Você que tem um negócio, sabe o trabalho que dá e o investimento necessário, de tempo e dinheiro, para se conseguir novos clientes, não é mesmo? Por isso, tão importante quanto novos, é fidelizar clientes que já compram com você.
Assim que você estabelece uma relação com um cliente porque ele já teve uma experiência de compra de seus produtos ou serviços. É importante você seguir com esse contato, mostrando a importância dele para o seu negócio. Você mantém viva a relação e aumenta as chances de ele voltar a comprar com você. Por isso se mantenha esse contato de uma forma bacana e ele percebendo vantagem nisso.
Mas como você pode fidelizar clientes, de forma que ele veja vantagem?
Para isso você precisa saber quem são seus clientes! Do que seus clientes precisam, quais seus produtos favoritos, o que consomem, por que consomem os seus produtos ou serviços. Também é valido saber qual a frequência de compra e quais produtos preferidos.
Saber quem são seus clientes, gostos e preferências te ajudam a oferecer produtos ou serviços mais adequados. Com isso, você tem maior chance de fechar nova compra. Por exemplo, se você tem um mercadinho e você tem clientes que sempre voltam é porque eles vêm alguma vantagem em comprar com você. Você sabe qual é? Pode ser seu preço, as promoções, proximidade com a residência, a variedade de produtos que oferece, o atendimento acolhedor e personalizado. Mas e se abrir outro mercadinho perto do seu, o que vai acontecer? Será que eles seguem comprando com você? Conhecer seu cliente vai te ajudar a responder essa pergunta e isso é muito importante no processo de fidelizar clientes.
Onde eles moram, moram sós, com a família, são homens, mulheres, de que idade, têm filhos? Conheça os hábitos de consumo. Com essas informações você saberá como se comunicar com eles. Sabendo os seus interesses, crie cartões de fidelidade, faça promoções dos produtos que são do interesse dele. Comunicação e divulgação devem ser prioridades para satisfazer seu cliente.
Transforme seu cliente em um fã
Se for seu fã, vai recomendar seus produtos para familiares e amigos, fazendo aquela tão desejada divulgação boca a boca! Por exemplo, se mora coma família e tem filhos pequenos, precisa de praticidade, combos com diversos produtos juntos podem ser interessantes. A entrega em domicílio com taxa reduzida para clientes próximos e frequentes pode ser outra vantagem. Conheça-os para pensar nas melhores formas de satisfazê-los, mantendo suas vendas e lucro.
E aproveite e faça o processo de pós venda. Seus clientes são uma fonte de informações para melhoria do trabalho que você está desenvolvendo e se perceber que você os valoriza, podem seguir comprando contigo. Descubra o que ele gostou ou não da experiência de compra. Valorize e dê retorno sobre o que você vai fazer com as informações que ele te passou. Você pode, por exemplo enviar uma mensagem de “obrigada por estar conosco, suas respostas nos ajudarão a melhorar ainda mais a sua próxima experiência de compra!”.
IMPORTANTE: Analise cuidadosamente as sugestões de melhoria que seus clientes fizerem, e aplique as que forem possíveis. Comunique estas mudanças! Isso aumentará a sua credibilidade e facilitará fidelizar clientes. E não deixe de comentar se aplicou as dicas no seu negócio!
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