Black Friday para microempreendedores: saiba como aproveitar a data!
Atualizado em 05/12/2021

A Black Friday para microempreendedores é uma ótima oportunidade para vender seus produtos, dizer adeus para o que está parado no estoque, fazer novos clientes e divulgar seu negócio.
Este ano o evento acontecerá no dia 26 de novembro e nós, do Tamo Junto, te ajudamos com algumas dicas valiosas para se preparar para a data! Confira:
#01 Analise o que você irá vender
Pense em quais produtos mais saem do seu estoque quando o fim do ano chega. A data é próxima ao Natal, ano novo e férias, então verifique os itens que existem em seu estoque que fazem sentido para essas comemorações e invista neles para se sair bem nas vendas.
E fique atento ao seu estoque! Não coloque produtos à venda que talvez você não tenha. Nesse período é comum que saia um volume maior de pedidos. Esteja preparado!
#02 Não aumente o preço antes para abaixar depois
Black Friday para microempreendedores não deve ser uma Black Fraude! Esse termo diz respeito ao que alguns vendedores fazem no período, ou seja, sobem o preço de seus produtos um pouco antes da Black Friday, para depois abaixar e fingir que estão participando das promoções.
Evite esse comportamento! Afinal, hoje em dia há organizações que fazem essa verificação e é possível que o cliente saiba que você está mentindo e abra reclamações contra seu negócio no Reclame Aqui, ou outras instituições, te acusando de propaganda enganosa.
#03 Adote novas práticas de desconto
Além de abaixar o preço de um produto, a Black Friday para microempreendedores também pode ser uma chance de aderir a algumas novas práticas que garantem desconto e são atrativas aos clientes, como:
- Sorteios;
- Brindes;
- Combos;
- Cupons;
- Pague 2 e leve 3.
#04 Prepara-se para atender mais clientes
Garanta um bom atendimento aos seus clientes na Black Friday, sejam eles fixos ou novos que podem surgir. Lembre-se que um bom atendimento terá resultados na reputação de seu negócio!
E se você for vender mais online, fique por dentro de algumas boas práticas de atendimento digital que nós separamos clicando aqui.
#05 Divulgue suas promoções nas redes sociais
A divulgação de suas promoções deve começar a ser feita o quanto antes, de preferência assim que você já tiver estabelecido quais itens irão entrar na sua Black Friday.
Conte para seus seguidores o que irá entrar na promoção, fale da porcentagem do desconto e dos benefícios de fazer essa compra na Black Friday.
#06 Trabalhe a queima de estoque
Muitos lojistas olham a Black Friday para liquidar produtos encalhados e se livrarem deles. Avalie o que você tem que entra neste quesito e busque os liquidar nesta data.
Mas atenção! É preciso ver também se seus clientes têm interesse nesses produtos. Talvez seja bom avaliar se também pode colocar outros produtos em promoção, para garantir variedade para os clientes.
#07 Não precisar dar desconto em todos os produtos
A Black Friday para microempreendedores não precisa ser sinônimo de liquidar TODOS os seus produtos. Para você, que é pequeno empreendedor, o ideal é escolher um produto e diminuir o valor dele, para não ter prejuízos.
Esse produto pode servir de isca para outros produtos do seu negócio que estejam com um desconto menor ou até nenhum desconto.
#08 Venda em marketplaces
Para garantir mais vendas online, cadastre-se em sites que oferecem a opção de marketplace, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas e afins.
Essa prática tem se tornado muito comum entre pequenos empreendedores, segundo dados do Magazine Luiza, por exemplo, 60% dos vendedores de sua plataforma são MEIs.
#09 Dê privilégios aos seus clientes fixos
Dar privilégios a quem já te acompanha e compra com você também pode ser uma boa ideia para a Black Friday, afinal, esse cliente conhece seu produto e serviço e sabe da qualidade do que você vende.
Ofereça a eles a opção de comprar com o desconto antes da Black Friday, dê descontos exclusivos, permita que eles usem esse desconto em outras datas, entre outras práticas.
#10 Capriche no do pós-venda
Um bom atendimento pós-venda ajuda a manter clientes, ainda mais os novos que podem surgir na Black Friday. Então atente-se a esse ponto em especial!
Entre em contato com quem fez a compra, pergunte se gostou do resultado, se ficou com alguma dúvida, se tem interesse em novos produtos e afins. Ah, e se o feedback for bom, lembre-se de pedir autorização para postá-lo em suas redes sociais!
Dica extra: Analise os resultados da Black Friday
Assim que a Black Friday terminar, analise pontos como:
- O que você mais vendeu;
- Qual foi seu lucro;
- Qual produto foi o mais procurado;
- Como ficou seu estoque para os próximos meses.
É importante ver se os resultados foram bons e já saber o que você pode repetir no próximo ano ou ajustar.
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Agora você já está preparado para a Black Friday. Aproveite o momento e boas vendas!
E lembre-se, você pode contar com nossos cursos online e gratuitos para todas as etapas do antes e depois da Black Friday. Confira todos clicando no botão:
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