Maria do Desterro é empreendedora do Grupo de Mulheres Art's Barro, em que 8 mulheres artesãs trabalham com a produção e comercialização de peças de barro!

 

#Maria Empreendedora

Maria do Desterro, de 42 anos,  é empreendedora do Grupo de Mulheres Art's Barro, localizado em Brejinho, Pernambuco. O grupo é formado atualmente por 8 mulheres que trabalham com a produção e a comercialização de peças de barro, sendo elas peças decorativas, utensílios de cozinha e principalmente panelas para restaurantes e para casa. Entre as peças pode se encontrar, por exemplo: conjuntos de feijoada composto por panelas, tampas e colheres, travessas, pratos, xícaras, leiteiras, doceiras, abajures, entre outros produtos.

“Essa ideia surgiu com uma ex-diretora e professora na época, que viu essa ideia numa cidade vizinha na Paraíba e se apaixonou pelas peças” conta Maria. A ex-diretora quis trazer para Pernambuco esse trabalho com peças artesanais e se juntou às mulheres que queriam ter sua própria renda, além de estar iniciando uma ação social. Naquele momento, ninguém sabia muito bem como isso funcionava.

Buscando estruturar esse negócio, essas mulheres participaram de 3 meses de curso de artesanato em cerâmica, oferecido pela Prefeitura de Brejinho e coordenado pela professora aposentada, Janete Rodrigues da Costa para aprender todo o processo.

Em 2007 e após esse período de 3 meses, em uma festa de padroeiro no fim do ano, surgiu o grupo que hoje se encontra na PE 275, rodovia que liga Pernambuco a Paraíba. No início, o grupo contava com 16 mulheres. Com o tempo, a equipe foi reduzindo até chegar às 8 pessoas que trabalham hoje em dia.

Maria pensa sobre o futuro do Grupo de Mulheres Art's Barro, e por isso, quer renovar seus conhecimentos fazendo outros cursos e levar sua experiência e aprendizados para outras pessoas também.  Maria percebeu que a cada dia que se passa, ela e as mulheres do grupo aprendem coisas novas, e por conta disso, seria bem interessante se encontrassem com outras pessoas que trabalham com artesanato e têm interesse em trocar experiências, para ampliar ainda mais o conhecimento.

 

#Inspirando outras mulheres empreendedoras

Ao pensar sobre ser uma mulher empreendedora, Maria ficou sem palavras e se lembrou da época em que estava começando a empreender, quando não tinham nada. Para ela, o início de tudo é completamente diferente da realidade atual e às vezes fica pensando sobre as conquistas que tiveram, uma vez que nada veio com facilidade. “Nada veio de graça, a gente correu atrás. E conseguir se manter hoje não é nada fácil, mas é muito prazeroso” conta a empreendedora.

Por ser mulher e por trabalhar fora de casa, o grupo passou por muitas dificuldades, principalmente quando os maridos não queriam deixar que elas fizessem o curso. Elas precisaram lutar para poder participar. “O machismo era enorme, maior do que já é hoje, e passar por isso, fazer o que a gente quer, ter o nosso próprio negócio não foi fácil” diz Maria se referindo ao período em que fizeram o primeiro curso e começaram a empreender com o grupo, reforçando que o caminho percorrido não foi fácil especialmente por ser mulher.

 

#Dica da Maria: Força, mulher!

Maria acredita que para quem pensa em empreender, é preciso ter força, ter fé e começar. É só a partir desse primeiro passo que você terá outra visão de vida. Acredite em você mesmo, no seu serviço e no seu trabalho que você verá o seu negócio crescer!