Aprender a como transformar uma ideia em negócio é uma dúvida muito comum entre pessoas que querem começar a empreender.

Para fazer isso na prática, é preciso ter disciplina com o seu projeto e ficar de olho em alguns pontos fundamentais para que essa ideia consiga sair do papel e ser lucrativa.

E para te ajudar com essa missão de como transformar uma ideia em negócio, preparamos esse artigo completo em que apresentaremos a você quais são esses pontos fundamentais e como executá-los.

Siga a leitura!

Vale a pena ter um negócio no Brasil?

Sabemos que o empreendedorismo no Brasil é muito mais uma necessidade de pessoas desempregadas que criam um negócio próprio para ganhar dinheiro e se manterem ativas no mercado de trabalho.

Embora esse não seja o melhor cenário para começar a empreender, é possível dizer que sim, vale a pena ter um negócio próprio no Brasil, principalmente pelo fato de que será por esse negócio que você terá uma fonte de renda.

É claro que você precisará lidar com algumas burocracias para abrir a sua pequena empresa, mas neste momento você pode contar com cursos online e gratuitos que ensinam em um passo a passo como formalizar o seu negócio e garantir os seus direitos como empreendedor.

Além do mais, é fundamental que você fique de olho em quais são os seus direitos e deveres como pequeno empreendedor, para manter o seu negócio de acordo com as leis brasileiras. 

Conte com o curso online gratuito de Formalização para Mulheres Empreendedoras do projeto #ElaFazHistória para abrir o seu negócio.

Como transformar uma ideia em negócio em 11 passos

Na sequência, apresentamos a você 11 passos de como transformar uma ideia em negócio. Acompanhe!

Pense em problema que sua ideia resolve

O primeiro passo de como transformar uma ideia em negócio envolve entender qual o problema  dos seus futuros clientes você conseguirá solucionar com ela.

Isso porque é por meio dessa solução que você irá convencer os seus potenciais clientes a pagarem pelo seu produto ou serviço.

Para chegar a essa resposta, analise como seu produto ou serviço vai funcionar na prática e o quanto ele tem potencial para resolver um determinado problema de um número de pessoas ou de empresas.

Desembre sua ideia em outras ideias

O segundo passo de como transformar uma ideia em negócio é desmembrar a sua ideia central em pelo menos outras três possibilidades.

Para isso você pode contar com a opinião de outras pessoas, principalmente especialistas, para conseguir definir outras abordagens e possibilidades da sua ideia, além de mercados similares que ela pode abocanhar quando sair do papel.

Identifique seu cliente ideal

O seu produto ou serviço são destinados para alguém, portanto, não esqueça de identificar quem é esse alguém, ou seja, quem é o seu cliente ideal.

Esse passo é fundamental para elaborar a sua estratégia de divulgação, de abordagem de clientes e de venda.

Além disso, a identificação do cliente ideal colabora para que você consiga entender melhor qual o problema sua ideia resolve – aquele ponto que citamos em primeiro lugar, lembra?

Isso porque nesse levantamento você irá avaliar:

  • se o seu cliente ideal realmente existe;
  • como o seu cliente ideal resolve os seus problemas atualmente;
  • porque o seu cliente ideal contrataria seu produto/serviço;
  • quais os canais de venda/apresentação do seu produto ou serviço são mais efetivos para alcançar esse cliente.

Avalie a concorrência 

Se atualizar sobre o seu mercado e a concorrência é fundamental para entender possíveis  buracos que estão em aberto e que a sua ideia pode preencher.

Esse também é um ponto essencial de como transformar uma ideia em negócio porque olhando para a sua concorrência, você consegue entender quais táticas de posicionamento eles usam para ter mais confiança dos consumidores.

Crie um modelo de negócio

A criação de um modelo de negócio diz respeito a definir como o seu negócio cria, entrega e captura valor para os clientes, ou seja, é sobre como ele vai funcionar na prática.

Então o modelo de negócio é um documento básico que responde:

  • o que é o seu produto/serviço oferecido;
  • como ele se insere no mercado;
  • quais os clientes em potencial;
  • como a sua ideia gera ganhos;
  • se há parcerias com outros negócios;
  • qual a composição de custos e infraestrutura necessária para que a sua ideia se torne realidade;
  • como acontecerá a comunicação e o relacionamento com seu cliente.

Faça um teste para validar sua ideia 

O sexto passo de como transformar uma ideia em negócio é fazer o teste para validá-la.

