Pequenos negócios muitas vezes têm que fazer mais com menos. É preciso ser eficiente e saber como otimizar o seu tempo para conseguir dar conta de todas as tarefas. E a tecnologia tem sido uma grande aliada para esses empreendedores. Uma das ferramentas mais interessantes que vem se destacando é o ChatGPT.

O ChatGPT foi lançado pela primeira vez em 2018, mas foi no final de 2022 que a ferramenta chegou a 1 milhão de usuários em apenas 5 dias. Apesar da plataforma ser em inglês, ela é bem intuitiva e responde a diversos idiomas, incluindo o português.

Neste artigo, vamos falar mais sobre como micro e pequenos empreendedores podem fazer uso do ChatGPT para melhorar o seu negócio.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que funciona em diversos idiomas e é capaz de produzir textos, redações, sugestões de temas para posts nas redes sociais e até letras de músicas!

É como se a ferramenta fosse alimentada por uma grande quantidade de textos disponíveis na internet, como fóruns, notícias, livros etc. Ao todo, o ChatGPT tem mais de 570GB de texto, cerca de 40 bilhões de palavras. Sendo assim, a ferramenta é capaz de responder perguntas, completar frases, gerar texto e muito mais.

Passo-a-passo para testar o Chat GPT

  1. Acesse o site https://chat.openai.com/chat 
  2. Clique em “Sign up” para criar uma conta. 
  3. Depois, clique em “Create an OpenAI account”. 
  4. Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta ou faça login pelo Google. 
  5. Após a confirmação, toque em “Try it” no topo da tela. 
  6. Inicie uma conversa com o ChatGPT, colocando o assunto de seu interesse. 

Como empreendedores podem usar o ChatGPT 

  • Responder perguntas dos clientes: o ChatGPT pode te ajudar a criar respostas de perguntas frequentes feitas pelos seus clientes. Por exemplo, um empreendedor que vende produtos de beleza pode, com o auxílio do ChatGPT, construir respostas padrões sobre ingredientes, como usar um produto específico ou onde encontrar uma loja física, para responder comentários ou dúvidas que recebe.

Exemplo de uso do ChatGPT.

  • Criar campanhas de divulgação: o ChatGPT pode ser usado para ajudar a criar slogans e campanhas de divulgação. Por exemplo, um empreendedor que está lançando um novo produto pode usar o ChatGPT para gerar ideias de slogans e até mesmo criar o texto completo para divulgar o seu produto. 

Exemplo de uso do ChatGPT.

  • Criar roteiros de vídeos para as redes sociais: o ChatGPT pode ser usado para criar roteiros para vídeos curtos ou apresentações. Por exemplo, um empreendedor que quer postar um vídeo em seu Instagram para promover o seu negócio pode usar o ChatGPT para gerar ideias de roteiro e do que falar nesse vídeo. 

  • Criar legendas para posts em redes sociais: o ChatGPT pode ser usado para criar legendas para posts nas suas redes sociais. Por exemplo, se o seu negócio precisa fazer o post de um novo produto em sua página do Instagram, você pode descrever para o ChatGPT quais são as características e benefícios desse produto, e pedir sugestões criativas para a ferramenta e envolventes para legendas que atraiam seus clientes. 

  • Gerar ideias para postagens e stories: o ChatGPT pode te ajudar a ter ideias para publicações em redes sociais. Por exemplo, um dono de uma loja de roupas pode perguntar: “Me dê sugestões de temas sobre as tendências de moda para a primavera deste ano”.  

Quais as vantagens de usar o ChatGPT?

  • Economia de tempo: o ChatGPT pode responder a perguntas e criar conteúdo rapidamente, o que permite que pequenos negócios economizem tempo e aumentem a produtividade. 
  • Maior engajamento do cliente: ao usar o ChatGPT para responder a perguntas dos clientes, os pequenos negócios podem melhorar a experiência do cliente, criando uma relação próxima e de confiança. 
  • Geração de ideias: o ChatGPT pode ser usado para gerar ideias para publicações em redes sociais, promoções. E até mesmo trazendo possíveis soluções para problemas que o empreendedor estejam enfrentando, o que pode ajudar os pequenos negócios a serem mais criativos e inovadores. 

E quais as limitações do ChatGPT? 

  • Respostas inadequadas: podem acontecer, mas os usuários são incentivados a avaliar as respostas para evitar isso. 
  • Qualidade das respostas e da informação: elas sempre farão sentido, mas podem ser imprecisas, tendenciosas ou até incorretas. 
  • Questões como propriedade intelectual e autenticidade: a plataforma mescla informações de diversas fontes, criando um conteúdo original. Isso, no entanto, não é o mesmo que criar um conteúdo autêntico. Ela também não cita as fontes das buscas. 
  • Por conta do número alto de acessos, o sistema pode ficar instável na sua versão gratuita. 
  • A ferramenta não consegue incorporar informações muito específicas ou únicas, por exemplo, aquilo que só você sabe sobre o seu negócio. Por isso, sempre revise e adapte os conteúdos sugeridos, para que façam sentido em relação ao que você deseja. 

E se depois de todas essas informações, você tiver interesse em testar as funcionalidades da ferramenta, fica de olho nessas dicas: 

  • Existem alguns comandos que você pode dar ao chat, como pedir o estilo do texto e quantas linhas ele deve ter. Basta escrever o tema procurado, e separado por vírgula, pedir pelo tipo de texto e/ou número de linhas. Como por exemplo:  

  • Não é necessário saber escrever em inglês. Você pergunta em português, e receber as repostas em português. 
  • A ferramenta surgiu como gratuita e hoje possui algumas funções pagas. Porém, para os exemplos que apresentamos, e atividades mais simples de criação, segue gratuito.  

Apesar das limitações, o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para pequenos negócios que querem aumentar a sua produtividade. Usando a ferramenta corretamente e verificando as informações fornecidas, os pequenos negócios podem aproveitar muito essa tecnologia de inteligência artificial. 

No última dia 14,  a OpenAI lançou o ChatGPT-4 na SXSW – a maior feira de tecnologia, inovação e entretenimento do mundo – que contou com a participação do Tamo Junto representados pela Helena Vieira, co-fundadora da Aliança Empreendedora.