021

Se você é um microempreendedor individual e está se perguntando se pode vender em espaços como Magazine Luiza, Mercado Livre, Americanas e semelhantes, saiba que a resposta é sim! O Marketplace para MEI é uma realidade! Entretanto, há alguns pontos que você deve ficar atento para começar esse processo e nós te explicaremos ao longo deste artigo.
O que é Marketplace?
Marketplace é um site que vende itens de diferentes lojas, como se fosse um shopping online, com diversos vendedores de todo tipo de produto. Vamos supor que você tenha uma loja física e vende roupas femininas, mas gostaria de aumentar sua clientela. Você pode abrir uma loja em um marketplace e colocar seus produtos para venda online.
Quem abre uma loja para vender em marketplaces paga uma comissão ao site para cada venda realizada. Essas comissões variam entre 10% e 20%, dependendo do tipo de produto vendido. No Mercado Livre, por exemplo, a comissão cobrada por um tênis vendido é de 14%, enquanto para um Notebook é de 11%.
Atualmente os maiores Marketplaces do Brasil, segundo pesquisa, são:
- Mercado Livre;
- Shopee;
- Amazon;
- Magazine Luiza;
- Via Varejo;
- B2W;
- Global Fashion Group;
- AliExpress;
- Centauro;
- OLX.
MEI pode vender em Marketplaces?
Como falamos acima, sim, microempreendedor individual (MEI) pode vender em marketplace. Entretanto, há alguns pontos que você deve prestar atenção antes de começar suas vendas:
Limite de faturamento do MEI
A legislação permite que MEIs tenham um limite de faturamento de R$ 81 mil por ano, que dá cerca de R$ 6.750 por mês. Então, ao começar suas vendas em Marketplaces, tome cuidado para não passar esse valor e sofrer penalidades.
Caso o negócio esteja indo muito bem, e você esteja passando do limite de faturamento, precisará mudar sua empresa de MEI para ME.
Emissão de nota fiscal eletrônica em XML
Os vendedores dos marketplaces precisam emitir nota fiscal eletrônica em XML. Este modelo se trata da versão digital da NF e está dentro dos padrões nacionais de escrituração fiscal, permitindo fazer trasalões em todo país com segurança. Entretanto, ele ainda não está disponível em todos os estados brasileiros, como Acre, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo.
Correios exigem nota fiscal ou declaração
A nota fiscal também é exigida pelos Correios quando você for enviar seus produtos para os clientes que compraram. Para MEIs, o Correio também dá a opção de declaração do conteúdo a ser enviado. Atente-se a esses dois pontos.
Marketplaces que aceitam MEI
Confira abaixo quais Markeplaces aceitam o cadastro de MEIs:
- Americanas;
- Amazon;
- Mercado Livre;
- Casa Bahia;
- Extra;
- Magazine Luiza;
- Carrefour;
- Ponto frio;
- Submarino;
- Walmart;
- Dafiti;
- Netshoes;
- Shoptime.
Como vender em marketplaces sendo MEI
Cada marketplace tem um processo diferente para cuidar de sua proteção e de seus consumidores, então, é preciso considerar a particularidade de cada um.
Algumas exigências que a maioria deles fazem em relação a MEIs são:
- Ter CNPJ ativo e sem restrições;
- Ter CNAE no setor de “Comércio Varejista”;
- Ter autorização para emitir nota fiscal;
- Emitir nota fiscal no formato XML;
- Ter conta corrente vinculado ao CNPJ;
- Ter cadastro no Sefaz do estado de sua inscrição estadual.
Vantagens de vender em marketplace
1) Você lucra mais
A primeira vantagem do Marketplace para MEI é que já é você pode ter um lucro a mais. Isso porque, segundo estudo do Estadão, 2,5% dos microempreendedores que vendiam produtos no marketplace da Magazine Luiza no começo de 2021, ultrapassaram o limite de faturamento anual de R$ 81 mil, devido ao alto número de vendas.
2) Você não precisa criar uma loja online
Outra grande vantagem do Marketplace para MEI é que você não precisa criar um site do zero para ter uma loja online. Com o marketplace, toda estrutura já vem pronta, com formas de pagamento, fretes, cupons e muito mais.
3) Você não gasta com divulgação
Os marketplaces são os responsáveis por toda parte de divulgação online, ou seja, você economiza bastante com esse empurrãozinho, pois como esses sites geralmente são grandes, eles alcançam muitas pessoas com o marketing que fazem.
4) Seu negócio vende 24h por dia
Por se tratar de um negócio digital, seus produtos ficam disponíveis 24h por dia, oferecendo aos clientes a chance de fecharem uma compra a qualquer momento.
Como escolher o marketplace ideal para MEI?
Agora que você, microempreendedor individual, já sabe que pode vender em marketplaces, quais as exigências e quais te aceitam, é hora de escolher o melhor para o seu negócio. Alguns pontos que destacamos para você levar em consideração na escolha são:
O alvo do marketplace
Alguns marketplaces têm um alvo em particular, pois eles vendem produtos específicos. A Dafiti, por exemplo, é conhecida por ser um e-commerce de moda, que vende muitas roupas e calçados, então se seu negócio é de eletrônicos talvez a Americanas, Magazine Luiza e Submarino sejam uma opção melhor.
A taxa de comissão
Esse ponto é fundamental antes de escolher um marketplace, afinal, saber o quanto de suas vendas você irá pagar para a plataforma faz parte da organização de suas finanças e terá impacto na precificação de seus produtos.
A popularidade do marketplace
O quanto um canal é conhecido, seja por seu nome, tamanho ou credibilidade, também deve ser levado em conta, pois esse é um ponto importante para elevar as suas vendas.
O alcance do marketplace
Verifique se o marketplace que você escolheu entrega para todo o Brasil, para que suas vendas tenham um grande alcance nacional e não sejam limitadas a determinadas regiões.
A valorização do MEI
Há canais que valorizam muito pequenos vendedores, oferecendo treinamentos para melhor conhecimento da plataforma, dicas para seu produto chegar a mais pessoas e estratégias de vendas específicas. Busque por um marketplace que te acolha.
Marketplace para MEI: como vender bem?
Capriche no anúncio
Esse é o primeiro ponto que irá definir suas vendas. Um bom anúncio tem um título claro, está localizado na categoria certa de produtos, tem boas fotos (e se possível até vídeos) e tem informações técnicas do produto, como cores e tamanhos.
Atenda bem os clientes
Assim como fisicamente, no digital um bom atendimento pode conquistar clientes! Seja gentil, disponibilize canais de contato, seja humano, ajude e mantenha um bom tom de voz. Quer saber como fazer tudo isso? Clicando aqui você é direcionado para nossa publicação “Atendimento online: como atender o cliente da melhor maneira?”.
Mantenha um estoque
Sempre que você anunciar um produto, garanta que você o tem no estoque. Caso não tenha, o tire do ar enquanto não for reposto, para não criar uma expectativa nos clientes que fazem a compra e depois frustá-los por não ter o item a pronta entrega.
Precifique corretamente
Como dito anteriormente, é preciso que você fique atento às comissões que os marketplaces cobram em cima de suas vendas, além de outros cálculos, como o de frete. Pense em tudo isso ao precificar seu produto para não sair no prejuízo.
Agora você já sabe que o Marketplace para MEI pode ser uma ótima opção para expandir seu negócio. Atente-se ao escolher o melhor canal para seu negócio e boas vendas!
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