Quadro de Medalhas
minhas recompensas
Ser mãe é embarcar numa jornada de amor, dedicação e superação. Às vezes, você sente que não é capaz, mas sabe que precisa encontrar uma forma de ser e fazer tudo acontecer — ser capaz de fazer um choro parar, de passar madrugadas acordada e ainda sim despertar pela manhã, de equilibrar um corpo tão pequeno enquanto tenta dar seus primeiros passos.
Ainda nesta jornada, é preciso desenvolver paciência e aprender a viver um dia de cada vez, mas sem tirar os olhos do futuro, afinal, enquanto nutrem no presente, ao mesmo tempo as mães guiam seus filhos para um amanhã que precisa ser tão bom quanto o agora.
Assim, a cada desafio enfrentado, as mães se sentem mais fortes e preparadas para o próximo passo, mesmo sem saber o que exatamente as esperam.
E empreender segue quase praticamente o ciclo.
A maternidade e o empreendedorismo ensinam às mulheres terem resiliência necessária para persistir, se reinventar e seguir.
E hoje, ilustramos esse cenário contando a você a história de três mães que desbravam o mundo dos negócios enquanto criam suas famílias!
Gessica, mãe empreendedora de Coronel Xavier Chaves (MG), iniciou seu negócio de pães e bolos artesanais há sete meses, deixando para trás seu trabalho em uma empresa de laticínio.
Motivada por sua paixão pela preparação de alimentos e pelo apoio de sua psicóloga (a primeira a comprar seus produtos) Gessica conseguiu conciliar seu novo trabalho em casa com o cuidado de seus gêmeos, Letícia e Lucas, de 9 anos.
“Antes, ao mesmo tempo eu sentia a necessidade de trabalhar fora, ficar longe deles me fazia ficar mal. Como se eu não tivesse presente o suficiente na vida deles.”
Agora, trabalhando de casa e com seu negócio próprio, ela consegue equilibrar maternidade e empreendedorismo, o que a impulsiona como empreendedora.
Salomé, uma mãe empreendedora e cabeleireira de longa data, abriu seu próprio salão com sua cunhada há um ano e sete meses, porque precisava conciliar a maternidade com trabalho.
Com uma filha para cuidar, ela organiza sua rotina para dar conta de tudo, desde preparar o café da manhã até atender os clientes no salão, enquanto sua filha fica com ela à tarde no trabalho.
“Ser mãe empreendedora é um desafio. Às vezes dá vontade de jogar tudo pro alto, mas lembro o porquê escolhi empreender e esse pensamento passa.”
Seu conselho para outras mães empreendedoras é persistirem e gerenciarem o tempo com organização e flexibilidade!
No ramo da alimentação, Mary encontrou uma forma de se reinventar e também de sustentar seus filhos. E tudo começou com a produção de bolos, cuscuz e tapioca na praça da sua cidade e depois com uma barraca em sua casa, para ficar mais perto de sua bebê de 8 meses, a Pietŕa.
Mãe de três filhos, Mary sempre trabalhou por conta própria e por isso sabe a importância de administrar o tempo: "Vivo um dia de cada vez, embora não seja fácil conciliar maternidade e trabalho."
E para outras mães empreendedoras, Mary aconselha: "Aceite que somos humanas, nem sempre as coisas sairão perfeitas, mas tenha paciência, mantenha o equilíbrio mental para dar conta de tudo."
A todas as mães empreendedoras, nosso mais profundo respeito e admiração.
Clique aqui e participe já do nosso grupo que reúne mães empreendedoras de todo Brasil.
Curitiba - Matriz
Alameda Júlia Costa, 362
Casa 2 - Mercês - Curitiba - PR
CEP: 80410-070
São Paulo - Filial
Rua Capitão Cavalcanti, 38
Vila Mariana, São Paulo/SP
CEP: 04017-000