Como melhorar a experiência de compra dos seus clientes
Atualizado em 27/12/2021

Para vender bem e ter clientes satisfeitos, não basta apenas ter um bom produto ou serviço. É preciso caprichar no atendimento, nos anúncios e até mesmo no pós-vendas. Com isso, seu cliente cria uma relação com o seu negócio, sentindo um verdadeiro carinho pela marca e inclusive indicando para outras pessoas.
Tudo isso faz parte da experiência de compra do cliente! Siga em frente no post para entender melhor o que é isso e como proporcionar a melhor experiência para os seus clientes 😊
O que é experiência de compra?
A experiência de compra é o conjunto dos aspectos que envolvem a compra de um produto ou serviço. Isso vale para a pré-compra, quando o cliente ainda está pesquisando sobre o item que quer adquirir, durante a compra, e no pós-compra, em como a empresa irá lidar com o cliente e sua opinião sobre o produto adquirido.
Por isso, para ter uma boa experiência de compra, não basta apenas ter um produto ou serviço excelente, pois há outros aspectos no processo que o seu cliente vai avaliar.
Por exemplo: imagine que você vai num restaurante que diz ter a melhor comida da cidade. Chegando lá, você precisa pegar uma fila enorme, não há um tempo previsto para conseguir uma mesa e, quando consegue, vários pratos do cardápio não estão disponíveis. A comida chega e é realmente deliciosa, mas avaliando o todo, você prefere não voltar no restaurante, porque foi mal atendido e não conseguiu ter uma boa experiência.
Proporcionar a melhor experiência de compra aos seus clientes, isto é, garantir que eles saiam da sua loja cada vez mais satisfeitos e felizes, se tornou essencial para qualquer empreendimento e deve ser um ponto importante a ser pensado e planejado pela gestão do negócio.
Dicas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes
Para melhorar a experiência do cliente, é preciso entender alguns pontos importantes:
- Presença online;
- Identidade visual da marca;
- O relacionamento com os clientes;
- A reputação do seu empreendimento;
- Qualidade dos produtos ou serviços vendidos.
A qualidade do atendimento presencial é sim fundamental, mas o que é muito comum de acontecer hoje em dia é o consumidor já começar a avaliar sua experiência com uma busca feita na internet.
Imagine que você deseja visitar uma loja para comprar uma roupa para o Natal, busca essa loja no Google e não encontra muitas informações sobre o horário de atendimento e não sabe quando a loja estará aberta. Ou então você se depara com comentários negativos sobre o estabelecimento nas redes sociais, e acaba por desistir de ir, encerrando a experiência.
Por isso, de nada adianta ter funcionários extremamente bem treinados no interior da loja se nenhum cliente entrar nela, certo? Portanto, comece caprichando no seu perfil, colocando informações essenciais para seus clientes.
Veja a seguir mais algumas dicas de como melhorar a experiência de compra dos seus clientes:
#01 Conheça e ouça seus clientes
Parece óbvio, mas muitos empreendedores não conhecem bem seus clientes e traçam estratégias em suposições criadas por eles mesmos. É essencial conhecer as características de seus clientes e, principalmente, descobrir suas necessidades e o que eles gostam ou não em seus produtos.
Com essas informações você pode ter a oportunidade de melhorar algo e atender as expectativas dos clientes que se sentirão agradados e se tornarão fiéis ao seu negócio.
Uma boa dica é apostar na construção de uma persona, que é um perfil completo de um possível cliente seu, baseado justamente no seu público.
#02 Use as redes sociais ao seu favor
As redes sociais são excelentes ferramentas de interação e relacionamento entre empresa e clientes. Elas podem ser grandes aliadas na estratégia de melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
Você pode usá-las como recurso para pesquisa de satisfação, como fonte de dados sobre seus clientes e para criar um relacionamento mais próximo com quem compra seus produtos. As pessoas gostam disso, de conhecer a empresa! Para escolher qual é a melhor rede social para seu negócio, acesse nosso artigo aqui.
Além de todos esses benefícios, ainda é um recurso com baixíssimo custo e que tem enorme abrangência, já que quase todo mundo usa. É importante manter um controle sobre as redes sociais, pois muitos clientes preferem se manifestar publicamente através delas.
#03 Mantenha seu negócio integrado
Você sabia que nem sempre os problemas de uma compra estão na compra em si? Toda compra é resultado de um processo que inicia muito antes da efetivação do pagamento, e quando esse processo tem uma falha, ela será transferida entre os setores e impactará no resultado final.
Para resolver essa questão, é preciso identificar onde está a falha e trabalhar nisso. Desde o preparo da equipe para garantir um bom atendimento, até a implantação de um sistema integrado de vendas e gestão empresarial ERP, que pode facilitar a organização dos processos internos, a troca de informações, e a construção de um negócio focado na qualidade da experiência de compra.
Esqueça a ideia antiquada de apenas conceder descontos. Hoje as pessoas querem ser valorizadas e isso faz parte de um atendimento de excelência e da experiência de compra ideal que seus clientes buscam.
—
Agora você está super por dentro do que é a experiência de compra e como melhorar ela no seu negócio! Se ficou alguma dúvida, não se esqueça de deixar um comentário 😉 Até a próxima!
Conteúdo realizado em parceria com a GestãoClick.
Deixe seu comentário: