Usar a opção de impulsionar no Instagram pode ser muito vantajoso para o seu pequeno negócio, principalmente se considerarmos que por lá, um post orgânico (sem impulsionamento) alcança apenas cerca de 10% dos seus seguidores. 

Na prática, isso significa que se você tem 1.200 seguidores, por exemplo, uma publicação sua chega a, aproximadamente, 120 deles. 

Então, se você quer que sua conta tenha mais visibilidade, vem com a gente que neste artigo te explicaremos um passo a passo de como usar o impulsionamento no Instagram. 

O que significa impulsionar no Instagram?

Impulsionar posts no Instagram significa pagar uma quantia para que esses posts apareçam para mais pessoas na rede social, sejam essas pessoas seus seguidores ou não. É uma forma de publicidade online, ou seja, de divulgar seu produto, serviço ou marca para mais pessoas/perfis. 

Quando você ativa o impulsionar no Instagram para um post, ele vai aparecer para mais pessoas, conforme uma definição de público que você mesmo irá fazer. O post aparecerá com uma indicação de “Publicação Patrocinada”, pois será uma publicação que você pagou para alcançar mais contas no Instagram. 

Ao aderir a essa função, você leva o seu negócio e produtos para novos perfis que podem vir a se tornar seus seguidores, permitindo que mais pessoas conheçam o seu trabalho e tenham a chance de se interessar por ele e, consequentemente, comprar o que você vende. 

Por que e quando impulsionar no Instagram?

Impulsionar posts no Instagram pode trazer novos seguidores para o seu perfil, além de levar uma postagem sua, com informações do seu produto/serviço, para uma pessoa que ainda não conhece o que você faz. 

Sendo assim, o principal motivo para escolher fazer publicações pagas no Instagram, seria o de ter mais visibilidade na rede. Infelizmente, a plataforma prioriza os posts patrocinados, portanto nem sempre é possível conseguir visibilidade com posts orgânicos (sem impulsionamento/gratuitos). 

Portanto, se você quer alcançar novas pessoas para acompanharem o seu negócio nesta rede, essa é uma grande oportunidade! 

Em relação a quando usar o impulsionamento de posts no Instagram, o melhor momento é aderir para posts específicos, pois você irá desembolsar uma quantia para essa função. Não é um valor fixo, e vai depender de quantas pessoas você quer alcançar, dentre outros fatores que você saberá mais pra frente.  

Vamos a um exemplo para ficar mais claro: vamos supor que você tem um estoque parado de peças na sua loja de roupas, e deseja fazer uma grande queima de estoque. Faz um post para divulgar a promoção, porém você gostaria que esse post chegasse a mais pessoas do seu bairro que ainda não conhecem sua loja, portanto, decide impulsioná-lo.  

Quanto custa impulsionar no Instagram?

E já que entramos na questão de valores para impulsionar no Instagram, é comum surgir a dúvida de quanto custa essa ação. Não há um valor determinado para levar sua publicação a mais seguidores da rede social, pois ele varia de acordo com as configurações que você inserir.

Essas configurações envolvem pontos como: objetivos do impulsionamento, público-alvo, número de dias que você quer manter esse impulsionamento no ar, entre outros.

Portanto, o valor fica a seu critério! Na hora de impulsionar o post, o Instagram te oferece uma previsão de pessoas que serão alcançadas com aquela postagem, de acordo com a quantidade de dinheiro que está investindo.

Nossa sugestão é que você comece investindo pouco, com posts bem diferentes um do outro, para analisar o que dá mais certo e te traz mais retorno, para depois começar a fazer grandes investimentos.

Como impulsionar no Instagram: passo a passo

Agora que você já compreendeu como funciona o impulsionamento no Instagram e qual seu objetivo, é hora de colocar a mão na massa! Preparamos esse passo a passo completo de como impulsionar posts no Instagram:  

Passo 1: Converta seu perfil em conta comercial  

A conta comercial é a que permite que você comece a usar a função de impulsionar no Instagram. 

Então, em primeiro lugar, verifique se a sua conta está neste modo. Caso não estiver, vá em: 

Configurações > Conta > Mudar para conta profissional > Continuar > Empreendedor e avance confirmando suas informações pessoais e conta do Facebook. 

Caso você precise de um tutorial mais detalhado para fazer essa mudança, clique aqui e acesse um post com passo a passo ensinando como mudar seu perfil no Instagram para conta comercial.

Passo 2: siga para aba de Promoções 

Vá até o seu perfil e clique no botão de “Promoções”. 

