O Planejamento Estratégico nada mais é do que um plano onde você organiza no papel suas ideias para então, coloca-las em prática e assim atingir um objetivo, um sonho que você queira realizar.
Você já se perguntou o que quer para a sua empresa em um ano, dois anos, ou cinco anos? Se você ainda não pensou neste futuro, é melhor começar a pensar pois se não pensa no futuro, certamente não está cuidando de tudo o que é necessário no presente para que o negócio se mantenha saudável.
Se proponha a uma viagem mental para daqui dois anos e pense em como você quer o seu empreendimento para o futuro. Escreva esse sonho em vários papéis e locais e coloque por todos os lugares. Não esquecendo que esse sonho precisa ser realizável em dois anos, ou seja, algo possível a sua realidade.
#Com o sonho já escolhido, defina metas atingíveis para quatro pontos essenciais
Como estamos falando de empreendimento, existem quatro indicadores importantes para o seu negócio que vão ser impactados pelo seu sonho:
- Faturamento: Quanto você quer que entre no seu caixa por mês?
- Funcionários: Quantos funcionários você deseja empregar daqui dois anos?
- Vendas: Quantos produtos/serviços você pretende vender por mês?
- Marketing: Qual é o preço que precisa cobrar? Quais promoções realizar para atrair e reter clientes?
Lembre-se que todas essas metas devem estar conectadas. Por exemplo, se você quer faturar 20 mil reais mensalmente, é necessário saber quantos produtos/serviços precisa vender por mês, e o preço a aplicar, para assim você atingir sua meta.
O número de funcionários também precisa estar relacionado, já que são necessárias pessoas confiáveis que te apoiem na entrega do serviço do seu negócio. Se sua meta é ousada, provavelmente você não dará conta de tudo sozinho(a), por isso lembre-se: tudo está conectado.
Deixe seu comentário: