Hoje em dia, manter o seu negócio ativo na internet se tornou muito mais acessível e não precisa mais um grande especialista. Contudo, não se cria um website ou uma página de rede social à toa: é necessário se certificar de algumas coisas antes!

#Qual é o seu objetivo?

Evite criar uma “vitrine” online por criar! O importante é ter claro quais necessidades ela vai atender:

  • Você quer que as pessoas te encontrem na internet e te liguem ou mandem e-mail para comprar seus produtos e serviços?
  • Quer que elas te encontrem na internet e aí então se desloquem até a sua loja?
  • Você quer vender através da internet?
  • Quer fazer conhecer a sua marca?

Tenha claro qual é o seu objetivo com a divulgação através da internet pois ele vai te dar as bases do conteúdo que precisa aparecer no seu futuro site ou fã page.

#O conteúdo que não pode esquecer!

Você precisa garantir que o internauta (a pessoa que navega na internet) encontre conteúdo relevante em seu site, e além disso, que encontre facilmente as seguintes informações:

  • Quem é a sua empresa, a sua história;
  • O que ela faz, o que ela vende;
  • Onde e como encontrá-la;
  • Como comprar seus produtos ou serviços;
  • Como e/ou com quem entrar em contato em caso de dúvidas

Você pode ainda complementar com depoimentos de clientes e parceiros, fotos, conteúdos atualizados, tudo o que traga credibilidade para o seu negócio.

#Como fazer um website

Para fazer um site, você pode contratar o serviço de uma empresa, de um web-designer freelancer, ou até mesmo fazer gratuitamente com a ajuda de algumas plataformas como a Wix, Google Sites, WebNode e YOLA.

Porém, é importante saber que a maioria destes serviços gratuitos, não disponibilizam a opção de usar só seu próprio domínio (é o endereço virtual do seu website ou e-mail) e geralmente adiciona nesse endereço o nome da própria plataforma.

A melhor opção, até agora, é um programa fruto da parceria do Sebrae, Google e YOLA: o Conecte seu negócio.

É um programa amplo, que além de criar o site, ensina o empreendedor a colocá-lo em todas as ferramentas que o Google dispõe como Google Maps e a rede social Google+.

Se for contratar uma empresa ou profissional freelancer para criar seu site, pesquise e compare bastante os preços, além disso, garanta que o contrato que você fechar te proteja durante a compra. Não faça nada sem um contrato! E o mais importante, tenha certeza que quem você contratou entendeu exatamente o que você precisa e que você entenda o que ele está te falando. Quanto mais detalhado e preciso você for no seu pedido, melhor! Assim ficará mais fácil para o profissional desenvolver o seu site sem erro!

#Usar o Facebook para o seu negócio

O Facebook é a rede social mais usada no Brasil, 61,2 milhões de brasileiros se conectam a essa rede social pelo menos uma vez por mês. Para colocar seu empreendimento no Facebook, você precisa criar uma Fanpage (ou Fã page). Ou seja, uma página específica para empresas. Tendo uma Fanpage específica para seu negócio, você terá acesso a ferramentas que o Facebook dispõe para empresas que não são disponíveis para perfis de pessoas, permitindo assim que os usuários curtam a página do seu negócio, se tornando fãs.

Para criar uma Fanpage, você precisa ter uma conta de pessoa física no Facebook. Primeiro, basta acessar: https://www.facebook.com/, e se cadastrar.

Uma vez logado em sua conta, encontrará uma setinha na barra de cima da página do lado direito. Clicando nela, aparecerá a opção “Criar Página”. Você irá escolher uma categoria de página, em que o seu negócio se encaixa, e cadastrar os dados. Lembre-se de escolher um nome bem direto para a sua Fanpage no Facebook.

Curso Gratuito: Meu Negócio Online

#Atualize sua página sempre!

As redes sociais foram feitas para serem vivas, ao contrário dos website, e criar um relacionamento entre o seu negócio, seus clientes-fãs e possíveis clientes. Portanto, uma página estática, sem atualização de conteúdo e sem incentivo a interação, dificilmente irá gerar retorno. É necessário alimentá-la com fotos de perfil, de capa, conteúdo, promoções, etc.

O mundo das redes sociais está sempre se atualizando e cheio de novidades, a dica é: seja curioso, procure, pesquise, use as buscas do Google como seu aliado, você encontrará muito conteúdo legal.

Com essas dicas em mãos, você já pode se aventurar na internet e começar a pensar em qual é a melhor estratégia para colocar sua empresa na web!