Como parar de vender fiado
Atualizado em 08/07/2021

Vender fiado é a prática de vender um produto ou serviço ao cliente e não receber o pagamento ao mesmo tempo, confiando que o cliente irá pagar o valor que deve mais tarde. Como muitos já sabem, essa prática é bem comum e até pode parecer um bom negócio, para fidelizar um cliente e não perder a oportunidade de vender. Porém, se o cliente não paga, obviamente ela se torna um péssimo negócio!
O grande problema de vender fiado é que você terá que confiar que o cliente vai pagar. Porém, as vezes ele esquece de fazer o pagamento, ou até lembra, mas não tem o dinheiro. E algumas pessoas realmente não pagam de má fé. E acredite: todas essas situações podem acontecer com você, inclusive com um cliente que você confia ou que pensa que conhece bem.
As 3 principais razões para não vender fiado
Pensando na saúde do seu negócio e na sua relação com os seus clientes, separamos algumas razões para você valorizar o seu trabalho e parar de vender fiado de uma vez por todas! Confira a seguir.
Quando você vende fiado, quem paga a conta é você
Por mais que a ideia seja que o cliente pague depois o que ele comprou, quando você vende um produto ou serviço fiado, quem acaba pagando a conta é você, pois não há nenhuma garantia de que o cliente realmente irá pagar depois.
Você gasta o seu tempo, sua mão-de-obra, seu raciocínio, sua criatividade, matéria-prima, dinheiro… e não recebe nada por isso! Muito injusto, não é mesmo? Aqui, vale a mesma lógica de quando você empresta dinheiro para alguém: você nunca deve emprestar um dinheiro que você vai precisar depois, porque não sabe se a pessoa realmente irá te pagar. Se vender fiado, conte que perdeu ali um dinheiro pelo seu produto/serviço.
Amigos, amigos… negócios à parte!
O ditado é claro: misturar amizades e negócios não é uma boa fórmula, ainda mais se no meio disso entram dívidas e calotes! Falar sobre dinheiro nunca é legal, principalmente se envolve cobrança.
Você tem aquele amigo, que te conhece, que te apoia e você quer demonstrar confiança e vende fiado. Aí ele não te paga, você fica no prejuízo e ainda prejudica a amizade de vocês. Tudo porque você não conseguiu dizer não. Evite esse tipo de confusão: vender fiado jamais, nem mesmo para amigos e familiares!
Vender fiado é um problemão para a saúde financeira do seu negócio
Esse é bem óbvio, né? O caso é que, mesmo que você receba o dinheiro depois, com certeza vender fiado ainda causará um problema na sua gestão financeira, pois você irá registrar uma venda no seu fluxo de caixa ou livro-caixa, que não terá nenhuma entrada de dinheiro.
Mas você pode dizer: “ah, mas uma venda ou outra fiado não faz diferença, eu consigo me virar”, e nós te respondemos: faz diferença sim! Esse dinheiro deveria estar em caixa para que você possa pagar os custos do negócio e investir nele. Se você não tem o valor, vai ter que tirar de algum lugar que vai acabar sofrendo com essa perda e, mais cedo ou mais tarde, prejudicar o andamento do seu negócio e até das suas finanças pessoais. Além disso, a pessoa que compra fiado uma vez, vai querer comprar fiado sempre!
No “dicionário dos negócios”, vender fiado é sinônimo de imprevisão, pois não se tem nenhuma garantia do pagamento e nem quando esse dinheiro vai entrar. A imprevisão acaba com qualquer planejamento e pode atrapalhar o funcionamento do seu negócio. Não receber pela venda geralmente repercute diretamente no salário do empreendedor (pró-labore), já que ele não tem opção de fugir das contas a serem pagas. E sendo sincero, quem gosta de receber o seu próprio salário com atraso ou incompleto?
Curso: Como organizar as finanças em tempo de crise
As 3 dicas para parar de vender fiado no seu negócio
Bom, dizer que vender fiado é um problema, é fácil, né? Mas, calma empreendedor! Preparamos também algumas dicas de como não cair nessa cilada. Veja só:
Ofereça mais de uma forma de pagamento
Hoje em dia muita gente prefere andar com cartão por segurança, evitando levar o dinheiro. Por isso, às vezes é bacana pensar em outras formas de pagamento que não seja a tradicional, por dinheiro. Ter uma maquininha que aceite cartão de crédito e débito é uma opção para aqueles que estão sem o dinheiro pra pagar a você no momento.
Outra ideia é apostar no PIX, modalidade de pagamento via transferência bancária sem taxas e instantânea. Além disso, hoje em dia também existem outras formas de pagamento que você pode ter no seu negócio, como o PicPay e WhatsApp Pay.
Sugira outra data de compra do produto
As vezes o cliente quer comprar algo de você, mas diz que não tem o dinheiro agora e pergunta se não pode levar fiado, que paga quando receber. Para não cair nessa, nossa dica é falar que infelizmente você não pode vender fiado, que tem compromissos com fornecedores e acabaria prejudicando seu negócio. Mas, pergunte quando o cliente poderá comprar, diga que você pode reservar o produto até a data.
Dessa forma, você evita vender fiado, mas demonstra interesse pela compra e pelo cliente.
Coloque avisos no local de venda sobre as formas de pagamento
Faça um texto simples que deixe claro as formas de pagamento que você aceita e cole em um lugar bem visível, dizendo também que não aceita compras fiado. Isso pode te poupar de uma conversa estranha em que você fique envergonhado de dizer não. A pessoa vai ler o aviso e pensar duas vezes antes de perguntar. Mas, se ainda assim a perguntar vier, tenha coragem pra dizer NÃO!
Se você quiser e o seu negócio permitir, também pode colocar uma placa com uma frase bem-humorada sobre o tema, como:
- FIADO só para quem pagar adiantado;
- FIADO só para maiores de 90 anos acompanhado dos pais;
- FIADO só amanhã.
Deixamos algumas opções aqui no final do artigo disponíveis para download. Basta fazer login para ter acesso!
Depois de todas essas razões e dicas, é hora de colocar o aprendizado em prática. Dê valor ao seu trabalho e entenda os riscos que o fiado tem para o seu negócio. Uma vez que você entende isso, vai criando mais coragem, confiança e autoestima necessárias para dizer não sem titubear.
Deixe seu comentário: