Como e quando fazer promoção no meu negócio
Atualizado em 17/06/2020

Promoção nada mais é que tornar o seu negócio conhecido a partir de ações de divulgação específicas, como desconto em um produto, brindes, entre outras. E para que uma divulgação tenha sucesso, você precisa ter bem claro todas as informações sobre a sua empresa.
1# O que você deseja promover?
Existem diversos exemplos de objetivos que possam ser atingidos com uma promoção. Por exemplo, o seu objetivo pode ser: DIVULGAR SEUS SERVIÇOS ou ALGUM PRODUTO ESPECÍFICO. Você pode até, por exemplo, querer realizar uma promoção específica com um produto parado no estoque. Seu objetivo pode ser também atrair um perfil de público que ainda não vai a sua loja, e até mesmo avisar os clientes sobre um novo produto ou serviço que você oferece.
Por isso, define bem certinho qual é o seu objetivo e quais são as metas que você querer atingir (para saber se suas ações estão bem-sucedidas ou não). Por exemplo: quantas vendas pretende realizar ou quanto dinheiro quer que te retorne?
Quanto mais claras são suas metas de venda, mais fácil será acompanhar o desempenho da sua campanha de divulgação.
Saiba que o seu objetivo não precisa ser algo grandioso para valer a pena divulgar, pode ser algo menor, ou até algo que tenha um impacto direto no atendimento aos clientes, como a mudança do horário de atendimento, por exemplo.
2# Pense no seu cliente
Lembre-se, você precisa ser visto pelos novos clientes e lembrado pelos clientes atuais. É claro, sem exageros e acabando chato. Fazer muitas divulgações em momentos inconvenientes, fará com que você perca clientes ao invés de atraí-los.
Com o objetivo definido, é sempre importante pensar no público-alvo, quando você for realizar uma divulgação. Precisa saber com quem a sua comunicação irá falar. Por isso, saiba quem são seus clientes, e porque eles comprariam ou não de você.
É importantíssimo saber qual é seu público alvo, para saber a melhor forma de se comunicar com ele.
Por exemplo, se você tem uma padaria, você pode ter muitos perfis de público. Porém, está lançando uma linha de doces diet, que podem ser consumidos por pessoas que tem diabetes. Nesse caso, o seu público-alvo da divulgação é: pessoas que sofrem de diabetes e procuram alimentos diet.
3# Qual é a sua mensagem?
Definido o público-alvo, está na hora de definir a mensagem, o que você irá dizer na sua divulgação. Para te ajudar a definir a mensagem, pense nas seguintes perguntas:
- O que esse público precisa saber sobre o seu negócio, o produto que vende, ou o serviço que oferece?
No caso da padaria é: A padaria agora tem uma linha de doces diet.
- Se for um produto ou serviço, eu preciso descrevê-los na divulgação? Isso chamará a atenção dos meus clientes?
Bom, complementando a promoção da padaria: Bolos, Tortas e Outros Doces sob Encomenda
- O que eu estou divulgando é alguma promoção de preço? Tem um preço definido? O preço chamará atenção dos meus clientes?
Por exemplo: Promoção de lançamento! A partir de R$ 15,00 o kg do doce. Conheça nossos doces. Prove os pedaços gratuitamente aos sábados.
4# Depois da mensagem, a linguagem!
Mas pera aí, como assim linguagem? Deixa eu te explicar:
Com a mensagem você está definindo O QUE FALAR.
Ao definir a linguagem você está definindo COMO falar.
Basicamente, com a linguagem, você escolhe qual tipo de palavras você vai usar, dependendo mais uma vez do perfil do seu público. Caso você estivesse vendendo um produto específico para jovens, por exemplo, gírias e abreviações de palavras seriam um possível caminho para conversar com esse público.
Voltando ao nosso exemplo, vamos olhar para a linguagem:
A padaria agora tem uma linha de doces diet.
Bolos, Tortas e Outros Doces sob Encomenda.
Promoção de lançamento! A partir de R$ 15,00 o kg do doce.
Conheça nossos doces. Prove os pedaços gratuitamente aos sábados.
Faça suas encomendas pelo telefone: 2345-7890
Não esqueça de pôr os dados de contato no fim da sua comunicação!
5# Passo final: o canal de divulgação
- Faixas e cartazes no próprio negócio:
Você pode colocar cartazes dentro do seu negócio, para seus clientes atuais receberem a mensagem. E também colocar cartazes fora do seu negócio para os novos clientes. Se escolher colocar cartazes fora, cuide com o que a legislação municipal permite ou não. Dessa forma, você não terá nenhuma surpresa ruim.
- Panfletos e folders
Você pode divulgar sua mensagem através de vários tipos de panfletos. Pode fazer um só para seu negócio, e entregar nas casas do seu bairro. Pode fazer uma parceria com um outro negócio, e realizar a divulgação dos dois com o mesmo panfleto, um na frente e outro no verso do papel. Isso pode reduzir os custos.
- Telefone:
Você pode ligar para avisá-los de alguma promoção, ou até mesmo, com autorização previa do seu cliente, mandar uma mensagem no celular comunicando a promoção ou ação.
- Carro ou bicicleta de som:
Provavelmente, no bairro do seu negócio, tenha algum empreendedor que presta esse tipo de serviço, que pode ter um custo acessível. Neste caso, também é necessário ficar atento ao que a legislação permite ou não, e também pondere o horário da sua divulgação, para não irritar os clientes ao invés de atraí-los para o seu negócio.
- Rádio do bairro:
Muitos bairros possuem rádios comunitárias que oferecem esses serviços a um preço bem menor que as grandes rádios.
- Jornais e revistas do bairro:
Além dos grandes jornais, que têm preços impossíveis para os pequenos negócios, você pode procurar jornais ou revistas que circulam somente no seu bairro. Normalmente possuem um preço mais acessível.
- Internet:
Há muitas possibilidades na internet, por isso fizemos uma aula só para isso. Acesse Como usar a internet para divulgar o seu negócio, aqui no Tamo Junto.
Para escolher o canal certo, pense sobre o seu público: Qual veículo iria chegar até o público com mais facilidade? Que lugares o seu público frequenta no bairro? Depois disso, pense no valor que tem para investir e escolha a opção mais adequada.
No exemplo que temos, queremos nos comunicar com pessoas que têm diabetes.
Ao analisar o público, dá para perceber que é bastante diversificado em relação a gênero e idade, porém, todos frequentam com frequência a farmácia do bairro. Uma possível ideia seria fazer uma parceria com a farmácia do bairro, e deixar alguns folders no local.
**Alguns outros cuidados
Para finalizar, lembre-se de consultar a legislação municipal sobre os anúncios. Fazer uma divulgação de forma ilegal fará você perder dinheiro.
Além disso, antes da divulgação, tenha certeza que o seu negócio estará preparado para atender a demanda. Não adianta eu começar a divulgação dos bolos diet, sem ter meus cozinheiros preparados para fazer os doces, e a matéria prima que preciso planejada. Por isso, organiza-se com seu produto ou serviço.
E por último, revise quantas vezes forem necessárias os preços e condições que você está prometendo na divulgação. Uma vez divulgados os preços e condições, você terá que garantir isso aos seus clientes.
Agora que você já sabe quando e como fazer uma promoção. Mãos à obra! Ter apenas as portas do seu negócio abertas não irá garantir vendas.
Deixe seu comentário: