ChatGPT: 5 dicas para usar a ferramenta em pequenos negócios
Atualizado em 16/03/2023

Pequenos negócios muitas vezes têm que fazer mais com menos. É preciso ser eficiente e saber como otimizar o seu tempo para conseguir dar conta de todas as tarefas. E a tecnologia tem sido uma grande aliada para esses empreendedores. Uma das ferramentas mais interessantes que vem se destacando é o ChatGPT.
O ChatGPT foi lançado pela primeira vez em 2018, mas foi no final de 2022 que a ferramenta chegou a 1 milhão de usuários em apenas 5 dias. Apesar da plataforma ser em inglês, ela é bem intuitiva e responde a diversos idiomas, incluindo o português.
Neste artigo, vamos falar mais sobre como micro e pequenos empreendedores podem fazer uso do ChatGPT para melhorar o seu negócio.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que funciona em diversos idiomas e é capaz de produzir textos, redações, sugestões de temas para posts nas redes sociais e até letras de músicas!
É como se a ferramenta fosse alimentada por uma grande quantidade de textos disponíveis na internet, como fóruns, notícias, livros etc. Ao todo, o ChatGPT tem mais de 570GB de texto, cerca de 40 bilhões de palavras. Sendo assim, a ferramenta é capaz de responder perguntas, completar frases, gerar texto e muito mais.
Passo-a-passo para testar o Chat GPT
- Acesse o site https://chat.openai.com/chat
- Clique em “Sign up” para criar uma conta.
- Depois, clique em “Create an OpenAI account”.
- Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta ou faça login pelo Google.
- Após a confirmação, toque em “Try it” no topo da tela.
- Inicie uma conversa com o ChatGPT, colocando o assunto de seu interesse.
Como empreendedores podem usar o ChatGPT
- Responder perguntas dos clientes: o ChatGPT pode te ajudar a criar respostas de perguntas frequentes feitas pelos seus clientes. Por exemplo, um empreendedor que vende produtos de beleza pode, com o auxílio do ChatGPT, construir respostas padrões sobre ingredientes, como usar um produto específico ou onde encontrar uma loja física, para responder comentários ou dúvidas que recebe.
- Criar campanhas de divulgação: o ChatGPT pode ser usado para ajudar a criar slogans e campanhas de divulgação. Por exemplo, um empreendedor que está lançando um novo produto pode usar o ChatGPT para gerar ideias de slogans e até mesmo criar o texto completo para divulgar o seu produto.
- Criar roteiros de vídeos para as redes sociais: o ChatGPT pode ser usado para criar roteiros para vídeos curtos ou apresentações. Por exemplo, um empreendedor que quer postar um vídeo em seu Instagram para promover o seu negócio pode usar o ChatGPT para gerar ideias de roteiro e do que falar nesse vídeo.
- Criar legendas para posts em redes sociais: o ChatGPT pode ser usado para criar legendas para posts nas suas redes sociais. Por exemplo, se o seu negócio precisa fazer o post de um novo produto em sua página do Instagram, você pode descrever para o ChatGPT quais são as características e benefícios desse produto, e pedir sugestões criativas para a ferramenta e envolventes para legendas que atraiam seus clientes.
- Gerar ideias para postagens e stories: o ChatGPT pode te ajudar a ter ideias para publicações em redes sociais. Por exemplo, um dono de uma loja de roupas pode perguntar: “Me dê sugestões de temas sobre as tendências de moda para a primavera deste ano”.
Quais as vantagens de usar o ChatGPT?
- Economia de tempo: o ChatGPT pode responder a perguntas e criar conteúdo rapidamente, o que permite que pequenos negócios economizem tempo e aumentem a produtividade.
- Maior engajamento do cliente: ao usar o ChatGPT para responder a perguntas dos clientes, os pequenos negócios podem melhorar a experiência do cliente, criando uma relação próxima e de confiança.
- Geração de ideias: o ChatGPT pode ser usado para gerar ideias para publicações em redes sociais, promoções. E até mesmo trazendo possíveis soluções para problemas que o empreendedor estejam enfrentando, o que pode ajudar os pequenos negócios a serem mais criativos e inovadores.
E quais as limitações do ChatGPT?
- Respostas inadequadas: podem acontecer, mas os usuários são incentivados a avaliar as respostas para evitar isso.
- Qualidade das respostas e da informação: elas sempre farão sentido, mas podem ser imprecisas, tendenciosas ou até incorretas.
- Questões como propriedade intelectual e autenticidade: a plataforma mescla informações de diversas fontes, criando um conteúdo original. Isso, no entanto, não é o mesmo que criar um conteúdo autêntico. Ela também não cita as fontes das buscas.
- Por conta do número alto de acessos, o sistema pode ficar instável na sua versão gratuita.
- A ferramenta não consegue incorporar informações muito específicas ou únicas, por exemplo, aquilo que só você sabe sobre o seu negócio. Por isso, sempre revise e adapte os conteúdos sugeridos, para que façam sentido em relação ao que você deseja.
E se depois de todas essas informações, você tiver interesse em testar as funcionalidades da ferramenta, fica de olho nessas dicas:
- Existem alguns comandos que você pode dar ao chat, como pedir o estilo do texto e quantas linhas ele deve ter. Basta escrever o tema procurado, e separado por vírgula, pedir pelo tipo de texto e/ou número de linhas. Como por exemplo:
- Não é necessário saber escrever em inglês. Você pergunta em português, e receber as repostas em português.
- A ferramenta surgiu como gratuita e hoje possui algumas funções pagas. Porém, para os exemplos que apresentamos, e atividades mais simples de criação, segue gratuito.
Apesar das limitações, o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para pequenos negócios que querem aumentar a sua produtividade. Usando a ferramenta corretamente e verificando as informações fornecidas, os pequenos negócios podem aproveitar muito essa tecnologia de inteligência artificial.
No última dia 14, a OpenAI lançou o ChatGPT-4 na SXSW – a maior feira de tecnologia, inovação e entretenimento do mundo – que contou com a participação do Tamo Junto representados pela Helena Vieira, co-fundadora da Aliança Empreendedora.
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