Você decidiu que está na hora de ter um espaço físico para o seu negócio. Mas como essa decisão, logo vem a dúvida: como escolher um ponto comercial?

Existem inúmeros critérios que precisam ser levados em conta  na hora de como escolher um ponto comercial, como o fluxo de clientes, visibilidade e, claro, o valor do aluguel ou da compra do lugar.

E para te ajudar a saber quais são todos esses critérios, nós preparamos esse artigo completo sobre o tema!

Então, bora lá aprender a como escolher um ponto comercial e aumentar as chances de sucesso do seu negócio físico? 

O que é um ponto comercial?

Um ponto comercial é um espaço físico em que uma empresa ou um pequeno negócio realiza suas atividades comerciais.

Ou seja, é em um ponto comercial que um negócio opera, atende clientes e realiza vendas. 

Isso significa que o ponto comercial pode ser uma loja, um restaurante, um escritório, um quiosque, uma padaria, um salão de beleza, entre outros.

E saber como escolher um ponto comercial correto é fundamental para um negócio ter sucesso.

Qual a importância de ter um ponto comercial?

Ter um ponto comercial é importante porque um espaço físico é considerado a vitrine de um negócio. 

Isso quer dizer que o local físico do seu negócio é responsável pela visibilidade e pela imagem que os seus clientes têm do seu empreendimento.

Justamente por isso é tão importante saber como escolher o ponto comercial ideal.

Outra razão que torna importante ter um ponto comercial é o fato de que se você souber escolher um lugar bem posicionado e estratégico, você consegue atrair um número maior de pessoas, aumentando suas chances de venda e, consequentemente, de lucro.

Como saber se é hora de ter um ponto comercial?

Decidir se é o momento certo para ter um ponto comercial requer uma avaliação cuidadosa e considerar diversos fatores. 

Por exemplo, um fator a se levar em conta é se a demanda pelos seus produtos ou serviços está aumentando consistentemente e, se por conta disso, o espaço atual não é mais o suficiente para atender a essa demanda.

Outro sinal de que é hora de expandir para um ponto comercial é se o seu negócio já construiu uma presença online sólida e conquistou uma base de clientes fiéis.

Nesse caso, pode ser um bom momento ter um ponto físico que complemente a presença digital, pois isso permite interações mais pessoais com os clientes e fortalece a sua marca.

E por último, mas não menos importante, para saber se é hora de ter um ponto comercial, você precisa ter uma reserva financeira sólida para cobrir os custos iniciais do aluguel, mobiliário, estoque e outros investimentos necessários ao estabelecer um ponto presencial.

Portanto, certificar-se de que há recursos financeiros adequados é fundamental antes de tomar essa decisão.

Tipos de ponto comercial

Abaixo, apresentamos a você os tipos de ponto que você pode abrir, para que você entenda melhor como escolher um ponto comercial. Confira!

– Loja de rua

As lojas de rua são uma ótima opção para atrair pessoas que transitam ao redor do local ou quem mora e trabalha pela vizinhança.

O lado bom de ter uma loja de rua como ponto comercial é que você terá mais flexibilidade de horários e não existe a cobrança de taxa de condomínio.

Entretanto, é fundamental que você considere a segurança do local, bem como a praticidade de estar próximo de estacionamentos ou de transporte público.

– Contêiner

O contêiner é uma ótima opção de ponto comercial porque você pode se mover com ele e instalá-lo em ruas, condomínios ou locais de eventos.

Além disso, o lado bom desse tipo de ponto comercial é que você pode tê-lo com um investimento inicial mais barato.

O contêiner também é econômico porque ele dispensa reformas, e tem uma instalação quase imediata. 

Mas é preciso levar em conta que um contêiner esquenta bastante, logo, a temperatura pode ser algo que não seja tão confortável para você e para seus clientes.

– Espaço em prédio comercial

Manter um espaço em um prédio comercial é outra opção para quem quer ter um ponto comercial.

Esse modelo funciona bem para quem tem, por exemplo, espaços de beleza ou negócios voltados a alimentos, como cafeterias, restaurantes e afins.

Porém, os custos deste ponto comercial podem ser mais altos, afinal, inclui aluguel, condomínio e contas básicas, como água, energia e internet.

– Loja em condomínio

A grande vantagem de manter uma loja em condomínio é que você conta com mais segurança e pode ficar mais próximo dos seus consumidores.

O lado ruim é que nem sempre é fácil encontrar condomínios com espaços disponíveis para abrir uma loja.

Comprar ou alugar um ponto comercial: qual a melhor opção?

A primeira coisa que você tem que ter em mente sobre comprar ou alugar um ponto comercial é que a compra terá um valor bastante elevado e irá exigir de você um grande investimento.

