E-mail: o canal indispensável de comunicação com os seus clientes na internet
Atualizado em 17/06/2020

Apesar do telefone ou do contato pessoal serem melhores e mais ágeis para resolver muitas questões, muita gente costuma trocar mensagens, ou prefere receber informações sobre um produto ou serviço por e-mail.
Muitos de nós já têm um e-mail pessoal e vários microempreendedores usam o mesmo para se relacionar com seus diferentes públicos. Mas a medida que o seu negócio cresce e a clientela vai aumentando, nada melhor que ter um e-mail para ser usado exclusivamente no negócio, evitando assim a confusão de misturar as demandas pessoais com as do negócio, ainda mais quando um funcionário ou colaborador seu precisa acessar a mesma caixa de mensagem.
Então não perca tempo e crie já um endereço e-mail para o seu negócio!
#O mais simples: o e-mail gratuito
Para criar um e-mail de forma gratuita, você precisa escolher um provedor de e-mail gratuito, ou seja, uma empresa que já tenha um domínio (seria o “endereço” do e-mail ou website) e uma hospedagem (onde o e-mail ou website está virtualmente hospedado), e ofereça isso a você gratuitamente, como por exemplo, o Gmail. Existem muitos, você pode pesquisar e verificar qual melhor se encaixa à sua necessidade de espaço, qual oferece mais recursos, e se cadastrar.
O cadastro solicita alguns dados, e na hora de escolher o nome do seu e-mail, seja direto. Tente colocar o nome da sua empresa, por exemplo: suaempresa@gmail.com, e se essa opção não tiver disponível, adicione informações fáceis de lembrar como a cidade, suaempresa.curitiba@gmail.com
É melhor ser algo simples, curto, fácil do seu cliente lembrar e identificar seu negócio caso você envie um e-mail.
#O mais profissional: o e-mail com domínio e hospedagem próprios
Caso você queira ter um e-mail personalizado para a sua empresa, você precisa registrar o seu domínio e contratar um serviço de hospedagem.
O domínio é o seu endereço na internet, o do Tamo Junto, por exemplo, é www.tamojunto.org.br, e para que você obtenha um, precisa escolher um nome e registrar no site Registro.br, que é o órgão responsável por regularizar domínios no Brasil. Acesse: www.registro.br
Além desse, seguem mais algumas das principais empresas que prestam esse serviço:
- Locaweb locaweb.com.br
- Terra terra.com.br
- UOL uol.com.br
- IG ig.com.br
Os custos de registro são a partir de R$40 por ano.
A dica para definir o nome do site é a seguinte: de novo, tente ser o mais direto e simples possível. Caso o nome da sua empresa não esteja mais disponível, use o nome da sua empresa mais o estado ou cidade em que você se encontra.
Além do registro, para que seja possível acessar o site do seu negócio, é preciso hospedá-lo em um local chamado servidor. E existem várias empresas que fazem este serviço de hospedagem de site. Os servidores mantêm o site armazenado por um pagamento de mensalidade.
Para entender melhor pense que o servidor é um prédio, e que cada apartamento hospeda um site diferente, e para que seu site fique hospedado lá, é necessário pagar um aluguel. O proprietário dos apartamentos é chamado de host, e o aluguel geralmente é chamado de taxa de hospedagem. No Brasil, os pacotes de hospedagem mais simples custam, em média, R$ 40 por mês. Faça uma boa pesquisa e compare os serviços antes de contratar a hospedagem.
Esclarecidos o domínio e a hospedagem, voltamos para os e-mails.
Para criar um e-mail personalizado, dentro do seu próprio endereço de site, por exemplo: maria@suaempresa.com.br, você tem duas opções:
- Contratar esse serviço da própria empresa que hospeda seu site, empresas como a UOL HOST, por exemplo, oferecem esse serviço.
- Contratar esse serviço de alguma empresa de e-mails, como o GMAIL empresarial, mas para isso você precisa ter o domínio registrado, e também pagar uma mensalidade.
São muitas opções de serviços, por isso, seja curioso e atento, pesquise e compare tudo o que as empresas podem te oferecer antes de contratar um serviço.
O e-mail é talvez a mais básica das ferramentas que a internet pode oferecer. Para dar um passo mais para a frente, você também pode dar uma vitrine para o seu negócio na internet, usando um site ou uma página nas redes sociais. Como? Chega mais que te explicamos neste artigo.
Deixe seu comentário: