Começar um negócio do zero não exige milhões de reais, uma grande ideia inovadora, diversos cursos de gestão e empreendedorismo e/ou ter muitos bons contatos e clientes. Para começar um negócio próprio, você precisa ter em mente 3 perguntas:  

  • Quem sou?  
  • O que sei? 
  • Quem conheço? 

Essas 3 perguntas fazem parte do Effectuation, teoria da Professora Saras Sarasvathy que mostra quais são os principais passos para ter sucesso no empreendedorismo, de acordo com o que ela estudou e analisou sobre diversos empreendedores de sucesso pelo mundo.  

Teoria Effectuation: Para moldar a teoria do “effectuation”, ou Teoria do Fazer, Saras Sarasvathy percorreu 17 Estados americanos a fim de conhecer empreendedores que tinham faturamento mínimo de US$ 200 milhões e o máximo de US$ 6,5 bilhões. Depois de comparar horas e horas de entrevistas constatou que nenhum deles se preocupava com pesquisas de mercado ou detalhados planos de negócios. Construíam suas empresas a partir do próprio conhecimento, com os recursos de que podiam dispor e em co-autoria com uma boa rede de colaboradores disposta a abraçar a ideia.

Conheça a seguir 5 dicas de como criar um negócio do zero seguindo os pilares da teoria do Effectuation:  

#1 Comece com o que você tem – Pássaro na Mão 

Para ter sucesso no empreendedorismo, você precisa ter uma ideia inovadora, que ninguém ainda pensou. Certo? Errado! Na pesquisa da professora Sara, ela concluiu que os empreendedores de sucesso não começam seus negócios com ideias brilhantes, e sim com o que já têm em mãos.  

Esse é o primeiro princípio da Teoria Effectuation, o Pássaro na Mão, que fala que mais vale você começar com o que já tem, com as ideias que já tem, do que ficar esperando por algo inovador brotar em sua cabeça.  

Para isso dar certo, o exercício é justamente responder às 3 perguntinhas que falamos lá no início do texto:  

  • Quem sou: quais são as suas competências, suas características? O que você gosta muito de fazer? Quais são os seus valores? E suas paixões? Quais seus pontos fortes e fracos? 
  • O que seio que você sabe fazer bem? Que cursos já fez? No que as pessoas costumam dizer que você é bom? 
  • Quem conheçoquem são as pessoas que eu tenho contato? No meu bairro? Minha família? Que organizações, empresas você poderia facilmente entrar em contato? 

Vamos colocar em um exemplo para ficar mais fácil: vamos supor que sou uma mulher, de 32 anos, que gosta muito de cozinhar (quem sou). Eu não tenho nenhum curso de graduação, mas já fiz um curso de Informática e outro de Culinária Básica. As pessoas dizem que faço uma comida bem gostosa, que deveria fazer para vender (o que eu sei). Tenho uma amiga que tem um salão de beleza e eu poderia pedir ajuda dela para divulgar meu negócio para suas clientes. Além disso, meu filho pode me ajudar criando uma conta nas redes sociais (quem conheço). Assim, sei que posso começar um negócio de vender comida, pois já tenho as habilidades necessárias para isso. 

#2 Saiba quanto você pode perder – Perdas Toleráveis

Muita gente pensa que precisamos de muito dinheiro ou de um empréstimo ou financiamento para poder começar um negócio. Mas na verdade isso pode ser uma cilada! Você pode fazer esse grande investimento, maior do que pode, e o negócio não vai para frente e… quebra! E o empreendedor também.  

segundo princípio da Teoria Effectuation é o princípio das Perdas Toleráveis! A perda tolerável é o que você está disposto a perder no seu negócio. Esse princípio nos ajuda a pensar no que podemos perder caso tudo dê errado. Quanto dinheiro e tempo você pode perder, quantos recursos pode investir sem ter retorno, quanto tempo você pode segurar o negócio caso não tenha lucro nenhum, e por aí vai. 

Se durante a sua jornada empreendedora alguma coisa não sair como planejado, você já calculou seus riscos no início, e agora tem um tempinho pra parar, respirar, e encontrar um jeito de resolver o problema e repensar seu negócio. 

Um exemplo seria você pedir emprestado equipamentos que você não tem, ou alugar equipamentos ao invés de comprar. Lembre-se, um (a) empreendedor (a) de sucesso precisa ter coragem para correr riscos, mas eles precisam ser calculados! 

