A Black Friday para microempreendedores é uma ótima oportunidade para vender seus produtos, dizer adeus para o que está parado no estoque, fazer novos clientes e divulgar seu negócio.

Este ano o evento acontecerá no dia 26 de novembro e nós, do Tamo Junto, te ajudamos com algumas dicas valiosas para se preparar para a data! Confira:

#01 Analise o que você irá vender

Pense em quais produtos mais saem do seu estoque quando o fim do ano chega. A data é próxima ao Natal, ano novo e férias, então verifique os itens que existem em seu estoque que fazem sentido para essas comemorações e invista neles para se sair bem nas vendas.

E fique atento ao seu estoque! Não coloque produtos à venda que talvez você não tenha. Nesse período é comum que saia um volume maior de pedidos. Esteja preparado!

#02 Não aumente o preço antes para abaixar depois

Black Friday para microempreendedores não deve ser uma Black Fraude! Esse termo diz respeito ao que alguns vendedores fazem no período, ou seja, sobem o preço de seus produtos um pouco antes da Black Friday, para depois abaixar e fingir que estão participando das promoções.

Evite esse comportamento! Afinal, hoje em dia há organizações que fazem essa verificação e é possível que o cliente saiba que você está mentindo e abra reclamações contra seu negócio no Reclame Aqui, ou outras instituições, te acusando de propaganda enganosa.

#03 Adote novas práticas de desconto

Além de abaixar o preço de um produto, a Black Friday para microempreendedores também pode ser uma chance de aderir a algumas novas práticas que garantem desconto e são atrativas aos clientes, como:

  • Sorteios;
  • Brindes;
  • Combos;
  • Cupons;
  • Pague 2 e leve 3.

#04 Prepara-se para atender mais clientes

Garanta um bom atendimento aos seus clientes na Black Friday, sejam eles fixos ou novos que podem surgir. Lembre-se que um bom atendimento terá resultados na reputação de seu negócio!

E se você for vender mais online, fique por dentro de algumas boas práticas de atendimento digital que nós separamos clicando aqui.

#05 Divulgue suas promoções nas redes sociais

A divulgação de suas promoções deve começar a ser feita o quanto antes, de preferência assim que você já tiver estabelecido quais itens irão entrar na sua Black Friday.

Conte para seus seguidores o que irá entrar na promoção, fale da porcentagem do desconto e dos benefícios de fazer essa compra na Black Friday.

#06 Trabalhe a queima de estoque

Muitos lojistas olham a Black Friday para liquidar produtos encalhados e se livrarem deles. Avalie o que você tem que entra neste quesito e busque os liquidar nesta data.

Mas atenção! É preciso ver também se seus clientes têm interesse nesses produtos. Talvez seja bom avaliar se também pode colocar outros produtos em promoção, para garantir variedade para os clientes.

#07 Não precisar dar desconto em todos os produtos

A Black Friday para microempreendedores não precisa ser sinônimo de liquidar TODOS os seus produtos. Para você, que é pequeno empreendedor, o ideal é escolher um produto e diminuir o valor dele, para não ter prejuízos.

Esse produto pode servir de isca para outros produtos do seu negócio que estejam com um desconto menor ou até nenhum desconto.

#08 Venda em marketplaces

Para garantir mais vendas online, cadastre-se em sites que oferecem a opção de marketplace, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas e afins.

Essa prática tem se tornado muito comum entre pequenos empreendedores, segundo dados do Magazine Luiza, por exemplo, 60% dos vendedores de sua plataforma são MEIs.

#09 Dê privilégios aos seus clientes fixos

Dar privilégios a quem já te acompanha e compra com você também pode ser uma boa ideia para a Black Friday, afinal, esse cliente conhece seu produto e serviço e sabe da qualidade do que você vende.

Ofereça a eles a opção de comprar com o desconto antes da Black Friday, dê descontos exclusivos, permita que eles usem esse desconto em outras datas, entre outras práticas.

#10 Capriche no do pós-venda

Um bom atendimento pós-venda ajuda a manter clientes, ainda mais os novos que podem surgir na Black Friday. Então atente-se a esse ponto em especial!

Entre em contato com quem fez a compra, pergunte se gostou do resultado, se ficou com alguma dúvida, se tem interesse em novos produtos e afins.  Ah, e se o feedback for bom, lembre-se de pedir autorização para postá-lo em suas redes sociais!

Dica extra: Analise os resultados da Black Friday

Assim que a Black Friday terminar, analise pontos como:

  • O que você mais vendeu;
  • Qual foi seu lucro;
  • Qual produto foi o mais procurado;
  • Como ficou seu estoque para os próximos meses.

É importante ver se os resultados foram bons e já saber o que você pode repetir no próximo ano ou ajustar.

Agora você já está preparado para a Black Friday. Aproveite o momento e boas vendas!

E lembre-se, você pode contar com nossos cursos online e gratuitos para todas as etapas do antes e depois da Black Friday. Confira todos clicando no botão:

Cursos Gratuitos para Empreendedores