Como pequenos negócios podem se posicionar nesse momento
Atualizado em 08/05/2020

Nesse movimento de mudanças e adaptações provocados pelo Coronavírus (COVID-19), você tem comunicado as ações que estão acontecendo nos últimos dias no seu negócio? Seus clientes estão sabendo sobre seu horário de atendimento, como está funcionando a entrega e pedidos?
Nesse conteúdo vamos indicar alguns passos e decisões prioritárias que você pode tomar em uma situação de crise para deixar sua comunicação objetiva, facilitando as ações que já estão rolando em seu negócio.
#1 Gerenciamento de crise com comunicação
Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, Gerenciamento de Crise, mas parou também para pensá-lo bem a fundo? Quando falamos em Gerenciamento de Crise pensamos em todas as áreas de nosso negócio. Isso vale tanto para negócios e empresas de grande porte como para pequenos negócios e até pessoas que trabalham sozinhas e por conta própria.
O objetivo é definir como áreas dentro do negócio irão atuar em um determinado momento crítico para que o seu negócio e a sua rede, consigam se adaptar as mudanças bruscas. Dentro disso a Comunicação é uma área que você tem que olhar com atenção, pois você precisa comunicar de maneira muito clara e para toda a sua rede o quê e quais ações prioritárias estão acontecendo em seu negócio.
“Ah mas eu não tenho uma comunicação superformal, com logo e tudo”, você pode pensar. Isso não é um problema. Talvez esse seja o momento ideal de você pensar em como tem apresentado seu negócio para sua rede, e se comunicado com ela: clientes, fornecedores, parceiros, e colaboradores que trabalham com você.
#2 Momentos de crise pedem posicionamento
Tem aquela fala que “camarão que dorme a onda leva”, certo? Momento de crise clamam e exigem dos negócios posicionamento claro sobre suas ações.
Se você não fizer isso, a sua rede vai te cobrar essas posição de uma maneira que não pode ser muito legal inclusive. O ideal é fazer isso o quanto isso, a partir dos recursos que você já dispõe, essa comunicação com seus contatos. Pode ser algo bem simples, como uma postagem em suas redes sociais por exemplo, ou até um envio de uma mensagem padrão no whatsapp, levando em conta o perfil do seu público.
A nossa sugestão é de você olhar o seu negócio e identificar: quais são as mudanças e ajustes que preciso fazer para a segurança dos meus colaboradores, a dos meus clientes, e também para a minha segurança? E em um segundo momento: como comunico essas decisões de forma clara?
#3 Avalie a expectativa do seu público
Olhando para o público da sua rede, o que ele espera de você nesse momento? Dando o exemplo do momento atual, onde o Coronavírus (COVID-19) se tornou uma preocupação de toda a sociedade é provável que ele espere que você previna e organize o seu negócio da melhor forma para diminuir o risco de contaminação, independente do seu modelo de trabalho. E levando em conta todos os pontos de interação social do seu negócio: atendimento, negociação, preparo ou produção, pós venda, etc.
Para conhecer um pouco mais sobre os cuidados sanitários necessários, além de dicas de higienização que você pode aplicar neste momento, acesse o artigo Boas práticas para bares e restaurantes aqui no Tamo Junto. Ignorar esses cuidados, ou ainda ter esses cuidados e não comunicar sobre essas iniciativas acontecendo em sua empresa, pode ser um problema lá na frente
Seja com delivery, trabalhando online em casa, ou com o ponto fixo ainda aberto (pensando em cidades onde os pontos comerciais não-prioritário seguem funcionando), é fundamental que você comunique a toda a sua rede quais cuidados tem tomado dentro desse contexto. E que esses cuidados sejam verdadeiros e realmente estejam acontecendo. Isso pois as pessoas irão checar, verificar, e te cobrar essas questões.
#4 Comunicação transparente com toda a sua rede
Essa dica se refere sobre a importância de garantir uma comunicação extremamente clara e objetiva em momentos de crise. Em situações críticas, o que as pessoas procuram é transparência nas informações, o que gera uma sensação de confiança e até conforto. Como dissemos antes, não precisa pensar em uma comunicação complexa e elaborada, a premissa aqui é: seja simples e verdadeiro.
Outro ponto é pensar em uma comunicação para cada perfil de sua rede de contatos: clientes, fornecedores e parceiros, e colaboradores. Cada um desses perfis precisa receber essa comunicação sobre o posicionamento do seu negócio em momentos de crise, com cada qual recebendo as informações que fazem sentido para ele.
Por exemplo: o seu cliente provavelmente quer saber sobre os cuidados sanitários que seu negócio tem aplicado no dia a dia para prevenir o contágio do Coronavírus (COVID-19) levando em conta ele como cliente e também os funcionários, além de ter interesse de saber sobre os horários de funcionamento, acesso, consumo e/ou contratação dos produtos que você oferece. Já seus colaboradores podem estar preocupados em saber como se dará a gestão da produção e vendas do negócio nesse período, além dos novos procedimentos de higienização. No caso do cliente, uma comunicação fixa e contínua nas redes sociais, e também comunicados impressos no espaço físico do negócio já auxiliam no acesso da informação. Já para a equipe de colaboradores, um treinamento mais completo com todos reunidos pode fazer bem mais sentido, pois aí conseguem falar sobre o tema de forma aprofundada, compartilhando a responsabilidade na adoção dessa nova rotina de organização.
Agora que tal aplicar essa comunicação já na rotina do seu negócio nesse novo movimento? E se você já conseguiu se comunicar com seu público, coloca aqui nos comentários quais ideias funcionaram bem e podem ser utilizadas por mais empreendedores. 😉
Deixe seu comentário: