Aprenda a fazer uma análise de concorrência e destacar seu negócio

A análise de concorrência nada mais é do que observar negócios que são do mesmo nicho de mercado que você.
Portanto, você observa diversos pontos de como esses negócios se comportam e, com base nessa análise, aprimora as suas próprias estratégias, ações de marketing, formas de atender clientes e até mesmo os seus produtos e serviços.
E aí, bora aprender a fazer uma análise de concorrência? Vem com a gente!
O que é análise de concorrência?
A análise de concorrência é o ato de observar e monitorar concorrentes do mesmo nicho de mercado do seu negócio.
Ou seja, você fica de olho em negócios que vendem os mesmos produtos e serviços que o seu, analisando preços, experiências dadas aos clientes, estratégias de marketing e muito mais.
Com essa análise feita, você consegue implementar novidades ao seu negócio, aperfeiçoar vendas, ter uma visão mais ampla de oportunidades de mercado e muito mais.
Qual a importância da análise de concorrência para pequenos negócios?
Para pequenos negócios a análise de concorrência é importante porque permite que você veja como o seu empreendimento está posicionado no mercado, comparado a outras empresas do mesmo nicho.
Com isso, você pode ver o que diferencia o seu negócio dos outros e pode encontrar maneiras de se destacar ainda mais e oferecer melhores experiências aos seus clientes.
Além do mais, fazer uma análise de concorrência também ajuda na criação de estratégias para aumentar vendas, logo, impulsionar o seu faturamento.
Mas aqui vai uma dica valiosa do time da AE: não baseie as estratégias e iniciativas do seu negócio apenas levando em conta o que os seus concorrentes estão fazendo, ok?
O que é preciso para analisar a concorrência?
Para fazer uma análise de concorrência, é preciso definir quem são seus concorrentes e coletar dados sobre eles.
Abaixo, explicamos melhor esses dois pontos. Confira.
1. Defina os seus concorrentes
Identifique quais negócios são concorrentes do seu mercado, ou seja, empreendimentos que também vendem os mesmos produtos e serviços que você e que tem o mesmo público que o seu.
2. Colete dados
Assim que você encontrar os seus concorrentes, é hora de fazer uma lista com todos os dados e informações que você deve analisar.
Alguns dados mais comuns de serem monitorados são:
- principais produtos e serviços vendidos;
- valores e descontos que são dados;
- estratégias de marketing que são usadas;
- diferenciais do mercado;
- informações sobre o faturamento.
Para conseguir essas informações, você pode:
- visitar os espaços físicos dos concorrentes;
- navegar pelas redes sociais deles, como Facebook, Instagram, TikTok e afins;
- visitar páginas de e-commerce, caso eles tenham.
Quais dados são relevantes em uma análise de concorrência?
Os dados mais relevantes ao analisar o concorrente são sobre o seu produto, preço, público-alvo, ações de marketing e seus pontos fracos e fortes.
Abaixo, explicamos melhor como analisar cada um deles. Acompanhe.
1. Produto
Como falamos acima, os seus concorrentes são aqueles negócios que vendem os mesmos produtos e serviços que você e tem o mesmo público que o seu.
Portanto, observar como eles oferecem e vendem esses produtos é um dado extremamente relevante para a sua análise de concorrência.
2. Preço
Levantar os preços cobrados por outros negócios do mesmo nicho que o seu também é importante para entender os valores do mercado.
Para isso, tenha em mente que você deve analisar somente negócios do mesmo porte que o seu, pois os preços precisam estar alinhados com o tamanho da empresa, número de funcionários, matéria-prima que é usada, entre outros pontos.
E lembre-se, por mais que o seu concorrente cobre mais barato ou mais caro, é preciso que você determine o seu preço de acordo com os seus gastos para fazer os seus produtos.
No vídeo abaixo nós trazemos algumas dicas para você fazer a sua precificação da forma correta!
3. Público-alvo
Entender o seu público-alvo e do seu concorrente é essencial para fazer uma análise correta.
Isso porque vocês podem até vender produtos parecidos, mas às vezes o público de vocês não é o mesmo.
Por exemplo, vamos supor que a sua empresa venda pijamas para crianças, enquanto o seu concorrente fabrica pijamas apenas para adultos.
