Quadro de Medalhas
minhas recompensas
A Black Friday para microempreendedores é uma ótima oportunidade para vender seus produtos, dizer adeus para o que está parado no estoque, fazer novos clientes e divulgar seu negócio.
Este ano o evento acontecerá no dia 26 de novembro e nós, do Tamo Junto, te ajudamos com algumas dicas valiosas para se preparar para a data! Confira:
Pense em quais produtos mais saem do seu estoque quando o fim do ano chega. A data é próxima ao Natal, ano novo e férias, então verifique os itens que existem em seu estoque que fazem sentido para essas comemorações e invista neles para se sair bem nas vendas.
E fique atento ao seu estoque! Não coloque produtos à venda que talvez você não tenha. Nesse período é comum que saia um volume maior de pedidos. Esteja preparado!
Black Friday para microempreendedores não deve ser uma Black Fraude! Esse termo diz respeito ao que alguns vendedores fazem no período, ou seja, sobem o preço de seus produtos um pouco antes da Black Friday, para depois abaixar e fingir que estão participando das promoções.
Evite esse comportamento! Afinal, hoje em dia há organizações que fazem essa verificação e é possível que o cliente saiba que você está mentindo e abra reclamações contra seu negócio no Reclame Aqui, ou outras instituições, te acusando de propaganda enganosa.
Além de abaixar o preço de um produto, a Black Friday para microempreendedores também pode ser uma chance de aderir a algumas novas práticas que garantem desconto e são atrativas aos clientes, como:
Garanta um bom atendimento aos seus clientes na Black Friday, sejam eles fixos ou novos que podem surgir. Lembre-se que um bom atendimento terá resultados na reputação de seu negócio!
E se você for vender mais online, fique por dentro de algumas boas práticas de atendimento digital que nós separamos clicando aqui.
A divulgação de suas promoções deve começar a ser feita o quanto antes, de preferência assim que você já tiver estabelecido quais itens irão entrar na sua Black Friday.
Conte para seus seguidores o que irá entrar na promoção, fale da porcentagem do desconto e dos benefícios de fazer essa compra na Black Friday.
Muitos lojistas olham a Black Friday para liquidar produtos encalhados e se livrarem deles. Avalie o que você tem que entra neste quesito e busque os liquidar nesta data.
Mas atenção! É preciso ver também se seus clientes têm interesse nesses produtos. Talvez seja bom avaliar se também pode colocar outros produtos em promoção, para garantir variedade para os clientes.
A Black Friday para microempreendedores não precisa ser sinônimo de liquidar TODOS os seus produtos. Para você, que é pequeno empreendedor, o ideal é escolher um produto e diminuir o valor dele, para não ter prejuízos.
Esse produto pode servir de isca para outros produtos do seu negócio que estejam com um desconto menor ou até nenhum desconto.
Para garantir mais vendas online, cadastre-se em sites que oferecem a opção de marketplace, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas e afins.
Essa prática tem se tornado muito comum entre pequenos empreendedores, segundo dados do Magazine Luiza, por exemplo, 60% dos vendedores de sua plataforma são MEIs.
Dar privilégios a quem já te acompanha e compra com você também pode ser uma boa ideia para a Black Friday, afinal, esse cliente conhece seu produto e serviço e sabe da qualidade do que você vende.
Ofereça a eles a opção de comprar com o desconto antes da Black Friday, dê descontos exclusivos, permita que eles usem esse desconto em outras datas, entre outras práticas.
Um bom atendimento pós-venda ajuda a manter clientes, ainda mais os novos que podem surgir na Black Friday. Então atente-se a esse ponto em especial!
Entre em contato com quem fez a compra, pergunte se gostou do resultado, se ficou com alguma dúvida, se tem interesse em novos produtos e afins. Ah, e se o feedback for bom, lembre-se de pedir autorização para postá-lo em suas redes sociais!
Assim que a Black Friday terminar, analise pontos como:
É importante ver se os resultados foram bons e já saber o que você pode repetir no próximo ano ou ajustar.
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Agora você já está preparado para a Black Friday. Aproveite o momento e boas vendas!
E lembre-se, você pode contar com nossos cursos online e gratuitos para todas as etapas do antes e depois da Black Friday. Confira todos clicando no botão:
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