Esse curso é a primeira etapa de formação dos Lideres AE e, será complementado com o encontro online e ao vivo de planejamento e tira-dúvidas com a equipe da Aliança Empreendedora. Contem os conteúdos da base teórica das metodologias livres da Aliança Empreendedora e principais ferramentas de facilitação que você irá utilizar nos encontros com os empreendedores.

  • Ciclo de Aprendizagem Vivencial
  • Facilitação Móvel
  • Humanismo
  • Andragogia
  • Fases de Grupo
  • Teorias de Grupo

Você já ouviu falar da Aliança Empreendedora?

Bem, acreditamos que todos podem empreender, que o empreendedorismo é o motor da economia e que somente a atuação conjunta de pessoas, empresas, empreendedores, governos e organizações impulsionará o desenvolvimento que queremos ver no Brasil.
A Aliança Empreendedora foi fundada em Curitiba (PR) em 2005 com o objetivo de oferecer a microempreendedores de baixa renda e grupos produtivos comunitários de todos os setores e idades o apoio de que eles necessitavam para desenvolver os seus negócios.  Atuamos em três linha de frente: inclusão empreendedora, negócios inclusivo e disseminação da causa. De lá para cá foram mais de 150.000 microempreendedores apoiados, 107 organizações treinadas, 127 projetos realizados com atuação em todos os estados brasileiros.
E para continuarmos dando vida a esse sonho em que acreditamos precisamos de você! Venha sonhar junto conosco! Torne-se um Líder AE!

O que é o Programa Líderes AE?

O Líderes AE é um programa de VOLUNTARIADO que possibilita acesso a educação empreendedora independente do gênero, raça, grau de instrução ou localização geográfica. Onde existir microempreendedores nesse Brasil é lá que queremos chegar. Acreditamos que não podem existir barreiras para o conhecimento e o fortalecimento do microempreendedorismo. Todos podem empreender e para continuarmos vivendo esse sonho precisamos de pessoas que topem o desafio de fazerem parte do Programa Líderes.

Programa Líderes e o desenvolvimento local

O foco do Programa é apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo na população da base da pirâmide, ou seja, classes E, D e C. Buscamos voluntários que possam dar voz às nossa metodologias que já transformaram várias histórias empreendedoras (como por exemplo da Elma, assista ao vídeo ), que sejam apaixonadas por microempreendedorismo, desenvolvimento local de suas regiões, educação empreendedora, inclusão produtiva e tenham o forte desejo de tornarem-se um replicador de metodologias de empreendedorismo. O desafio de um Líder é prospectar e capacitar microempreendedores, principalmente das classes C, D e E, ou seja, possibilitar acesso para todos os microempreendedores.

O que um Líder faz na prática?

O Líder AE é responsável por prospectar, engajar e mobilizar redes de microempreendedores para participar de capacitações presenciais. Essas capacitações consistem na aplicação de duas metodologias: Cineclube e Mentoria Coletiva que serão facilitadas pelo próprio Líder. Isso significa que o Líder será um mobilizador de redes e também um facilitador.

Como funcionam as metodologias que vamos utilizar?

No programa Líderes, utilizamos a metodologia do Cineclube e Mentoria Coletiva que são metodologias abertas e simples para coordenar uma reunião de empreendedores.

  • Na metodologia Mentoria Coletiva, um mentor é convidado a compartilhar sua história empreendedora e/ou experiência sobre determinado tema durante um encontro para um grupo de empreendedores.
  • O programa “Cineclube” tem o objetivo de viabilizar de forma digital o acesso às videoaulas e cursos disponibilizados no site www.tamojunto.org.br. São mais de 30 vídeo aulas e depoimentos inspiradores de empreendedores reais. O programa possibilita que o facilitador escolha qualquer vídeo de interesse para o empreendedor e possa fazer uma discussão guiada para que os participantes possam absorver o melhor do conteúdo digital que está sendo repassado.

O que é necessário para ser um Líder Aliança?

  • Ter um espaço para organizar as reuniões
  • Algum recurso, muito pouco, para imprimir materiais
  • Tempo para conseguir fazer pelo menos 1 reunião com os empreendedores por mês
  • Internet e equipamento para reprodução dos vídeos no caso da metodologia Cineclube

Quanto tempo preciso ter disponível para ser um Lider AE?

A dedicação de tempo depende muito da disponibilidade de cada um, porém sugerimos no mínimo 10 horas/mensais.

Mobilização de rede, como fazer?

Para que o Programa Líderes realmente saia do papel é fundamental mapear, ativar e mobilizar a rede, ou seja, sistematizar as suas ações e comunicar. Todos precisam saber que você é um Líder e o que isso significa na prática. Por isso é necessário que você separe um tempo para cuidar dessa mobilização. Segue abaixo as nossas sugestões:

👉Mapeie quais são as regiões mais próximas de você com grande concentração de empreendedores ou pessoas que queiram empreender.
👉Mapeie quais são os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atuam na sua região e pense nas possibilidades de parcerias, se você é de algum equipamento público MELHOR AINDA. Verifique se eles podem ceder espaço, ajudar na divulgação, ou seja, explore as oportunidades.
👉Mapeie quais são as escolas, associação de moradores, igrejas e outros grupos que atuam e mobilizam redes na região em que foi escolhida para aplicar o Programa.

Após mapear e mobilizar a sua rede é o momento de escolher o local, data, horário e tema para realizar o primeiro encontro. Lembre-se de baixar o material antes, levar a lista de presença impressa e tirar um foto com todos os participantes!

Onde baixar os materiais?

Clicando aqui você pode baixar os materiais de apoio.

Ainda tenho dúvidas, com quem devo falar?

Se sua dúvida não está contemplada nas perguntas acima, você pode escrever um e-mail pra gente 🙂 contato@aliancaempreendedora.org.br

Lembre-se de se identificar como um Líder AE para que possamos resolver sua questão de maneira rápida!