É essencial falar gestão de crise, planejamento financeiro e saúde do negócio, mas e a sua saúde? Você está dando a devida atenção a ela também? Estamos em um momento que está exigindo muito cuidado, temos que lidar com muitos sentimentos e incertezas, precisamos ficar em casa e mudarmos totalmente nossas rotinas. Para quem tem um negócio, provavelmente ele já tenha sido afetado de alguma forma, gerando crise financeira ou necessidade de adaptação muito rápida.
É natural que isso provoque muita ansiedade e preocupação. E pensando nisso, organizamos algumas sugestões para vocês não deixar esses sentimentos tomarem conta e você ficar paralisado.
#1 Aceite a realidade
Para conseguir lidar com algo, o primeiro ponto é aceitar a realidade. Infelizmente, a pandemia do COVID-19 está aí e concordar que precisamos ficar em casa agora e que provavelmente seus negócios serão afetados é fundamental. Mas lembre-se que é algo mundial, não se culpe pela queda de vendas, por exemplo.
Ninguém estava preparado para enfrentar a crise, mas agora precisamos manter os pés no chão e encontrar soluções viáveis. Aqui no Blog apresentamos algumas boas práticas para bares e restaurantes, dicas de como lidar com queda financeira, como transformar seu negócio online, entre outras.
#2 Sentir receio do que está acontecendo é normal
Se você está com medo do que está por vir, como será o futuro do seu negócio, é normal. A preocupação financeira é até prudente neste momento. Respeite esses sentimentos
#3 Lembre-se, vai passar
Quando estiver sentindo angústia pelo momento presente ou então medo do futuro, concentre-se em lembrar que é algo temporário. Temos que fazer tantas ações que não estamos acostumados que isso pode gerar momentos de aflição, porém essas mudanças existem para que possamos voltar o quanto antes a normalidade. Nesse meio tempo você pode fazer algo que te faça bem, como praticar um exercício físico, meditar ou assistir um filme. Atualmente, assim como o Tamo Junto, várias páginas de conteúdo estão fazendo uma programação com lives ao longo do dia.
Também é uma boa opção aproveitar para conversar com outras pessoas, um amigo, parente, e até mesmo uma organização que possa te apoiar ou outros empreendedores, assim vocês podem trocar ideias e compartilhar mudanças que estão realizando. Por mais que estamos em isolamento social, você não precisa lidar com esses sentimentos sozinhos, tá? Utilize a tecnologia ao seu favor, para continuar conectado com quem você gosta. Mas se você perceber que esta ansiedade quer prevalecer, procure um especialista, um psicólogo para te ajudar.
#4 Crie uma nova rotina
Com tantas mudanças, é bem importante criar uma nova rotina em casa, para facilitar a adaptação. Delimite horários para que consiga realizar suas tarefas durante seu dia, principalmente se tiver filhos pequenos. Também é essencial que você divida as atividades com todos da família para ninguém ficar sobrecarregado.
Como não estamos acostumados, é natural que faça ajustes a cada dia ou semana na rotina, até encontrar o melhor formato para você e sua família. Ah, e com todas essas mudanças, é normal que tenha dias menos produtivos que outros.
#5 Tenha um novo projeto
Sabe aquele projeto que estava na gaveta? Que você fala que um dia irá fazê-lo? Este pode ser um bom momento para colocá-lo em prática, assim você consegue aproveitar melhor o tempo ocioso. Tenha uma nova meta um novo sonho para te motivar. Independente ser um projeto pequeno ou grande, o importante é que te faça bem.
E como comentamos, temos outros artigos aqui no blog com dicas para enfrentar essa pandemia com o menor impacto possível. Não deixe de conferir!
Deixe seu comentário: