Como fidelizar clientes de pequenos negócios e lucrar mais?

Saber como fidelizar clientes é um grande desafio de negócios de todos os portes, afinal, como conquistar um consumidor a ponto dele sempre lembrar de você na hora de comprar o seu produto?
A boa notícia é que não é preciso grandes estratégias ou desembolsar muito dinheiro para aprender a como fidelizar clientes de pequenos negócios, sabia?
E para te provar isso, preparamos esse artigo completo, com diversas dicas de como fidelizar clientes e, consequentemente, lucrar mais.
Bora conhecer essas dicas e começar a aplicá-las em seu negócio?
Por que fidelizar clientes em pequenos negócios?
Fidelizar clientes quando se tem um pequeno negócio é importante porque você consegue manter um relacionamento duradouro com seu público, logo, mantém algumas vendas garantidas e o seu lucro estável.
Além do mais, a fidelização colabora para a reputação e imagem da sua marca de forma positiva, comprovando que o seu produto ou serviço é de confiança – uma ótima forma de mostrar para novos clientes que vale a pena comprar com você!
Mas é claro que a fidelização não acontece do dia para noite e para segurar clientes é preciso trabalhar duro e aplicar algumas estratégias.
E são justamente essas estratégias que explicaremos ao longo deste artigo, com nossas dicas valiosas de como fidelizar clientes de pequenos negócios. Acompanhe!
Benefícios da fidelização de clientes
Aprender a como fidelizar clientes tem benefícios que vão desde a diminuição de custos, chance de ter previsões mais certeiras, melhoria no relacionamento com o seu público e oportunidades de melhorar o seu produto ou serviço.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um desses benefícios. Confira.
– Diminuição de custos
Seus custos diminuem quando você aprende a como fidelizar clientes porque as ações para reter clientes são mais baratas do que as estratégias para conquistar novos.
– Previsões mais certeiras
Uma vez que você tem clientes que já compraram os seus produtos, fica mais fácil ter informações valiosas sobre eles que tornam mais simples o ato de identificar as suas necessidades, resolver os seus problemas e prever seus comportamentos.
Deste modo, é possível ter previsões mais certeiras sobre o comportamento dos seus clientes e apresentar soluções com seu produto ou serviço.
– Mais relacionamentos mantidos
O relacionamento é a palavra-chave quando o assunto é saber como fidelizar clientes.
E a boa notícia é que não tem nada de difícil em manter esses relacionamentos a longo prazo, basta conhecer algumas ações – e neste artigo apresentaremos diversas delas!
– Chances de melhorar seu produto ou serviço
Clientes que são fiéis colaboram até mesmo para que seu produto ou serviço se torne ainda melhor.
Isso porque eles estão dispostos a responder pesquisas, dar feedbacks e conversar com você sobre os pontos positivos e negativos do seu negócio!
Como fidelizar clientes em pequenos negócios?
Na sequência, apresentamos algumas formas de como fidelizar clientes de pequenos negócios, indo desde conhecer seu cliente e fazer um bom atendimento, até dicas de programas de fidelidade e ações de marketing digital. Acompanhe!
– Saiba quem é seu cliente
O primeiro passo para aprender a como fidelizar clientes é conhecer quem são eles. Para isso, é preciso que você entenda:
- quais são seus desejos
- quais são suas necessidades
- o que os leva a comprar seu produto ou serviço
- o que eles enxergam de diferente em seu negócio
Esse tipo de informação colabora para saber como manter eles comprando sempre com você.
– Faça um bom atendimento
Um bom atendimento é capaz de fidelizar todos os tipos de clientes, então, não descarte essa qualidade, seja no atendimento presencial ou digital.
Além do mais, um bom atendimento também é capaz de gerar um bom marketing espontâneo, principalmente o famoso boca a boca.
– Comunique-se bem
De mãos dadas com um bom atendimento, está a boa comunicação!
E aqui, mais uma vez focamos na importância de se comunicar bem tanto pessoalmente, como no ambiente digital.
Reforçando que no digital, uma boa tática é fazer com que a sua comunicação seja humanizada, demonstrando que seus clientes estão falando com uma pessoa de verdade assim que entram em contato, e não com um robô.
E durante a comunicação, tente encontrar respostas para saber quem é o seu cliente e quais suas dores, conforme indicamos no primeiro tópico!
