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Como planejar seu negócio

Criado em: 02/03/2017
Atualizado em: 04/03/2017
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Planejar negócio envolve organizar no papel suas ideias para então coloca-las em prática e assim atingir um objetivo, um sonho que você queira realizar.

Você já se perguntou o que quer para a sua empresa em um ano, dois anos, ou cinco anos? Se você ainda não pensou neste futuro, é melhor começar a pensar pois se não pensa no futuro, certamente não está cuidando de tudo o que é necessário no presente para que o negócio se mantenha saudável.

Isso é planejar negócio!

Se proponha a uma viagem mental para daqui dois anos e pense em como você quer o seu empreendimento para o futuro. Escreva esse sonho em vários papéis e locais e coloque por todos os lugares. Não esquecendo que esse sonho precisa ser realizável em dois anos, ou seja, algo possível a sua realidade.

#Com o sonho já escolhido, defina metas atingíveis para quatro pontos essenciais

Como estamos falando de empreendimento, existem quatro indicadores importantes para o seu negócio que vão ser impactados pelo seu sonho:

  • Faturamento: Quanto você quer que entre no seu caixa por mês?
  • Funcionários: Quantos funcionários você deseja empregar daqui dois anos?
  • Vendas: Quantos produtos/serviços você pretende vender por mês?
  • Marketing: Qual é o preço que precisa cobrar? Quais promoções realizar para atrair e reter clientes?

Lembre-se que todas essas metas devem estar conectadas. Por exemplo, se você quer faturar 20 mil reais mensalmente, é necessário saber quantos produtos/serviços precisa vender por mês, e o preço a aplicar, para assim você atingir sua meta.

O número de funcionários também precisa estar relacionado, já que são necessárias pessoas confiáveis que te apoiem na entrega do serviço do seu negócio. Se sua meta é ousada, provavelmente você não dará conta de tudo sozinho(a), por isso lembre-se: tudo está conectado.

Depois dos problemas, é o momento de pensar nos pontos que te ajudam: No que você é bom? Quais oportunidades você pode aproveitar? Uma dica para pensar em oportunidades é pensar na sua rede de relacionamentos.  Existe alguém que você conhece que pode abrir alguma porta para o seu negócio? Tem algum fornecedor estratégico que vale a pena se aproximar?

#Pôr a mão na massa!

Agora que você tem tudo mapeado, sonhos, metas, o que te atrapalha e o que te ajuda, é o momento de pensar em soluções e fazer um plano de ação.

O ideal é que para cada problema, você pense em um conjunto de soluções. Escreva essas soluções em um papel, colocando data para realização, e se existe alguém além de você que pode te ajudar a colocar isso em prática. Deve ser feito o mesmo processo para cada uma das oportunidades que você pode aproveitar.

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