Vocês têm o mesmo produto, mas o público-alvo é diferente, portanto, vocês não são concorrentes diretos.
4. Marketing
As estratégias de marketing do seu concorrente são pontos interessantes de avaliar ao fazer uma análise.
Aqui, você deve observar tanto como eles se portam online, ou seja, em redes sociais, como offline, ou seja, como eles se divulgam além das redes sociais, como com cartazes, panfletos, outdoors, carros de mensagem e afins.
Portanto, avalie tudo o que eles fazem para chamar clientes.
5. Pontos fortes e fracos
Observar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes é fundamental para que você consiga elaborar estratégias eficazes.
Por exemplo, ao ver quais são as fraquezas de outros negócios do seu nicho, você pode encontrar maneiras do seu negócio suprir elas e ter uma vantagem competitiva.
Ferramentas que ajudam na análise de concorrentes
Agora que você já sabe o que é preciso para fazer uma análise de concorrência e quais dados são realmente relevantes para esse processo, é hora de conhecer algumas ferramentas que ajudam a colocar isso em prática. Veja abaixo.
Alertas do Google
A ferramenta de Alertas do Google permite que você crie alertas sobre os seus concorrentes e receba informações sobre eles diretamente na sua caixa de entrada do e-mail.
Clippings de notícias
O Clippings de Notícias são todas as aparições do seu concorrente na mídia tradicional, ou seja, rádio, jornal impresso e até TV.
Reclame Aqui
O Reclame Aqui é um site em que clientes falam sobre problemas que tiveram com um negócio.
Nele, você pode buscar pelo nome do seu concorrente e ver se existe alguma reclamação, que pode ser considerada uma fraqueza do negócio, por exemplo.
Ferramentas de análise de redes sociais: Social Mention
Aqui, nós reforçamos a importância de avaliar as redes sociais dos seus concorrentes para fazer uma boa análise.
E algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo, como a Social Mention, que busca as principais menções que as pessoas fazem de um negócio nas redes sociais.
Ubersuggest
Com o Ubersuggest você pode ficar por dentro de todo o tráfego mensal de páginas e palavras-chaves dos concorrentes.
Opinion Box
A Opinion Box é uma ferramenta que ajuda você a ficar inserido nas boas estratégias de marketing do seu mercado e ficar antenado sobre os preços que concorrentes do seu nicho estão cobrando.
Além do mais, ela também ajuda você a medir a satisfação dos clientes com algumas marcas, auxiliando na descoberta de o que eles têm feito de certo ou errado.
SEMrush
Por meio de palavras-chaves, o SEMrush apresenta as menções de uma marca e mostra quais tipos de termos mais geram tráfego para o site de um concorrente.
Com ela, você consegue avaliar quais palavras-chaves os concorrentes estão usando para atrair mais clientes.
Google Trends
Com o Google Trends você consegue acompanhar as buscas de palavras-chave por localidade e tipo de busca.
Deste modo, é possível saber como os concorrentes vendem pela internet e verificar preços e diferenciais de seus produtos.
O que fazer com os dados da análise de concorrência?
Os dados de análise de concorrência devem ser usados para você avaliar o que cada negócio tem feito de diferente e até mesmo de igual dentro de seu mercado.
E mais do que isso, eles também possibilitam que você busque novas soluções para o seu negócio, partindo de uma visão estratégica dos pontos fortes e fracos de seus concorrentes que você encontrou.
Assim, você pode aumentar o sucesso da sua empresa, o potencial dela, seus lucros, sua cartela de cliente e até mesmo aperfeiçoar os seus produtos e serviços com base nas informações que conseguiu com a análise.
Conclusão
Com esse artigo o nosso foco era apresentar a você o que é a análise de concorrência.
Como você viu, ela nada mais é do que o ato de observar e monitorar concorrentes do mesmo nicho de mercado do seu negócio para implementar novidades ao seu empreendimento, aperfeiçoar vendas, ter uma visão mais ampla de oportunidades de mercado e afins.
Para pequenos negócios, essa prática é ótima para que vejam como os seus empreendimentos estão posicionados no mercado, fazendo comparações saudáveis com outras empresas do mesmo nicho.
E aí, bora pegar as dicas que demos aqui e começar agora mesmo a planejar uma análise de concorrência?
Deixe seu comentário: