Conheça +15 dicas para aumentar vendas de pequenos negócios
Atualizado em 31/03/2023

Independentemente do seu nicho de mercado e do produto ou serviço que você oferece, saber como aumentar vendas de pequenos negócios é importante.
E na prática isso é feito por meio de técnicas e métodos que ajudam no crescimento do seu negócio.
Então, se você quer aprender quais são essas técnicas e métodos e aproveitar todas as oportunidades de vendas, você está no lugar certo!
Isso porque ao longo desse artigo vamos apresentar dicas valiosas de como aumentar vendas de pequenos negócios e fazer o seu faturamento crescer.
Vamos nessa?
+15 dicas para aumentar vendas de pequenos negócios
Para aumentar vendas de pequenos negócios você precisa cuidar do relacionamento com seus clientes atuais, estar nas redes sociais estrategicamente, usar gatilhos mentais, aproveitar datas comemorativas, precificar os seus produtos e serviços da maneira certa, investir em um bom pós-venda e muito mais.
Se você ainda não faz tudo isso, não se preocupe, pois na sequência ensinaremos como colocar todas essas e outras estratégias em prática.
Confira!
Crie um bom relacionamento com seus clientes atuais
O primeiro passo de como aumentar vendas de pequenos negócios é manter um bom relacionamento com seus clientes atuais.
Isso porque qualquer técnica de venda é muito mais fácil de ser aplicada a clientes que já estão familiarizados com o seu serviço ou produto e com a qualidade do seu trabalho.
E uma boa forma de manter esse bom relacionamento com eles é ouvindo suas dores e problemas e as solucionando com o seu produto ou serviço.
Venda pacote de produtos
Criar pacotes dos seus produtos é outra forma de aumentar vendas de pequenos negócios.
Por exemplo, vamos supor que você revenda cosméticos.
Nesta suposição você pode fazer kits com vários produtos de uma só linha, como creme facial, hidratante para o corpo, creme para as mãos, creme para os pés e afins.
Na hora de oferecer esse kit para o seu público, você pode aplicar um desconto, afinal, essa será uma venda de bastante itens.
Outra opção de pacote de produtos é incluir um item a mais com uma porcentagem de desconto para quem comprar algo.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, faça uma promoção em que na compra da segunda peça ela tem 15% de desconto.
Lembre-se que os clientes sempre associam um pacote de vendas à economia, algo que faz com que eles comprem com mais facilidade.
Use as redes sociais
Saber usar as redes sociais a favor do seu negócio é uma ótima estratégia para aumentar vendas de pequenos negócios.
Nesses espaços você pode, por exemplo:
- mostrar o feedback de clientes atuais que ficaram satisfeitos com uma compra com você;
- anunciar produtos novos;
- fazer promoções;
- anunciar canais de contato ;
- criar conteúdo informativo/educativo que envolva o seu serviço ou produto.
Então, explore todas as possibilidades que você tem em mãos com o Facebook, Instagram, WhatsApp e até mesmo com o Tik Tok.
Ofereça ofertas por tempo limitado
Nós já citamos as ofertas como uma forma de aumentar vendas de pequenos negócios e aqui damos um destaque especial para elas.
Esta é uma estratégia bem típica de como aumentar as suas vendas de um determinado produto ou serviço, mas que deve ser feita com muita atenção, porque aqui o intuito é lucrar mais e não ficar no prejuízo.
Por isso, defina bem quais são os parâmetros para aplicar um desconto que seja benéfico para você também e determine uma data de início e término desta promoção, para criar uma urgência em sua clientela de fechar uma compra com o seu negócio.
Crie um programa de recompensas
Criar um programa de recompensas é uma forma de valorizar clientes regulares e estimular outros clientes a se tornarem regulares.
Na prática isso pode ser feito com algumas estratégias, como:
- disponibilizar um desconto para uma segunda compra;
- dar acesso a novos produtos antes deles serem vendidos para o público-geral;
- disponibilizar um crédito para o cliente no mês de seu aniversário;
- ter um desconto fixo de 5% ou 10% para aquelas pessoas que são clientes recorrentes.
Fique de olho na concorrência
Observar a concorrência é um jeito bem eficaz de como aumentar vendas de pequenos negócios, pois ajuda a visualizar novas possibilidades, métodos e estratégias que você também pode aplicar.
Para fazer isso, você pode acompanhar o que eles têm feito em relação às suas vendas via redes sociais, avaliando, por exemplo:
- quanto eles têm cobrado;
- quais promoções estão aplicando;
- como estão recompensando clientes fixos;
- como tem sido a entrega dos produtos e serviços;
- como o atendimento é feito e quais informações eles compartilham.
Aproxime o seu produto do seu cliente
Aproximar o seu produto ou serviço do seu cliente é extremamente importante principalmente se você trabalha com vendas online.