Esse teste deve ser feito quando a sua ideia já estiver mais madura e os passos anteriormente citados já estiverem feitos, pois assim fica mais fácil ter uma previsão de como o mercado irá receber o seu produto ou serviço.

Não ignore essa etapa porque o teste é fundamental para que você encontre falhas na sua ideia que podem ser corrigidas antes de você inseri-la no mercado.

E não precisa ir muito longe para realizar esse teste!

Você pode, por exemplo, reunir amigos e familiares que você confie e pedir a opinião sincera deles em relação a experiência que tiveram com sua ideia.

Peça feedbacks

Atrelado com o teste que citamos acima, está o feedback!

Quando você dividir a sua ideia com outras pessoas, esteja aberto para ouvir o que elas têm a dizer.

Isso é ótimo porque:

  • ajuda a verificar se a sua ideia realmente faz sentido na prática;
  • colabora com dicas de melhorias e aperfeiçoamentos;
  • abre espaço para você encontrar parceiros com objetivos parecidos com o seu.

Esteja aberto a mudanças

Ao aprender a como transformar uma ideia em negócio seguindo os passos que apresentamos até agora, é possível que você precise fazer algumas mudanças na sua ideia inicial.

Provavelmente essas mudanças virão após o teste e os feedbacks que você recolher, portanto, esteja  aberto a elas.

Modificar ou reinventar a sua ideia não significa que ela não era boa ou que ela não pode ser executada.

Na verdade, essa modificação é uma oportunidade de melhorar ainda mais a sua ideia e aproveitá-la da melhor maneira para você conseguir ter lucro futuramente, quando o seu negócio já estiver de pé.

Tenha uma visão de longo prazo

Você sabia que quando os fundadores da Netflix iniciaram a criação do streaming eles já pensavam em um projeto em vídeo, mesmo na época não existindo infraestrutura para isso?

Naquele tempo, o projeto iniciou com o envio de DVDs por correio, mas a ideia de streaming digital nunca foi deixada de lado.

E quando  o ambiente digital estava pronto, eles colocaram em prática o modelo que tanto sonhavam.

Isso é ter uma visão de longo prazo de sua ideia!

Ou seja, talvez agora você não consiga colocar a sua ideia para rodar exatamente da forma que você imaginava, por falta de recursos, mas é fundamental que você consiga tirá-la do papel com o que você já tem ao seu redor, aproveitando os recursos que estão ao seu alcance. 

Crie uma boa estratégia de marketing

Quando você já tiver os seus clientes estabelecidos, o seu teste já feito, a solução que a sua ideia resolve definida e todos os outros pontos que já apresentamos aqui, é hora de começar a elaborar um plano de marketing.

Esse plano se trata de uma visão de como seu negócio irá projetar o seu produto ou serviço para o público e como você pretende alcançá-los.

Aqui você precisa pensar em como irá se posicionar diante dos seus consumidores e também diante da sua concorrência.

Isso porque todos eles precisam saber o que você está fazendo, quais são os valores do seu negócio e o que ele tem para agregar no mercado.

Ou seja, é com um plano de marketing definido que você irá estabelecer quais serão as plataformas que você irá usar para divulgar a sua mensagem e transmitir a essência do seu produto ou serviço.

Formalize seu negócio

Por fim, quando a sua ideia já estiver transformada em um negócio, é hora de de formalizá-lo!

A formalização se trata de encaixar a sua empresa dentro do MEI, para garantir os seus direitos trabalhistas, como aposentadoria e licença maternidade, mesmo sendo um pequeno empreendedor.

Com isso, o seu negócio fica legal perante a lei e você ainda garante benefícios como trabalhador.

Conte com a trilha de cursos online e gratuitos do #ElaFazHistória para aperfeiçoar a sua ideia e transformá-la em um negócio lucrativo! 

Conclusão

Hoje a nossa missão era ajudar você a como transformar uma ideia em negócio.

Como você viu, isso não acontece do dia pra noite e é preciso seguir algumas etapas para ver sua ideia sair do papel e se transformar em algo real.

Então que tal começar a pôr em prática essas etapas que trouxemos ao longo deste artigo agora mesmo?

E lembre-se que para te ajudar, além deste texto, o Tamo Junta contra com uma trilha de cursos online e gratuitos que podem ser extremamente úteis para cada fase de transformação da sua ideia. 

Conheça já todos os nossos cursos!