As reclamações mais frequentes dos microempreendedores que costumam ter problemas com funcionários são: “Eles não querem nada com nada”, “Eles não cumprem ordens!”, “Se eles não querem, tem quem queira…”.

Se identificou!? Então, o primeiro passo a fazer é se questionar: O que eu estou fazendo como líder desse grupo, que não consigo fazê-los chegar a um objetivo comum?

Olhar para a forma como você trata sua equipe é muito importante e antes de colocar a culpa em seus colaboradores, é melhor olhar para si mesmo, fazendo uma autoavaliação de como você se relaciona com sua eles.

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Liderança é a arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciar comportamentos para atender e atingir resultados.

Não é porque você é dono do negócio que é considerado líder por quem trabalha para você. A liderança é algo que se conquista por meio da confiança dos liderados, com quem você é justo ou justa, no momento de tomar decisões.  

Até a forma como você chama seus funcionários diz um pouco sobre a sua expectativa quanto a sua equipe. Conheça o significado das palavras “empregado” e “colaborador”.

A palavra “empregado” vem de “emprego” e é o termo mais antigo para designar a pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa. O termo emprego é usado, por exemplo, na Bíblia, o que mostra que o seu uso já ocorria há milênios.  

Hoje, as organizações estão adotando a palavra “colaborador” pelo papel que as pessoas passaram a ter dentro da organização. O termo sugere parceria, alguém que está ali para colaborar, ajudar, contribuir e não somente para cumprir uma jornada de trabalho ou honrar um contrato formal. É importante você observar que ele traz em si também o conceito de responsabilidade, já que contribuir e colaborar é muito mais do que cumprir ordens.

Algumas habilidades são essenciais para que o líder possa motivar seus colaboradores, para que obtenham os melhores resultados.  Entre elas, duas são indispensáveis:

1) A primeira é a de administrar conflitos.

Trabalhar com gente requer paciência e muito jogo de cintura para lidar com as brigas e os desentendimentos que acontecem no dia a dia do trabalho. Procure colocar os funcionários frente a frente quando acontecer algum problema e atue como facilitador da conversa, fazendo com que eles tragam soluções para o problema, não tome partido. Evite fofocas e procure não falar mal dos funcionários. Administre seus próprios conflitos, não pegue birra de ninguém, procure analisar os resultados que os funcionários trazem para a empresa para ficar claro que ali ficam pessoas que agregam para a organização e não as que se dão melhor com você.

2) A segunda habilidade é a de manter a autoestima e a motivação das pessoas.

Converse, dê retornos sobre o trabalho feito. Elogiar não estraga ninguém, e sim motiva. Faz com que a pessoa saiba que está caminhando na direção certa.

É importante ouvir, dar e receber retornos sobre o trabalho e comportamento, o chamado “feedback”. Além disso, as ações do líder servem como exemplo a serem seguidos pelos seus liderados.

E MAIS:

Confira agora cinco dicas para você liderar bem as pessoas que trabalham com você!

#1

– Saiba usar moedas de troca, recompense sua equipe. A verdadeira liderança não é um gerente de controle. É preciso desafiar seus colaboradores, dar autonomia para que eles atinjam os objetivos e entender como usar as moedas de troca. As mais comuns no ambiente das organizações são: flexibilidade de horário, autonomia nas decisões, ambiente desafiador, responsabilização e você pode até prever participação nos resultados das vendas.

#2

– Trabalhe de forma inteligente, motive-os. As organizações querem resultados. Liderar tem a ver com energia positiva, entusiasmo e, se uma liderança transmite para os seus colaboradores essas características, as metas são conquistadas de forma bem mais natural. A figura de um líder e a expectativa sobre ele é de que seus liderados atinjam os objetivos sem sofrimento.

#3

– Construa relações duradouras, confie. Não julgue o colaborador da sua organização por momentos isolados ou episódios infelizes. É muito diferente pensar numa situação negativa do que avaliar um colaborador por toda a sua história e trajetória na organização. Às vezes, por causa de um julgamento feito por impulso, toma-se a decisão errada. Lembre-se que pessoas qualificadas são raras no mercado e você pode já ter gastado tempo com treinamento e curso de aprimoramento para aquela pessoa. Quem é empregado e colaborador já aprendeu a cultura da organização, então, o ideal é avaliar bem antes de tomar qualquer decisão.

#4

– Crie um ambiente agradável, com um bom clima. O ambiente bem trabalhado pela liderança conquista permanência dos empregados e colaboradores, não apenas pela remuneração. Respeito, confiança e humildade em reconhecer seus próprios erros são fundamentais. Se você tem um empregado ou colaborador que conseguiria uma melhor remuneração no mercado, invista na criação de um ambiente atrativo para ele, pense que esta pessoa poderá ser muito importante para você e sua organização.

#5

– Saiba ouvir seus colaboradores, a verdadeira liderança é aberta a críticas e sugestões. Um bom líder se dispõe a escutar a todos, ainda que contrários às suas ideias e ações. De modo que possa filtrar ou ajustar seus planos com base no que os seus funcionários trazem de positivo.