Concorrência existe e não tem como fugir das comparações dos clientes. Melhor do que fingir que eles não existem é ter uma estratégia clara para se diferenciar.

Um dos primeiros passos para ser diferente dos seus concorrentes é conhecer quem são eles. Você sabe quem são os seus concorrentes? Sabem o que eles têm de bom e o que não é tão bom? Após identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, você pode definir qual será sua estratégia para se diferenciar e oferecer aos seus clientes algum benefício que ele não encontrará em outro lugar. Pode-se pensar em três maneiras básicas de se diferenciar do seu concorrente:

#1 Preço

Você pode escolher ter o menor valor do mercado para concorrer, ou seja, você vai ganhar o seu cliente pelo preço. Porém, para conseguir se diferenciar dessa forma você precisa ter uma grande produção, e assim ganhar na quantidade dos produtos vendidos.

Outra maneira de ter um preço melhor é conseguir bons fornecedores ou ainda comprar em grande quantidade, garantindo desse modo, o menor preço por unidade.

Se for um serviço é preciso calcular o preço de acordo com o que vai pagar para quem irá prestar o serviço, e ai será necessário negociar.

A estratégia pelo menor preço corre o risco de atrair clientes que valorizam principalmente o preço, o que quer dizer que se outro empreendedor conseguir abaixar seus preços, seus clientes te trocarão por ele.

Outro risco é que você realmente precisa fazer um estudo do preço para não perder dinheiro ou compensar pagando de forma injusta os seus fornecedores e funcionários.

#2 Intimidade com o seu consumidor 

Ter intimidade com o seu cliente significa conhecê-lo o suficiente para personalizar e adaptar o seu atendimento e seus produtos ou serviços. Para isso, você precisa conhecer profundamente o perfil dos seus clientes: idade, estado civil, interesses e gostos, entre outras coisas.

A partir dessas informações, você poderá modelar um produto ou serviço que encaixa exatamente a essas necessidades. Dentro dessa estratégia todo o cuidado com o cliente é pouco, eles precisam ser tratados como únicos, e precisam ser ouvidos, para que você adapte o seu produto ou serviço cada vez mais ao público alvo especificado.

#3 Ser líder de mercado

O jeito mais fácil de ser referência em determinado mercado é oferecendo um produto ou serviço que ninguém disponibiliza ou que seja muito superior ao que existe na região, com um preço adequado à renda das pessoas que moram na comunidade.

Qual estratégia se adéqua melhor à sua realidade? Uma vez que focou em uma específica, sempre lembre de tempos em tempos a reavaliar a situação: como estão indo os concorrentes? O que eles têm de bom e de não tão legal? E assim continua o ciclo de melhoria do seu negócio…