Para fazer isso na prática você deve:
- caprichar nas fotos publicadas;
- caprichar na descrição das fotos;
- escrever o máximo de detalhes possíveis sobre o seu produto ou serviço;
- em caso de produtos, falar sobre dimensões, material, fabricante e afins.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estratégias psicológicas que você usa para estimular e despertar o desejo de compra em seus clientes.
Um exemplo de gatilho mental é a prova social, que se trata de expor em suas redes sociais o depoimento de clientes que já consumiram os seus produtos e adoraram.
Esse tipo de conteúdo faz com que as pessoas tenham mais confiança no que você vende graças a recomendação de outras pessoas que já compraram.
Existem diversos tipos de gatilhos mentais,como escassez e urgência, ambos capazes de gerar a necessidade de compra imediata do consumidor.
https://www.youtube.com/watch?v=Yy6mFiGd9MQ
Disponibiliza vários meios de pagamentos
Disponibilizar vários métodos de pagamentos dá ao seu cliente a sensação de autonomia na hora de fechar uma compra.
Atualmente, os métodos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros são o cartão de crédito, o Pix e o boleto bancário, então, considere trabalhar com essas opções em seu pequeno negócio!
Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas são uma ótima forma de aumentar vendas de pequenos negócios, sendo as mais relevantes:
- dia dos namorados;
- Black Friday;
- dia das mães;
- Natal.
Mas quando falamos de datas comemorativas, é importante que você também considere datas que são importantes para o seu negócio.
Por exemplo, se você trabalha com a venda de doces, a Páscoa com certeza é uma ótima data para você aproveitar.
Se você vende marmita saudável, o dia 31 de Março é uma data especial para você, pois se trata do Dia da Saúde e Nutrição.
Então, dê uma pesquisada em datas que fazem sentido especialmente para o seu negócio e crie ações diferenciadas para os seus clientes.
Precifique corretamente seus produtos ou serviços
Todas as ações e estratégias para aumentar vendas de pequenos negócios que ensinamos até agora só valem a pena serem aplicadas se você estiver precificando corretamente os seus produtos ou serviços.
Isso porque, se você tiver cobrando o preço errado e ele for abaixo do que você deve receber, dificilmente você terá lucro.
Então, antes de qualquer ação, que tal aprender sobre a precificação correta?
Faça agora mesmo uma aula gratuita e completa sobre precificação via WhatsApp.
Trabalhe no pós-venda
Uma venda não acaba assim que o seu cliente tem sua mercadoria em mãos.
O pós-venda é uma forma de manter um bom relacionamento com o seu cliente e garantir futuras vendas.
Portanto, monitore a satisfação do seu cliente assim que ele finalizar uma compra e mantenha o contato com ele sobre novas ofertas e novidades do seu negócio.
Mantenha um canal de atendimento
Ter um canal de atendimento é essencial para aumentar a venda de pequenos negócios, pois será por meio deles que todos irão tirar dúvidas, enviar sugestões e até mesmo fazer reclamações, algo que é normal.
Independente do motivo do contato do seu cliente, é importante que ele consiga falar com você de maneira prática e rápida, portanto, disponibilize um canal de atendimento e deixe claro que é por lá que você irá conversar com os seus clientes sobre o que eles precisarem.
Algumas opções de canal de atendimento são:
- telefone fixo;
- DM do Instagram;
- WhatsApp;
- Telegram.
Escute seus clientes atuais
Ouvir os seus clientes atuais sobre o que funciona muito bem no seu negócio e o que poderia ser aprimorado é uma ótima forma de como aumentar vendas de pequenos negócios.
Esse feedback do seu público irá ajudar você a conhecer melhor todos os seus pontos fortes e fracos, além de mostrar a todos os seus clientes que você se importa com a opinião deles.
Venda soluções
Você já parou para pensar que quando um cliente vai atrás de um negócio é porque ele procura um produto ou serviço que irá ajudá-la a resolver um problema?
Pensando nisso, é importante que você entenda qual solução o seu produto ou serviço oferecem no mercado e trabalhe muito em cima disso.
Então, para aumentar vendas de pequenos negócios, faça esse exercício de identificar qual problema você consegue solucionar para os seus clientes e use isso como estratégia de venda.
Nunca pare de se aprimorar
Por fim, a nossa última dica de como aumentar vendas de pequenos negócios é não ficar estagnado e sempre aprimorar o seu conhecimento.
É somente através do conhecimento que você irá acompanhar a evolução do mercado e conseguirá aumentar as suas vendas e reter os seus clientes.
Conclusão
E aí, gostou dessa chuva de dicas de como aumentar vendas de pequenos negócios?
Então, que tal começar a colocar algumas dessas dicas em prática agora mesmo?
E lembre-se que para continuar em constante evolução e obtendo conhecimento em relação a estratégia de vendas, você pode e deve contar como os cursos online gratuitos do Tamo Junto e #ElaFazHistória!
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