Se você chegou nesse artigo significa que você está procurando por  dicas específicas para alguns segmentos da área da alimentação. É bem importantes que antes de ler esse conteúdo você acesse o artigo anterior onde damos orientações gerais sobre as boas práticas para bares e restaurantes.

Agora se você já está por dentro dessas orientações gerais, essa é a hora de olhar de maneira individualizada pro seu negócio. Separamos as dicas em três grandes categorias da área de alimentos: pontos fixos de vendas; encomendas e delivery;  feirantes, ambulantes, e empreendedores que comercializam na rua. 

Olha só quais são as nossas sugestões:

#1 Pontos fixo de venda (bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias com salão)

- Se possível, aumente a ventilação dos ambientes, principalmente da cozinha e do salão. Caso o negócio tenha ar-condicionado, os filtros devem estar limpos e com a manutenção em dia.

- Reduza o número de cadeiras e lugares disponíveis e aumente a distância entre as mesas no salão, mantendo o mínimo de 2 metros entre elas.

- Recomende a todos os clientes que lavem as mãos ao chegar e a sair do estabelecimento.

- Deixe o cardápio sobre as mesas evitando o contato físico entre garçom e cliente.

- Retire sachês e molhos de cima das mesas. Deixe que os clientes solicitem conforme a necessidade.

E pra você superar esse momento, anote estas dicas:

-  Se você tiver uma equipe de trabalho, adote horários alternativos para entrada e saída dos funcionários e faça escalas de forma que não estejam todos ao mesmo tempo no local.

- Se perceber a necessidade, estabeleça um horário de funcionamento reduzido, para que você possa controlar melhor os processos, o estoque e cumpra com as exigências de segurança e saúde. De preferência foque em horários que historicamente tem maior procura em seu negócio.

- Se possível, implemente ou aumente a prática da entrega direta por delivery. Aproveite a oportunidade para levar alimentação às pessoas em quarentena e continue vendendo.

 - Adote o  incentive o consumidor a encomendar e retirar no restaurante  “Grab and Go/Pegue e leve”.

#2 Vendas por encomenda e delivery (marmitas, bolos, salgados, doces)

-  Todas as vezes que o box/caixa térmica retornar ao restaurante deve ser higienizado com detergente neutro e álcool 70%.

- Reforce os cuidados no preparo e acondicionamento dos alimentos nas embalagens. Depois de fechar as sacolas e pacotes esterilize com álcool 70% e coloque selos de segurança para garantir que  o pedido chegue até o cliente sem violação e ele se sinta seguro para consumir.

- Adote a opção de entrega “sem contato” e deixei à disposição do cliente. A ideia aqui é entregador deixar o pedido na porta evitando o contato entre entregador e cliente.

- Providencie máscaras e álcool em gel 70% para os entregadores, com orientação de uso antes e durante a entrega dos pedidos.

- Oriente seu cliente a utilizar meios digitais para pagamento. Caso contrário, solicite ao cliente que coloque o dinheiro em saquinho fechado. Faça o mesmo com o troco. E entre uma entrega e outra higienize a maquininha com álcool em gel 70%.

- Recomende que o seu cliente lave as mãos ao retornar para casa com o pedido. E oriente ao entregador que passe álcool em gel 70% entre uma entrega e outra.

- A introdução de delivery no seu negócio pode ser uma medida inteligente para conseguir manter os empregos e a venda de seus produtos.

E pra você superar esse momento, anote estas dicas:

- Faça um promoção de frete grátis para atrair mais clientes.

- Preste atenção nos horários de maior venda e concentre o seu serviço nestes momentos.

- Utilize as redes sociais para divulgar um vídeo ou fotos dos procedimentos adotados para garantir a segurança dos clientes.

#3 Feirantes, ambulantes e empreendedores que comercializam na rua

Se você ainda não está em isolamento, em breve terá que seguir as recomendações do seu estado ou cidade. Então, se prepare pra inovar no seu negócio. Pensar em soluções que você possa produzir em casa e fazer entrega, por exemplo. Pode ser um bom momento pra tomar aquele passo para o crescimento do seu negócio de forma segura

Lembrando que essa entrega não precisa ser apenas via aplicativos, você pode se conectar e conversar diretamente com seu cliente com ferramentas muito simples, como o whatsapp por exemplo.

Curtiu as dicas? Conte para a gente nos comentários como seu negócio está passando por essa fase. Apoiar uns aos outros é essencial para superarmos este momento. Acredite no poder da sua rede! 😉