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Você já parou para pensar em qual é a diferença entre identidade visual e identidade de marca? Apesar de muitas pessoas confundirem esses dois termos, pensar que a identidade visual faz parte da identidade de marca pode evitar a confusão.
A identidade de marca corresponde a todos os elementos que fazem parte da marca: produtos, embalagens, linguagem utilizada, entre outros. Já a identidade visual, como o próprio nome diz, é o conjunto de elementos que compõem a marca visualmente, como: logo, cores, fontes, slogan, fotos, ícones e ilustrações.
Aqui no Tamo Junto, nós temos uma videoaula com a Luísa, da Aliança Empreendedora, apresentando dicas de como definir a identidade visual do seu empreendimento, para que ele seja melhor identificado e lembrado pelos seus clientes. Dê o play e confira:
No final do artigo, você também encontra um infográfico para baixar e imprimir, que irá te ajudar a criar e registrar sua marca. Siga a leitura! 😉
Uma identidade visual marcante tem o poder de criar um fácil reconhecimento de marcas. Prova disso são nomes como Uber, Mastercard, Nike, Apple, McDonald 's e Facebook, que geralmente são reconhecidos somente por suas logos, cores e/ou fontes.
Criar uma identidade visual bem elaborada para sua marca é importante para fazer com que o público a reconheça apenas batendo o olho nos elementos gráficos, sabendo à primeira vista que se trata do seu negócio.
Mas além do apelo visual, essa estratégia também é capaz de mexer no subconsciente do público para te trazer vantagens de mercado, pois quanto maior a presença dos seus elementos visuais na vida de uma pessoa, maior a sensação de proximidade com sua marca, criando uma necessidade dos produtos e serviços que você oferece.
Assim, podemos dizer que a identidade visual tem o poder de tornar o reconhecimento de uma marca mais fácil, trazer sensação de proximidade e confiança e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro.
Agora você já sabe que sua identidade visual precisa ser forte e marcante para beneficiar seu negócio. A seguir, você confere algumas dicas valiosas para alcançar essa meta!
Definir a missão, a visão e os valores de uma empresa permite à marca se diferenciar da concorrência. Confira o que engloba cada um desses pontos:
A missão, a visão e os valores devem estar presentes não apenas no site ou redes sociais da empresa, como também no seu dia a dia.
Definir seu público irá te guiar para a construção da identidade visual mais adequada. Crie uma persona sobre seu cliente ideal. Dê a ele um nome, uma idade, um gênero, uma localização, uma profissão, escolaridade, hobbies, suas principais dores e um estilo de vida.
Aqui, quanto mais informações você obtiver sobre este cliente ideal, mais ferramentas você vai ter em mãos para criar uma identidade visual que se comunique com ele.
Agora que você já conhece bem a sua marca, chegou a hora de definir os elementos essenciais que vão tornar possível diferenciá-la visualmente em qualquer situação.
Para isso, podemos utilizar o Canva, uma ferramenta de design e edição para desktop e dispositivos móveis que permite a criação de projetos visuais, sem que seja necessário nenhuma habilidade prévia em design.
A logo é a principal representação de sua marca no imaginário de seu público. Por isso, pense em uma logo que transmita a personalidade da sua marca e a diferencie dos concorrentes de forma clara e distinta.
Como sua logo vai ser utilizado de diferentes maneiras – como, por exemplo, sobre fundos de cores variadas –, é importante criar variações.
No Canva, você pode criar sua logo e suas variações de forma profissional e sem nenhum custo:
A paleta de cores é o conjunto de tons que vão ser usados por você em tudo o que tiver relação com a identidade visual de sua marca. Do ofício enviado a um parceiro, ao design do seu site ou posts na página do Facebook.
Uma boa ferramenta gratuita para definir uma paleta de cores é o Color Palette Generator do Canva. Faça o upload de sua logo na página do gerador e, automaticamente, receba sugestões de cores para compor sua paleta.
As fontes também são identificadores visuais de uma marca e refletem sua personalidade. É fundamental que você escolha seu conjunto de fontes de maneira que elas se harmonizem entre si.
A ferramenta Font Combinations do Canva, permite que você faça essa seleção automaticamente. Insira o nome da sua fonte principal e o gerador vai oferecer a você sugestões de combinação.
Depois de estabelecer a identidade visual de sua marca, você já pode começar a criar cartões de visita, itens de papelaria, banners, criar conteúdos para suas redes sociais e muitos outros materiais usando os elementos visuais definidos por você.
Mas para que consiga seguir à risca a identidade visual que você estabeleceu, é importante documentar essas informações – através, por exemplo, de uma apresentação de slides, que pode ser compartilhada com todas as pessoas que fazem parte do seu negócio.
Agora você já tem tudo em mãos para começar a pensar em sua identidade visual e se destacar no mercado!
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