Como fazer um reels no Instagram: aprenda neste passo a passo
Atualizado em 20/10/2021

O reels é um dos recursos mais recentes do Instagram. Com ele, a rede social permite que você crie vídeos curtos e os deixe mais atrativos usando áudios e efeitos, editando de uma maneira muito fácil e sem sair do app. Neste artigo te ensinamos um passo a passo de como fazer um reels no Instagram!
O que é um Reels do Instagram?
O reels é uma nova funcionalidade do Instagram, que permite a gravação de vídeos de até 30 segundos. A função é bem similar ao Tik Tok e chegou para concorrer com a rede social chinesa, afinal, ela se tornou febre no final de 2019 e diminuiu o tempo que os usuários passavam dentro do Insta.
Com o reels você pode gravar vídeos seus e do negócio e adicionar efeitos sonoros/visuais (como filtros, músicas e outros tipos de sons) para deixar seus 30 segundos mais atrativos e encantar os seus seguidores. Abaixo, veja um passo a passo de como fazer um reels no Instagram.
Tutorial: como fazer um reels no Instagram
1) Abra o aplicativo Instagram e clique no ícone de “+”, que fica no canto superior direito de sua tela.
2) Clique em “Vídeo do Reels”. Você pode gravar o vídeo na hora ou selecionar um vídeo já pronto em sua galeria de imagens do celular.
3) Com o vídeo selecionado ou gravado, aparecerá na tela uma opção para você escolher o trecho que quer postar. Lembrando que o limite máximo é de 30 segundos, então se o vídeo que você selecionou tiver mais tempo que isso, você vai precisar escolher apenas 30 segundos dele para publicar. Além disso, você pode dar zoom no vídeo, se preferir. Quando se decidir, clique em “Adicionar”.
4) Agora é hora de fazer as edições. No canto esquerdo da tela, existem diversos ícones, sendo eles: música;
- efeitos visuais de câmera lenta ou velocidade mais rápida;
- efeitos visuais de filtros;
- efeitos similares aos dos stories;
- cronômetro, que permite gravações de vídeos sem usar as mãos.
Você pode gravar um vídeo e adicionar esses efeitos, ou pode clicar em “Prévia” e adicionar os efeitos existentes no topo da tela, se você for publicar um vídeo que já estava na sua galeria.
5) Quando estiver satisfeito com suas edições, clique em “Avançar”. Depois, preencha a legenda, insira hashtags (se quiser) e selecione se deseja que esse vídeo vá também para o feed. Você pode editar a imagem da capa do vídeo, clicando em “Capa” e selecionando uma foto de capa para ficar de miniatura em seu vídeo.
6) Pronto! Clique em “Compartilhar” para publicar seu vídeo ou “Salvar em rascunhos”, para publicá-lo mais tarde. Agora você já sabe como fazer um reels no Instagram! Explore a ferramenta e faça vários vídeos para os seus seguidores.
Como usar o reels no seu negócio
O reels é o recurso mais popular do Instagram no momento. Como é um concorrente direto do Tik Tok, o Instagram está aumentando a entrega de posts no formato reels. Isso quer dizer que um reels tem mais chances de aparecer para seus seguidores e na aba explorar (naquela lupa), do que outros formatos, como publicações de fotos, IGTV, entre outros.
Por ter essa entrega maior pelo Instagram, o reels acaba sendo uma ótima oportunidade para você trazer uma nova audiência para o perfil de Instagram do seu negócio e, consequentemente, novos clientes para seu produto ou serviço. Bora dar uma chance ao Reels? Vamos deixar abaixo algumas dicas de como usar essa funcionalidade da melhor maneira.
Participe dos desafios nos reels
Assim como no Tik Tok, os desafios são comuns no Reels. Eles são ótimos de explorar e são as hashtags mais populares, ou seja, trazem grandes chances de atrair mais visualizações para seu vídeo.
Use o reels para explorar novos conteúdos
Se você ainda vê o reels como um recurso de passatempo e não consegue imaginar como o encaixar em seu negócio, observe como outros empreendedores estão usando essa funcionalidade e experimente formatos similares.
Use as hashtags para ser encontrado por novas pessoas
Para ser notado e atrair mais clientes para sua página no Instagram, trabalhe com as hashtags certas, que sejam relevantes e tragam mais audiência para seu conteúdo.
Tenha uma conta comercial no Instagram
Lembre-se que se você está no Instagram com seu negócio, é preciso que sua conta seja comercial! Se você ainda não sabe como fazer isso, clique aqui para saber como tornar sua conta do Instagram comercial.
—
Conseguimos te deixar por dentro de como fazer um reels no Instagram? Então, que tal seguir se atualizando conosco sobre as novidades do universo online? Para isso, você pode fazer nosso curso online e gratuito de Marketing Digital para empreendedores. Para saber mais, clique no botão abaixo:
Curso Gratuito: Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras
Deixe seu comentário: