Atualmente pequenos negócios e microempreendedores estão tendo que adaptar sua forma de trabalhar e isso reflete não só no negócio, mas também em novos hábitos na organização pessoal. São mudanças repentinas e inesperadas para um modo de trabalho “em casa”, o que por si só, representa um grande desafio para a maioria das pessoas

Se você organizar o seu ambiente trabalho e encarar o desafio de se adaptar nesse novo modelo, é provável que você consiga também mais tempo para aprimorar as suas habilidades e conhecimentos para o seu negócio. 

Em um primeiro momento a pandemia do Coronavírus (COVID-19) provocou uma onda de incertezas e preocupações, mas é importante lembrar que, por mais imprevisível que esta situação possa parecer, cedo ou tarde tudo isso vai passar. Cabe a nós então, decidir como responderemos a este desafio e como iremos usufruir de nosso tempo: 

#1 Entenda seus comportamentos e atitudes

Certamente você já percebeu que, às vezes, fugimos dos nossos problemas, das pessoas difíceis, das situações complicadas. Você também já deve ter conhecido alguém que dificilmente se abalava diante dessas situações, e que sempre acaba “dando a volta por cima”. O que essas pessoas têm em comum, que permite que elas passem por cima das dificuldades? O que difere essas pessoas das pessoas que fogem dos problemas?

Identifique seu hábito de fuga e como ele funciona: o que ele te causa, como ele aparece, e como ele te deixa depois que se vai. A auto-observação é muita valioso para qualquer desejo de mudança de hábitos.

Separamos algumas dicas de comportamento que podem te ajudar nesse momento:

Limite a quantidade de notícias: é importante manter-se atualizado sobre as informações mais recentes e de fontes confiáveis. No entanto, o monitoramento constante de notícias e mídias sociais não apenas prejudica seu fluxo de trabalho, como também aumenta desnecessariamente a ansiedade. Durante o horário de trabalho nosso conselho é evitá-las completamente e separar outros momentos do dia para acessar essas informações.

Crie um espaço de trabalho organizado: reserve um tempo para organizar um espaço de trabalho em sua casa. Um ambiente organizado influência em uma mente mais organizada. Se você tiver crianças pequenas em casa, tente organizar um espaço para as brincadeiras e entretenimentos. Caso o lugar que você mora seja pequeno, você pode utilizar a mesa da cozinha, mas a dica aqui é que ao iniciar ou terminar seus trabalhos, recolha todo material que utilizou nesse momento e coloque em uma mochila ou bolsa, como se estivesse indo realmente ao trabalho.  

Tire suas ideias e coloque no papel: ideias na cabeça geram espaços preciosos. Então, procure escrever suas ideias em um papel e tirá-las da cabeça para que novos pensamentos possam fluir.

Reavalie seu horário de trabalho: trabalhar em casa significa que não há longas viagens de deslocamento e nem uma hora definida para o almoço. Use esse "novo tempo" como uma oportunidade para aprender, estudar um tema que beneficiará você e o negócio, ou até mesmo para se “desligar” de tudo e descansar um pouco.

Diminua as distrações: considere usar a técnica Pomodoro, onde você divide sua programação em blocos de trabalho intensos de 25 minutos, alternados por intervalos de 5 minutos. Se você se distrai com frequência com o celular e a Internet, coloque o telefone em modo avião e fora do alcance dos olhos.

Encontre o seu lado zen: é importante ter um momento para relaxar e práticas de meditação podem ser uma boa alternativa a te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Lembre-se de fazer coisas que te façam bem, isso é o mais importante!

Abra sua mente para o aprendizado online: FGV (Fundação Getúlio Vargas), Udemy, Senai, Sebrae são algumas das instituições que estão oferecendo cursos de graça, sem sair de casa. Aqui mesmo na plataforma do Tamo Junto você também encontra vários conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo.

#2  Defina seus objetivos e metas para alcançar resultados

Existem algumas coisas importantes nessa etapa. Já sabemos por diversos estudos como funciona a motivação humana, e ela funciona muito bem com metas e objetivos. Mas não são metas e objetivos de qualquer modo, são metas e objetivos específicos, mensuráveis, claros e realistas. Uma técnica que pode ajudar é a chamada Meta SMART.

Nas palavras do autor do livro A Tríade do Tempo de Christian Barbosa: “Mais do que administrar tempo, é preciso dar sentido ao tempo.” Pense nisso!

#3 Se planeje para ter mais tempo

Quando você traça suas metas e define aonde quer chegar, é hora de planejar o passo a passo para conseguir colocar os planos em prática. Aqui plataforma do Tamo Junto você entra vídeos sobre planejamento estratégicos. 

#4 Saiba priorizar: entenda quais são as atividades importantes, urgentes e de “circunstância”

Dizer “não” quando necessário e saber delegar atividades são fundamentais. Faça uma lista das atividades que você precisa executar, mas lembrem-se de incluir as horas que cada atividade levará. Não adianta você fazer uma lista com 357 tarefas, chegar no final do dia e sair frustrado porque só conseguiu realizar 23 delas. Tenha consciência em observar a prioridade ao escolher atividades que são realmente relevantes e importantes para o momento. Uma ferramenta que pode te ajudar é a matriz de prioridades.

Livros recomendados e citados: Tríade do tempo (Christian Barbosa) e o Milagre da Manhã (Hal Elrod, David Osborn e Honorée Corder)

Ferramentas sugeridas:

Para definir Metas – Metas SMART

Gestão de tempo - Técnica Pomodoro

Para definir prioridade – Matriz de prioridade

Controle de tareas: Planner; Google Agenda ou agenda física.