Como despertar o desejo de compra em seus clientes
Atualizado em 15/08/2022

Um dos grandes desafios que microempreendedores enfrentam, é fazer com que o cliente consuma seu produto ou serviço. Para isso acontecer, existem diversas estratégias de como despertar o desejo de compra.
O primeiro passo é entender que todo desejo tem como base a falta de algo ou uma necessidade que ainda não foi suprida. Encontrando essa necessidade em aberto, fica mais fácil usar o que você vende para gerar emoções nas pessoas, seja alegria, vontade, encantamento ou motivação.
Vamos aprender a como lapidar essas técnicas?
3 pontos fundamentais para despertar o desejo de compra
Existem alguns pontos que são fundamentais para despertar o desejo de compra do seu cliente. Conheça eles a seguir?
#01 Informação
Informe o máximo que puder sobre seu produto ou serviço. Fale desde como ele funciona e seus benefícios, até como ele pode ser consumido, qual o seu valor e as formas de pagamento. Por exemplo, se você vende bolsas, fale dos materiais que elas são feitas, quais as dimensões do tamanho, se tem bolsos, forro, quais as cores disponíveis e afins.
#02 Visual
A imagem é fundamental para despertar o desejo de compra. Ela é a peça-chave para as pessoas se imaginarem com seu produto ou serviço, tendo suas vidas transformadas por meio dele.
Por exemplo, se você tem um salão de beleza, a imagem de sua cliente com o cabelo pintado pode despertar o desejo em outras mulheres só pelo visual, levando-as a se imaginarem com aquele mesmo tom de coloração. Logo, elas irão te procurar para fazer o mesmo procedimento.
#03 Sentimento
A criação de um sentimento no cliente anda de mãos dadas com as informações passadas e a imagem. Uma boa estratégia, aliada a esses dois pontos, é contar uma história que une a informação e o visual, envolvendo o emocional da pessoa e despertando sensações, criando vontades e expectativas.
Um exemplo disso é uma boa legenda de uma foto nas redes sociais do seu negócio. Se você tem um salão e quer vender procedimentos de pinturas, tente algo como: “Você está procurando por mudanças no seu visual? Que tal começar pelo cabelo? Colorir os fios com a cor certa é capaz de aumentar sua autoestima, rejuvenescer e ainda hidratar seu cabelo! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre as possibilidades para você!”.
Gatilhos mentais para despertar o desejo de compra
Os gatilhos mentais são estratégias de estímulos psicológicos, que agem dentro do cérebro das pessoas, provocando uma reação nelas e fazendo com que tomem uma decisão, neste caso, a decisão de compra.
Isso pode ser feito de várias maneiras, despertando diferentes emoções. Confira algumas a seguir:
- Escassez: quando um produto está acabando, as pessoas sentem mais vontade de consumir, pois desperta a sensação de que uma ótima chance será perdida. Exemplo: “restam apenas duas jaquetas no estoque”. Mas atenção, use essa tática com moderação. É importante ser transparente com seu cliente.
- Urgência: a prática de acelerar o cliente faz com que ele tenha uma resposta rápida, adquirindo o produto ou serviço na hora. Exemplo: “desconto de 40% só até amanhã”. Para essa técnica, vale a mesma dica dada acima: use com moderação!
- Prova social: a opinião dos outros e o resultado que tiveram com um produto ou serviço influencia outras pessoas. Exemplo: feedbacks de clientes que já compraram seu produto ou serviço e tiveram mudanças positivas em suas vidas.
- Gentileza: ser gentil é traçar uma estratégia que gere encanto e faça com que o cliente queira devolver o gesto. Exemplo: oferecer uma amostra grátis de seu produto, levando o cliente a comprá-lo após adquirir a amostra.
- Autoridade: quando você fala muito bem sobre algo, você se torna uma autoridade no assunto para as pessoas. Com sua área de atuação não é diferente. Com isso, as pessoas gravam no inconsciente que você é referência no que faz e te procuram quando querem comprar o que você vende. Exemplo: crie conteúdos sobre sua área nas redes sociais do seu negócio, dando dicas, contando segredos poucos conhecidos pelo consumidor e ensinando a fazer algo.
Gostou de conhecer esses gatilhos? Então aplique em seu negócio. Mas use com moderação, seja nas redes sociais, ou em um atendimento presencial.
Analise seu cliente
Usar os gatilhos mentais, as informações, um bom visual e criar sentimentos, é fundamental para despertar o desejo de compra nas pessoas. Entretanto, analisar os comportamentos de seus clientes também é importante para fechar negócio!
Comece sempre identificando os sinais que o cliente te dá. Ao entrar no seu negócio, por exemplo, ele faz questionamentos? Se sim, quais são? Ele opta por ficar na dele? Mal responde suas perguntas ou o seu oferecimento por ajuda?
Nessa etapa de análise, a maneira como você faz as perguntas também é primordial em como você irá construir argumentos para que a compra com você valha a pena. Ao questioná-lo sobre o que procura, busque fazer com que ele fale sobre quais as expectativas tem com seu produto ou serviço, qual o problema que está tentando solucionar, se tem planos e o quanto está pensando em gastar nessa possível compra.
Explore os sinais e as dúvidas de sua clientela para tentar encaixar algumas das dicas que demos neste texto e no vídeo acima, para despertar o desejo de compra! Assim, você irá se tornar mais do que um vendedor para seu cliente, mas também uma pessoa que entrega soluções e que é capaz de melhorar sua vida.
Seguindo essas dicas, você com certeza será um microempreendedor mais completo, valorizado e reconhecido por fazer a diferença!
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