E esse alto valor investido pode ser melhor aplicado em outras áreas do seu negócio, como capital giro, estoque, a compra de materiais para a sua produção e até mesmo cursos e especializações que você pode fazer.

Além do mais, para quem está começando, a compra de um ponto comercial também pode não ser a melhor escolha, já que você ainda não sabe o quanto o seu empreendimento irá crescer.

Neste sentido, alugar um imóvel para o seu ponto comercial possibilita que você tenha mais flexibilidade caso o seu negócio aumente.

Assim é possível que você mude de ponto comercial caso o atual espaço se torne pequeno demais para você realizar as suas atividades.

Como escolher um ponto comercial ideal?

Abaixo, apresentamos a você dicas de como escolher um ponto comercial. Confira! 

1. Verifique se o seu público-alvo está pelas redondezas

A nossa primeira dica de como escolher um ponto comercial é saber o máximo que você puder sobre o seu público, principalmente se ele está pelas redondezas desse lugar.

Esse estudo é extremamente importante para pequenos empreendedores que estão iniciando o seu negócio.

Isso porque, nesse começo, é mais assertivo você procurar pelo seu cliente do que fazer com que ele venha até você.

2. Atente-se a visibilidade do ponto comercial

O seu ponto comercial precisa ser visível para todos, o que significa que você deve evitar, por exemplo, um lugar que fica em frente a um ponto de ônibus, pois nessa situação a aglomeração das pessoas irá prejudicar a vista do seu negócio.

Aqui, a sugestão é que você prefira por pontos que estejam no mesmo nível da rua e que sejam sem recursos.

Outra dica é que você procure uma esquina, pois é comum que lojas em esquinas consigam ser visualizadas por duas vias diferentes.

3. Avalie a acessibilidade do lugar

A acessibilidade do seu ponto comercial é fundamental para que seus clientes consigam chegar até ele com facilidade.

E quando falamos de acessibilidade, falamos das condições das calçadas, se é fácil de estacionar, se é prático de entrar no local e de encontrá-lo. 

4. Veja se a rua é um bom ponto de fluxo de pessoas

A avaliação do fluxo de pessoas em uma determinada rua ou região é um aspecto crucial na hora de saber como escolher um ponto comercial. 

Isso porque ter um bom fluxo de pessoas significa que há mais chances de clientes em potencial passarem pela área, o que aumenta as chances de visibilidade e atração para o negócio.

Mas não é só isso que importa!

É importante observar o perfil dessas pessoas e verificar se são compatíveis com o público-alvo do seu negócio. 

Por exemplo, se o negócio é voltado para jovens, uma rua próxima a universidades ou centros comerciais pode ser interessante.

5. Verifique se ao redor há negócios complementares ao seu

Se você está perto de negócios que são complementares ao seu, você tem mais chances de ter novos clientes e aumentar as vendas.

Por exemplo, se você vai abrir uma loja de produtos de beleza, como maquiagens e shampoos, ter um salão de beleza por perto é ideal, afinal, vocês têm o mesmo público-alvo, embora sejam negócios diferentes, concorda?

Então, na hora de analisar como escolher um ponto comercial, tente ficar o mais perto possível de negócios complementares ao seu.

6. Verifique se há concorrentes ao redor

Essa dica de como escolher um ponto comercial está atrelada com a dica que demos acima.

Enquanto negócios compatíveis com o seu são uma boa vantagem para selecionar como escolher um ponto comercial, ter um grande número de concorrentes por perto pode não ser a melhor ideia.

Então, analise bem a quantidade de concorrentes numa região para não prejudicar as suas vendas.

Leia também: Aprenda a fazer uma análise de concorrência e destacar seu negócio

7. Análise o custo do imóvel x seu orçamento

É claro que o custo do imóvel e o seu orçamento também devem ser levados em conta na hora de como escolher um ponto comercial.

Na ponta do lápis dessa conta você também deve levantar o prazo de retorno e o movimento esperado, despesas diretas e indiretas, além dos gastos que você terá com possíveis manutenções e reformas do local.

E aqui vai uma dica de ouro para você conseguir negociar o valor do metro quadrado: pesquise o valor médio de aluguel da região que você gostou conversando com proprietários de estabelecimentos próximos.

8. Entenda o potencial de crescimento da região

Quando falamos do potencial de crescimento da região, falamos sobre as chances que esse bairro tem de evoluir, afinal, isso pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio.

E para entender as chances de crescimento de uma região, você pode recorrer a informações com órgãos da prefeitura ou secretaria de planejamento.

Essas instituições podem te dar informações sobre possíveis construções de viadutos, passarelas, pontos de ônibus, terminais e metrô, além de túneis na região.