Por lá você encontrará a opção de impulsionar um post, seja ele um que já exista em seu perfil, ou um novo, que você subirá por lá. 

Passo 3: escolha uma meta para o post que você quer impulsionar no Instagram 

Depois que você escolheu entre um post novo ou já existente para impulsionar no Instagram, defina qual o direcionamento do seu tráfego. 

Esse direcionamento diz respeito ao lugar que você quer que as pessoas cheguem com essa publicação patrocinada, podendo ser: 

  • Aumento de visitas no perfil: para as pessoas visitarem o seu perfil; 
  • Aumento de acessos no site: direcionando as pessoas para um link fora do Instagram; 
  • Aumento de mensagens: direcionando as pessoas para a sua DM. 

Passo 4: selecione o público-alvo 

Nessa etapa, é fundamental que você escolha exatamente o público-alvo do seu pequeno negócio, pois assim você será mais assertivo e terá maiores chances de conseguir novos consumidores. 

Na função de impulsionar no Instagram, você define o seu público com base em: 

  • Localização; 
  • Idade; 
  • Interesses; 
  • Gênero. 

Assim que você criar um público, ele automaticamente ficará salvo para usar em outros impulsionamentos. 

Conforme você seleciona cada configuração de público-alvo, o Instagram apresenta uma estimativa do alcance que esse impulsionamento pode ter. 

Passo 5: determine o valor e o tempo de duração do impulsionamento 

Como nós falamos no início do post, o valor do investimento para impulsionar no Instagram fica a seu critério. Portanto, estipule um orçamento inicial, levando em conta quanto você quer gastar e quais retornos você quer dessa ação. 

Não esqueça de anotar todos os resultados do seu primeiro impulsionamento, para considerar se você deve aumentar ou diminuir esse valor em outras vezes que decidir recorrer a essa ação. 

Aqui a lógica é: quanto mais tempo, mais dinheiro é preciso investir para a campanha ficar no ar. Além disso, o valor de investimento também impacta na quantidade de pessoas que irão visualizar sua postagem.  

Passo 6: insira uma forma de pagamento 

Aqui, será mostrada uma prévia de como o post irá aparecer no feed, stories e na aba de explorar do público que você selecionou. 

Verifique se todas as informações estão corretas e, caso estejam, siga para “Pagamento”. 

Nessa fase, você irá colocar os seus dados pessoais e escolher a opção de cartão de crédito, boleto bancário ou PayPal. Normalmente, para boleto bancário, o Instagram leva cerca de 2 dias para reconhecer o pagamento. Portanto, leve isso em conta na hora de criar seu post impulsionado e escolher a data de veiculação dele.  

Passo 7: crie a sua promoção e comece a impulsionar no Instagram 

Impulsionamento feito e modo de pagamento selecionado, é só clicar em “Criar promoção”. 

No momento em que você clicar nesse botão, o seu impulsionamento no Instagram vai para uma aprovação da rede, que irá verificar se a sua mídia está dentro dos padrões, e então, aprová-la. 

Como monitorar o resultado do impulsionamento?

Mensurar o resultado da publicação que você escolheu para impulsionar no Instagram é essencial para avaliar suas estratégias futuras. Para realizar o monitoramento, basta ir em “Promoções” e lá você encontrará os seus impulsionamentos ativos e inativos. 

Quando você escolhe um impulsionamento ativo, a rede social te mostrará um resultado parcial, pois ele ainda está rolando. 

Mas quando você opta por ver um impulsionamento que já terminou, você consegue ver todas as interações que aconteceram enquanto você pagou pelo anúncio. 

Entre essas interações estão: número de cliques, visitas, impressões, novos seguidores, público alcançado e valor investido no orçamento. 

Leve em conta todos esses resultados para as próximas campanhas que você deseja fazer. 

E aí, animado para começar a explorar essa função?  

Com esse artigo, nossa missão foi te explicar o que é a opção de impulsionar no Instagram, mostrando que ela é uma ótima saída para quem busca levar os posts do seu negócio para mais usuários da rede social. 

Para isso, apresentamos um passo a passo completo, informando quais são as etapas para concretizar o seu impulsionamento e o que deve ser inserido em cada fase. 

Por fim, reforçamos a importância de você sempre monitorar seus impulsionamentos, principalmente quando eles estiverem finalizados, pois só assim você saberá se atingiu os seus objetivos e entenderá o que deu certo ou não nessa opção. 

E já sabe, qualquer dúvida é só deixar um comentário!