– Tenha uma estratégia de pós-venda
O pós-venda nada mais é do que um elo que você cria com seu cliente depois que ele fecha uma compra contigo.
Nesse contato que você faz com ele, o objetivo é manter um relacionamento de confiança, para conquistá-lo e mostrar seu cuidado e atenção.
Sem dúvidas um bom atendimento de pós-venda fideliza clientes e faz com que sua marca seja lembrada por ele para futuras compras.
Algumas sugestões para um pós-venda eficiente são:
- mantenha o seu cliente atualizado sobre o status da compra, como a confirmação da compra e o prazo da entrega da encomenda;
- peça um feedback sobre o produto ou serviço que ele adquiriu e, se possível, faça uma pesquisa de satisfação;
- ofereça um desconto para a próxima compra ou caso ele indique um conhecido para comprar com você.
– Fique por dentro do que seus clientes acham do seu negócio
Saber como os clientes se sentem em relação ao seu negócio é fundamental para entender no que você está acertando e no que está errando.
E para saber isso é preciso recolher feedbacks.
Como falamos acima, o pós-venda é uma ótima oportunidade para recolher feedbacks dos seus clientes, além de demonstrar que você se importa com eles.
Para fazer esse levantamento, pergunte o que seu cliente achou do produto ou serviço, o quanto ele ficou satisfeito, se ele teve alguma dificuldade ou gostaria de fazer algum apontamento ou dica de melhoria.
– Trabalhe com programas de fidelidade
É claro que um dos passos de como fidelizar clientes envolve ter programas de fidelidade!
Esses programas são uma estratégia de incentivo para seus clientes fazerem outras compras.
Algumas dessas estratégias que você pode adotar são:
- sistema de pontos: a cada compra, o cliente acumula alguns pontos e depois de uma certa quantidade, ele tem uma recompensa, como um brinde exclusivo ou a chance de ganhar determinado produto.
- ofertas especiais: por exemplo, após uma compra online, o cliente ganha um cupom de desconto para a segunda compra, ou a chance de ter um frete grátis.
– Surpreenda seus clientes
Outra forma de saber como fidelizar clientes é surpreendendo eles! E não precisa ir muito longe para isso.
Por exemplo, você pode enviar o produto para ele com uma cartinha escrita a mão e agradecendo a preferência.
Ou então, pode enviar um brinde pequeno assim que ele fizer uma compra online.
Aqui a dica é pensar em formas simples de transformar o seu negócio em uma boa lembrança na mente de seu cliente.
– Facilite o processo de compra
Tornar o processo de compra do seu cliente o mais prático e fácil possível é uma forma eficaz de saber como fidelizar clientes.
Isso porque cada vez mais as pessoas estão buscando rapidez e praticidade, então, quanto mais burocrática for uma compra, maiores as chances de alguém desistir de fazê-la.
E para tornar o processo de compra mais fácil, é importante que você considere meios de pagamentos práticos, como PIX, boleto e transferências bancárias.
Outro ponto relevante é facilitar o contato do cliente com você, deixando fácil o acesso ao seu WhatsApp, por exemplo.
– Estruture ações de marketing para seus clientes
Investir em ações de marketing é a nossa dica final para você aprender a como fidelizar clientes.
Aqui, destacamos o foco no marketing de conteúdo, que nada mais é do que alimentar suas redes sociais com conteúdos referente ao seu negócio, para educar o seu público e fazer com que eles conheçam mais sobre seu produto ou serviço.
O bom é que esses conteúdos que você cria também podem ser usados por seus clientes como um material de consulta permanente.
Por exemplo, vamos supor que você tem um salão de beleza e faz um conteúdo sobre como cuidar do cabelo após descolorir.
Você dá essas dicas para a sua cliente na hora que descolore o cabelo dela, mas caso ela não memorize tudo, ela pode ir até o Instagram do seu negócio e conferir as dicas em um post.
Prático e eficiente, concorda?
Conclusão
Hoje você aprendeu a importância de saber como fidelizar clientes e diversas estratégias para fazer isso na prática.
E quando o assunto é fidelizar clientes por meio de ações de marketing digital, lembre-se que você pode e deve contar com o nosso curso online e gratuito sobre o tema, basta clicar aqui!
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