9. Visite os pontos comerciais pessoalmente

É fundamental que você visite pontos comerciais pessoalmente enquanto estiver levantando um lugar para abrir o seu negócio físico.

E para isso a gente sugere que você incorpore o seu cliente, ou seja, vá de ônibus, analise se é prático chegar até a região e observe o fluxo de pessoas.

Você também deve visitar o ponto comercial em dias e horários diferentes para conseguir levar em conta todas as variáveis do espaço.

No mais, não esqueça de fotografar tudo para depois conseguir avaliar com mais precisão.

10. Tenha certeza de que o lugar é silencioso

Ter certeza de que o lugar é silencioso é importante na hora de saber como escolher um ponto comercial. 

Isso porque um ambiente sem ruídos é fundamental para criar uma experiência agradável aos clientes e proporcionar um ambiente de trabalho adequado a você.

Já um local barulhento pode ser prejudicial para certos tipos de negócios, como restaurantes, cafeterias, escritórios, salões de beleza ou lojas que requerem um ambiente mais calmo. 

Afinal, o excesso de ruído externo pode interferir na comunicação com os clientes, prejudicar a sua concentração e até mesmo afetar negativamente a qualidade dos serviços prestados.

11. Avalie a infraestrutura

Avaliar a infraestrutura é um aspecto fundamental na hora de entender como escolher um ponto comercial. 

Afinal, a qualidade da infraestrutura pode afetar diretamente o funcionamento do negócio e a experiência dos clientes. 

Portanto, avalie a presença de estacionamento, transporte público nas proximidades e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, verifique se o local tem conexões adequadas de serviços básicos, como eletricidade, água, esgoto e internet. 

É importante garantir que esses serviços sejam confiáveis e estejam prontamente disponíveis para o funcionamento adequado do negócio.

12. Seu negócio precisa de estacionamento?

Por fim, uma das nossas últimas dicas sobre como escolher um ponto comercial é levar em conta se o seu negócio precisa de estacionamento para os seus clientes.

Essa exigência costuma ser comum para negócios em que as pessoas costumam comprar algo grande ou pesado e que necessita ser levado com um carro.

Se esse é o caso do seu negócio, não esqueça dessa dica de como escolher um ponto comercial: verifique se há estacionamento. 

Erros comuns na hora de escolher ponto comercial

Abaixo, listamos alguns erros comuns que as pessoas cometem na hora de escolher um ponto comercial.

Bora ficar por dentro deles, agora que você já sabe como escolher um ponto comercial?

1. Escolher o primeiro lugar sem visitar outros pontos

O primeiro erro comum na hora de escolher um ponto comercial é ficar com o primeiro que você viu e não visitar outros espaços.

Fazer a visita para vários lugares permite que você tenha a oportunidade de avaliar todas as opções disponíveis e considerar vários fatores importantes antes de tomar qualquer decisão.

Então, visite um bom número de pontos comerciais e sempre compare a localização, infraestrutura, acessibilidade, custos, e várias outras coisas que pontuamos anteriormente.

2. Achar que vai gastar apenas com o aluguel ou compra do ponto

Ao entender como escolher um ponto comercial, é comum que pequenos empreendedores acham que só vão gastar com o aluguel ou a compra do espaço.

A verdade é que existem outros custos extras que estão envolvidos na hora de escolher um ponto comercial, como manutenções e contas de energia, água, internet e afins.

3. Ignorar a forma como seu cliente chegará ao seu ponto comercial

Nós já citamos esta questão nas dicas de como escolher um ponto comercial e ressaltamos ela aqui novamente: é fundamental que você selecione um espaço que o seu cliente conseguirá chegar com facilidade.

E aqui, mais uma vez destacamos que você deve considerar a acessibilidade dos seus consumidores, levando em conta se eles vão a pé ou de carro para o seu negócio.

O que é preciso para alugar um ponto comercial?

Para alugar um ponto comercial é preciso ter alguns documentos como:

  • cópia autenticada de RG e CPF;
  • cópia autenticada de RG e CPF do cônjuge (se houver);
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda dos últimos 3 meses;
  • declaração do Imposto de Renda.

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Conclusão

Hoje a nossa missão era ensinar a você como escolher um ponto comercial ideal para o seu pequeno negócio.

E agora que você já tem em mãos as melhores dicas para escolher o melhor lugar para abrir o seu negócio físico, lembre-se que o seu desenvolvimento e conhecimento precisam ser constantes.

Para isso, nós, da Aliança Empreendedora e Tamo Junto, disponibilizamos diversos cursos gratuitos para Micro e Pequenos empreendedores.

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