#3 Cresça aos poucos com sua rede de contatos – Colcha de Retalhos 

O terceiro princípio da Teoria Effectuation é o da colcha de retalhos, e tem a ver com ir construindo o negócio, ir criando, costurando, tecendo as ideias conforme elas vão acontecendo. Isso acontece a partir das conversas que você tem com outras pessoas, das opiniões e sugestões de possíveis clientes, fornecedores, parceiros, você vai tecendo sua colcha, costurando cada pedacinho dela… e melhorando seu negócio!  

Ou seja, um negócio nunca começa pronto, como uma colcha inteira! Você começa com os retalhos que tem e vai costurando-os e fazendo com que se encaixem, deixando a sua colcha bonita.  

Para isso acontecer a dica é: abra a mente e seja flexível! Não se preocupe com alguém roubando sua ideia, converse, troque e vá alimentando a ideia e fazendo ela crescer! Encare as críticas e sugestões como uma forma de melhorar seu negócio. 

#4 Abrace as mudanças e transforme-as em oportunidades – Do Limão uma Limonada

Sabe quando tudo começar a dar errado, por exemplo, de repente, uma pandemia acontece? Então, como já dizia o ditado, esses são os limões que a vida nos dá. E o que a gente faz com os limões? Limonada! Não há como prever tudo que pode dar errado no futuro, mas tem como encarar essas dificuldades de uma forma melhor e mais benéfica para o seu negócio. 

O quarto princípio do Effectuation é o do Limão uma Limonada! O que faz um empreendedor de sucesso é toda a sua trajetória, com todos seus erros e acertos. Você nunca sabe se seu negócio vai dar certo ou não, se sua ideia será um sucesso ou um fracasso, mas você precisa testar, errar e, claro, aprender com os erros! Esse aprendizado é a sua limonada!  

O grande segredo do princípio de fazer do limão uma limonada, é usar esses obstáculos como forma de impulsionar seu negócio. Seja entendendo que não era aquele o caminho – e mudando de rumo – ou seja fazendo os ajustes necessários para seguir naquela direção.  

#5 Esteja preparado para as adversidades – Piloto no Avião

quinto e último princípio da Teoria Effectuation é o Piloto no Avião. O piloto tem um mapa, tem um GPS, tem toda a rota planejada. Mas, caso aconteça algum imprevisto enquanto ele voa, ele está totalmente preparado para assumir o controle da aeronave e mudar de rota, seja para desviar uma tempestade ou para fazer um pouso de emergência.  

E é isso que os empreendedores precisam: ter planos, ter todos os mapas, mas também estarem preparados para as mudanças que podem acontecer – e agir rápido quando elas acontecem! 

O planejamento é importante. Mesmo que ele mude, você precisa ter o foco de onde quer chegar e qual a rota que você acha melhor. Porém, saiba que imprevistos acontecem.  

Planejar não significa prever tudo que pode acontecer ou querer ficar controlando o futuro, mas sim escolher o caminho a percorrer. Focar no momento presente e tomar as melhores decisões com base nas coisas que vão acontecendo! Nem sempre uma mudança de planos é ruim, as vezes ela é estratégica e ótima para o seu negócio. 

Como superar crises, identificar oportunidades e ampliar o negócio - 1. Pássaro na mão: Entenda o que você já tem a seu favor: suas características, conhecimentos, recursos (nesse caso ter uma reserva financeira ajuda muito) e pessoas que pode recorrer nesses momentos de desafios; 2. Perdas Toleráveis: Decida o que pode perder, o que está disposto a arriscar, que riscos pode correr; 3. Fazer do limão uma limonada: Olhe para os obstáculos e busque possibilidades. Pense como abraçar as mudanças e como transformá-las em oportunidades; 4. Colcha de retalhos: Tente reconstruir o negócio aos poucos, com novas ideias, parcerias e fornecedores, montando uma colcha com diferentes cores e tamanhos; 5. Piloto no avião: Foque nas ações que estão sob o seu controle para criar um futuro para o seu negócio, não desperdice o tempo com o que está fora da sua cabine de voo. - Pensar em ideias e soluções para a situação de crise, criando novos produtos/serviços e identificando oportunidades para o negócio. - Atenção! Reserva de emergência: dinheiro guardado para emergências/crises. Se você não tinha, comece a se organizar para isso assim que passar a fase de dificuldade. Esse dinheiro é diferente do lucro ou o que você guarda para investir. Ele serve para usar quando uma máquina quebra ou quando um imprevisto faz com que o dinheiro pare de entrar por um tempo e as contas precisam ser pagas, por exemplo. Pense com carinho em sua reserva emergencial.

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